A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2014

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2014"— Transcrição da apresentação:

1 CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2014
SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

2 PORTARIA Nº 105, DE 13 DE MARÇO DE 2014
Educacenso 2014 Coleta 28 de maio a 15 de agosto Verificações internas Inep 18 de agosto a 27 de agosto Publicação do Censo Escolar Preliminar até 01 de setembro Período Retificação (30 dias - Decreto do Fundeb) 01 de setembro a 01 de outubro Verificações dos dados pelas coordenações estaduais 02 a 13 de outubro Período de confirmação ou desconsideração de matrículas Módulo 14 a 23 de outubro Verificações de consistências internas Inep 24 de outubro a 28 de novembro Envio dos dados para o DOU 23 de dezembro Publicação do Censo Escolar Final até 31 de dezembro SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

3 PORTARIA Nº 105, DE 13 DE MARÇO DE 2014
Situação do Aluno 2014 Coleta 2 de fevereiro a 20 de março de 2015 Envio dos ofícios aos gestores municipais 25 a 27 de março Divulgação Preliminar no sistema Educacenso página do Inep 30 de março Período de Retificação 30 de março a 15 de abril Verificações Internas no Inep 16 a 29 de abril Divulgação Final no sistema Educacenso na página do Inep 30 de abril SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

4 Cadastro de Escola Nova
Importante! Todas as escolas devem preencher o Censo Escolar, inclusive as não regulamentadas/autorizadas. O cadastro de Escola Nova está habilitado para cadastro durante todo o ano, em 2014, eles serão realizados apenas pela equipe do Inep no período que antecede a coleta. A partir do início da coleta nós da coordenação cadastraremos as escolas novas no Sistema Educacenso. Encaminharemos o formulário/ planilha de cadastro de escola nova para ser preenchido. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

5 Cadastro de Escola Nova
Apenas a coordenação estadual do Censo Escolar e o Inep tem autonomia para realizar alteração dos campos: Município, Órgão Regional, Localização/ Zona da escola e Dependência Administrativa. As alterações dessas informações devem ser realizadas com base em documentação comprobatória. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

6 Cadastro de Escola Nova
As escolas novas conveniadas com o poder público deverão comprovar a existência do convênio com o Estado e/ou com o Munícipio, encaminhando junto com o formulário de cadastro de escola nova a cópia do Termo de Convênio assinado. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

7 Usuários do Sistema Educacenso
Essa coordenação enviará aos NRE o relatório “E25. Relação de usuários por escola, município, órgão regional e estado “ . Esse relatório deverá ser enviado pela equipe dos NRE a todas as Secretarias Municipais e escolas privadas de sua Jurisdição, para conferência, atualização e/ou exclusões de usuários que não são mais responsáveis pelas informações da escola no Sistema Educacenso. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

8 Usuários do Sistema Educacenso
O NRE deverá conferir os usuários das escolas estaduais de sua Jurisdição, bem como os usuários técnicos Regionais vinculados e realizar as atualizações/exclusões no Educacenso dos funcionários que não atuam mais no Censo. Importante: Verificar se os atuais responsáveis pelas informações do Censo nas secretarias municipais e escolas estão cadastrados e vinculados no Educacenso em seus respectivos tipos e perfis. Verificar se o diretor que já saiu da escola foi excluído do sistema Educacenso, lembrando que ele também é usuário no sistema. Não adianta somente atualizar o gestor, deve-se excluí-lo do acesso ao Educacenso. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

9 Acesso: http://educacenso.inep.gov.br
Acessando o Sistema Acesso: SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014 Informe o CPF do usuário cadastrado. Os usuários que já possuem senha de anos anteriores devem utilizá-la em 2014. Caso tenha esquecido sua senha, é necessário solicitar nova senha .

10 Informe o CPF, solicite nova senha.
Solicitar nova Senha SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014 Informe o CPF, solicite nova senha.

11 Solicitar nova Senha SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA TIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014 Preencha o CPF e o registrado no cadastro de usuário. Neste receberá a senha temporária..

12 Cadastrando a senha SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014 O sistema habilita os campos para alteração de senha temporária. Crie uma nova senha utilizando os critérios do sistema e lembre-se de memorizá-la

13 Campos no Educacenso As escolas que preenchem as informações diretamente no sistema Educacenso devem conferir seus dados , atualizá-los se necessário, remanejar suas turmas , alunos e docentes, e/ou incluir novos alunos e docentes, tendo sempre como base , a data de referência do Censo - 28 de maio de SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

14 Campos no Educacenso Atenção! É muito importante atualizar todos os dados ( escola , aluno , profissional escolar. É fundamental garantir a fidedignidade destes dados, uma vez que esta informação é imprescindível para a formulação de políticas públicas, e atende ao controle de qualidade ( Portaria nº 235 de 04 de agosto de 2011), onde também define as atribuições dos responsáveis pela declaração das informações. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

15 Campos no Educacenso Essa coordenação disponibilizou aos NRE um arquivo com slides sobre orientações explícitas do preenchimento dos campos no Educacenso. Para maiores informações sobre o preenchimento dos dados, conceitos dos campos e outras informações dessa etapa do Censo, as escolas podem acessar o link abaixo que contem um tutorial : SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

16 Número de Alunos por Turma
Relatórios de Perfis - Online Perfil escola Número de Alunos por Turma Número de profissional escolar em sala de aula por turma Relação de Alunos com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento ou Altas Habilidades/Superdotação por Turma Relação de alunos da Educação Profissional sem a informação de CPF Relação de Alunos em ordem alfabética Relação de Alunos por Turma Relação de alunos que residem em estado diferente do estado da escola Relação de Alunos que Utilizam Transporte Escolar por Turma SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

17 Relação de Auxiliar/Assistente educacional por Turma
Relatórios de Perfis - Online Relação de Auxiliar/Assistente educacional por Turma Relação de docente sem formação superior Relação de Docentes por Turma Relação de Profissionais/Monitores de Atividade Complementar por Turma Relação de profissional escolar em sala de aula com deficiência por turma Relação de Tradutores Intérpretes de Libras por turma Relação de turmas da escola Relação de turmas/disciplinas confirmadas sem vínculo de docente SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

18 Relação de Alunos por Escola. Relação de Docentes por Escola.
Relatórios de Perfis - Online Perfis: Inep, Setec, Estado, Regional e Município. Número de Escolas, Alunos e Profissionais escolares em sala de aula por Modalidade e Etapa. Número de Escolas. Relação de Alunos por Escola. Relação de Docentes por Escola. Relação de Escolas. Relação de Escolas de Educação Indígena. Relação de Escolas em Área Remanescente de Quilombos. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

19 Relatórios de Perfis - Online
Relação de Escolas por modalidade e etapa Número de Alunos que utilizam Transporte Escolar Público por Escola. Número de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/ superdotação por escola. Relação de Escolas em Terra Indígena. Relação de Escolas em Área de Assentamento. Relação de Escolas Privadas Filantrópicas, Comunitárias e Confessionais. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

20 Relatórios de Perfis - Online
Número de profissionais escolares em sala de aula com deficiência. Relação de profissionais escolares por escolaridade. Relação de escolas com turmas do Programa Mais Educação/ Ensino Médio Inovador. Relação de escolas com turmas/disciplinas confirmadas sem vínculo de docente. Relação de escolas localizadas em unidade de uso sustentável. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

21 Relatórios de Perfis - Online
Relação de escolas que possuem Sala de Recursos Multifuncionais e não oferecem o Atendimento Educacional Especializado - AEE (vice-versa). Relação de alunos com deficiência sem a informação de recursos necessários para a participação do aluno em avaliações do Inep (Prova Brasil, Saeb, outros) Relação de Escolas com acesso bloqueado. (Apenas para os perfis Inep e estado) SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

22 Relatórios Gestores (disponíveis na Preliminar)
• Matrícula Inicial - Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos • Matrícula Inicial – educação Especial ( Alunos de Escolas Especiais, Classes Especiais e Incluídos) • Matrículas de Atividade Complementar e Atendimento Educacional Especializado - AEE • Transporte Escolar • Relação de Gestores Escolares responsáveis pelas informações declaradas ao Censo Escolar • Relação das escolas faltantes no Censo Escolar 2013 • Número de Matrículas de Educação Profissional

23 Relatórios Gerenciais
Objetivo: Agilizar as correções e verificações das possíveis inconsistências que não podem ser implementadas diretamente no Sistema Educacenso. É importante corrigir, porque os dados declarados ao Censo Escolar serão consistentes e com isso Inep, estados e municípios estarão resguardados perante os órgãos de controle: CGU e TCU. Além disso, essas correções garantem a qualidade dos dados declarados. Alguns relatórios estarão disponíveis no sistema Educacenso ; outros, quando houver a necessidade de verificação e justificativa, serão enviados ao NRE , pela coordenação estadual. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

24 Relatórios Gerenciais Importâncias das justificativas
• As justificativas são de grande importância para os municípios, estados e Inep; • Essas justificativas resguardam os responsáveis pelo Censo, perante os órgãos de controle, além disso, mostram que os Coordenadores estão cumprindo o seu papel no acompanhamento o Censo; • Nos anos de 2011, 2012 e 1013 a CGU auditou o Censo Escolar; • Nessas auditorias, os auditores analisaram as justificavas enviadas pelos estados ao Inep. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

25 Relatórios Gerenciais
Importante: Após o encerramento da coleta do Censo 2014 e verificações finais, os técnicos do Inep, responsáveis pelo acompanhamento dos estados, enviarão os relatórios que devem ser justificados para a Coordenação Estadual e Municipal do Censo para que sejam justificados, e que por sua vez , serão encaminhados aos NRE. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

26 ORIENTAÇÕES E CONCEITOS Cadastro de Escola
Água consumida pelos alunos Tipo de água fornecida pela escola para o consumo dos alunos. Pode ser: Filtrada A água consumida pelos alunos na escola passa por um processo de filtração para melhorar a qualidade da água, com filtros que geralmente possuem velas porosas para a retenção de impurezas. Exemplos de filtros: filtro de barro, de louça, de plástico. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

27 Cacimba/cisterna/poço Cacimba: poço de água potável.
Cadastro de Escola Abastecimento de água Cacimba/cisterna/poço Cacimba: poço de água potável. Cisterna: reservatório para receber e conservar as águas pluviais, ou reservatório ligado à rede de distribuição para fornecer água para um edifício. Poço: abertura profunda cavada no solo, geralmente com parede de alvenaria, do qual é possível retirar água para uso caseiro ou industrial. Importante! No caso de fornecimento por meio de carro pipa, o abastecimento de água deve ser informado como inexistente. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

28 Cadastro de Escola Quantidade de Equipamentos
Importante! Os computadores portáteis não devem ser informados (notebooks, tablets, netbooks, etc.). Quantidade de computadores para uso dos alunos Importante! As escolas que receberam computadores distribuídos pelo Proinfo / MEC devem informar o número de computadores de acordo com o número de terminais disponíveis (conjunto: teclado, monitor e mouse).( mesmo se estiverem encaixotados) SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

29 Total de funcionários da escola
Cadastro de Escola Total de funcionários da escola Os funcionários que se encontram de licença por um período de até 30 (trinta) dias serão informados no total de funcionários da escola. Obs: O Inep não tem embasamento legal para justificar o período de 30 dias, dessa forma pondera-se que seja avaliado a informação dos funcionários que estavam vinculados a escola e realizando atividades na data de referência do Censo Escolar. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

30 Escola abre aos finais de semana para a comunidade*
Cadastro de Escola Escola abre aos finais de semana para a comunidade* Neste campo, a escola deve informar se participa de programas, projetos e/ou iniciativas que incentivam a abertura, para a comunidade escolar e a população do entorno, do espaço escolar aos sábados e/ou domingos, com atividades educativas, culturais, recreativas, religiosas, esportivas e/ou de formação inicial para o trabalho, com o objetivo de favorecer novas práticas de aprendizagem e proporcionar oportunidades de promoção e exercício da cidadania, de acordo com as demandas e necessidades locais, como por exemplo o Programa Escola Aberta. ( DEVE ESTAR NO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

31 Cadastro de Escola Recebe escolarização em outro espaço (diferente da escola) Em hospital Informe se o aluno recebe atendimento escolar em hospital. Esse atendimento tem como finalidade garantir o cesso ao currículo pelos alunos que, de forma temporária ou permanente, estejam impossibilitados de frequentar a escola, devido à internação. Em domicílio Informe se o aluno recebe atendimento escolar em casa. Esse atendimento tem como finalidade garantir o acesso ao currículo pelos alunos que, de forma temporária ou permanente, estejam impossibilitados de frequentar a escola. Não recebe O aluno não recebe atendimento escolar diferenciado em outro espaço fora da escola. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

32 Cadastro de Profissional Escolar
Atenção! É muito importante atualizar os dados do profissional escolar em sala de aula. É fundamental garantir a fidedignidade destes dados, uma vez que esta informação é imprescindível para a formulação de políticas públicas, como aquelas voltadas para a formação destes profissionais. SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

33 Perguntas e Respostas SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014

34 SEED/SUDE/DIPLAN/CIE – CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DO CENSO ESCOLAR MAIO 2014


Carregar ppt "CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2014"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google