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Diagnóstico sócio-ambiental dos NEAs Formação de coordenadores e multiplicadores sócio-ambientais da Agenda 21 de Pelotas Prof. Sergio Roberto Martins.

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1 Diagnóstico sócio-ambiental dos NEAs Formação de coordenadores e multiplicadores sócio-ambientais da Agenda 21 de Pelotas Prof. Sergio Roberto Martins (martinss@brturbo.com)

2 Meio-ambiente nos bairros

3 %

4 Análise preliminar: meio-ambiente Metade das pessoas percebe o meio ambiente em que vive de forma negativa; As percepções mais negativa são dos moradores do Dunas, Bom Jesus e Gotuzzo; As percepções mais positivas (2/3 das pessoas) são da Tablada, Areal fundos, Laranjal e Colônia;

5 Atividade sócio-cultural nos bairros

6 %

7 Análise preliminar: sócio-cultural A maioria das pessoas não percebem atividade sócio-cultural onde vivem; A maior percepção (2/3 dos moradores) foi dos moradores do Balneário dos Prazeres e Areal Fundos; A pior percepção no espaço urbano foi na Gotuzzo, Hilda, Dunas, Bom Jesus, Vasco Prado; A percepção mais contraditório foi a da Colônia (½ positiva e ½ negativa);

8 Atividade econômica nos bairros

9 %

10 Análise preliminar: economia A maioria das pessoas tem percepção negativa do local onde vivem; A percepção mais positiva foi dos moradores da Colônia; A percepção mais negativa foi dos moradores do Gotuzzo, Hilda, Getúlio Vargas, Bom Jesus e Dunas;

11 Ações governamentais nos bairros

12 %

13 Análise preliminar: ações governamentais (políticas institucionais) A maioria das pessoas tem percepção negativa sobre políticas institucionais no local onde vivem; especialmente na Gotuzzo, Hilda, Dunas e Colônia; A percepção média mais negativa é a dos moradores da Colônia; Os moradores de alguns locais tem uma percepção bastante positivas das políticas institucionais: Guabiroba, S.Dumont, Areal Fundos;

14 Conclusões preliminares As realidades dos bairros são complexas (várias dimensões: econômicas, sociais, ambientais, culturais); Os bairros apresentam grandes diferenças entre seus diversos núcleos comunitários; As soluções para superar problemas devem ser locais (de acordo com necessidades dos núcleos comunitários).


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