A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E FORMAÇÃO DE PESSOAS COMPETENTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E FORMAÇÃO DE PESSOAS COMPETENTES"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E FORMAÇÃO DE PESSOAS COMPETENTES
EDUCAÇÃO CENTRADA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E FORMAÇÃO DE PESSOAS COMPETENTES

2 REFERENCIAL 1 MUDOU O PARADIGMA DA CIÊNCIA E DO CONTEXTO MUNDO-VIDA

3 CIÊNCIA NOVO-PARADIGMÁTICA EMERGENTE
CIÊNCIA TRADICIONAL relações causais lineares Simplicidade contextualização, relações causais, busca dos porquês Complexidade Instabilidade Estabilidade indeterminação-imprevisibilidade incontrolabilidade determinação-previsibilidade controlabilidade Objetividade Intersubjetividade representação única da realidade, verdades acabadas, uni-verso. compreensão múltipla do universo, de acordo com a individualidade (história, cultura) de cada sujeito (Vasconcellos)

4 REFERENCIAL 2 A ESTRUTURAÇÃO DO PLANEJAMENTO SEGUNDO A LDB

5 Projeto Político- Pedagógico Organização Formal do Currículo
PROJETO ESCOLA O Referencial Projeto Político- Pedagógico Organização Formal do Currículo Plano de Estudo Da Teoria à Prática Plano de Trabalho

6 EDUCAR PARA AS COMPETÊNCIAS: UM PARADIGMA EMERGENTE
REFERENCIAL 3 EDUCAR PARA AS COMPETÊNCIAS: UM PARADIGMA EMERGENTE

7 “SÃO MÚLTIPLOS OS SIGNIFICADOS DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIA.
EU A DEFINIREI AQUI COMO SENDO UMA CAPACIDADE DE AGIR EFICAZMENTE” (Perrenoud, 07)

8 COMPETENTE É A PESSOA QUE SABE RESOLVER PROBLEMAS FORA DA ROTINA.
“COMPETÊNCIA É A CAPACIDADE DE CONTINUAMENTE IMPROVISAR E INVENTAR ALGO NOVO.” (Chomsky, in Perrenoud, 20) PORTANTO: COMPETENTE É A PESSOA QUE SABE RESOLVER PROBLEMAS FORA DA ROTINA.

9 COMO ALGUÉM QUE NA ESCOLA APENAS APRENDEU A DECORAR E REPETIR
“COMPETÊNCIA É A CAPACIDADE DO SUJEITO MOBILIZAR RECURSOS(COGNITIVOS) VISANDO ABORDAR UMA SITUAÇÃO COMPLEXA.” (Moretto, 19) COMO ALGUÉM QUE NA ESCOLA APENAS APRENDEU A DECORAR E REPETIR CONSEGUIRÁ COMPARAR, REFLETIR, ANALISAR, ..., RESOLVER SITUAÇÕES COMPLEXAS NA VIDA?

10 COMPETENTE - CAPAZ DE: RESOLVER PROBLEMAS, CRITICAR;
ARGUMENTAR COM FUNDAMENTO; CONVIVER COM ÉTICA; INVESTIGAR, PESQUISAR; EMPREENDER; AGIR NA INCERTEZA... 10

11 POSSÍVEL PARA COMPETÊNCIA “SER EFICAZ NA BUSCA DE
EM SÍNTESE, UM CONCEITO POSSÍVEL PARA COMPETÊNCIA “SER EFICAZ NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS FORA DA ROTINA, AGINDO COM VALORES ÉTICOS E MORAIS, EM UM CLIMA DE BOA CONVIVÊNCIA”.

12 AS HABILIDADES COMO FOCO
REFERENCIAL 4 AS HABILIDADES COMO FOCO

13 “Associamos o termo habilidade ao
“saber fazer” algo específico. Isso significa Que ele estará sempre associado a uma ação, física e mental, indicadora de uma capacidade adquirida” (Vasco Moretto)

14 “As habilidades estão relacionadas aos
exercícios mentais superiores tais como identificar, comparar, refletir, argumentar, analisar, compreender, aplicar, reconstruir, solucionar, ...) (Vasco Moretto)

15 REFERENCIAL 5 OS CONTEÚDOS COMO MEIO

16 Os conhecimentos produzidos pela humanidade, ressignificados e
problematizados, são o meio, para desenvolver as habilidades, e nos aproximar das competências (perfil de aluno) almejadas

17 CONTEÚDOS: POSSÍVEIS CONCEITOS
17

18 CONTEÚDO todos os fatos, temas, situações, problemas, conceitos, princípios, leis, fórmulas, valores, conhecimentos, ..., produzidos pelo ser humano ou pelo ambiente (natureza).

19 CONTEÚDO ESCOLAR todos os fatos, temas, situações, problemas, conceitos, princípios, leis, fórmulas,valores, conhecimentos, ..., produzidos pelo ser humano ou pelo ambiente (natureza), abordados durante o processo pedagógico.

20 Conteúdo do senso comum (momento presente):
são conteúdos incorporados nos hábitos das pessoas. No caso da escola, são os conteúdos trazidos pelos alunos.

21 CONTEÚDO DO SENSO TEÓRICO
Conjunto organizado e coerente de princípios capazes de explicar fenômenos complexos.

22 TRIPÉ PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS

23 SENSO COMUM DO PRESENTE
CONTEÚDO TRIPÉ DA COMPREENSÃO (Adelar Hengemühle) SENSO TEÓRICO SENSO COMUM DO PASSADO SENSO COMUM DO PRESENTE

24 SIGNIFICAR OS CONTEÚDOS
24

25 CONTEÚDO DO SENSO TEÓRICO
SIGNIFICAR O CONTEÚDO CONTEXTO SIGNIFICAR O CONTEÚDO DO SENSO TEÓRICO HOJE SITUAÇÕES PROBLEMAS História do Conteúdo Transformações VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento Sistêmico: O novo paradigma da ciência. Campinas, SP: Papirus, 2002. GASPARIAN, Maria Cecília Castro. Psicopedagogia Institucional Sistêmica. SP: Lemos, 1997. MATURANA, Humberto. A árvore do conhecimento. Campinas, SP: Psy II, 1995. CONTEXTO ORIGEM DO CONTEÚDO (SENSO COMUM DO PASSADO E SENSO TEÓRICO) SITUAÇÕES PROBLEMAS 25

26 PROBLEMATIZAR OS CONTEÚDOS

27 PARA PROVOCAR O DESEJO E MOTIVAÇÃO NO ALUNO, PRECISA HAVER UM FATO INSTIGANTE, PROVOCANTE, UM ENIGMA, UM PROBLEMA. A GRANDE MAIORIA DOS PROFESSORES DESCONHECE A FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS PEDAGÓGICOS ADERENTES AOS CONTEÚDOS

28 ALGUNS REFERENCIAIS DE PROBLEMAS
28

29 Necessidades do Homem Problemas Atuais
Beber água limpa Poluição das águas Respirar, equilíbrio ambiental (chuvas...) Desmatamento, poluição do ar, catástrofes ambientais (ciclones...) Conviver em harmonia, afeto ... Guerras, egoísmos, individualismos, exclusões , violência (mortes, agressões ...)... Alimentar-se, moradia, agasalhar-se... Fome, moradores de rua, pessoas passando frio... Fazer uma viagem de férias, a negócios ... Acidentes, carro estragado, curva mal feita no asfalto... Saúde do corpo, mente... Doenças do corpo (câncer, gripe, coração...) e mente (depressão, ...) Ética, valores morais, honestidade.. Desvios, roubos, desrespeito, mentiras, dinheiro a qualquer preço... 29

30 Necessidades do Homem Problemas Atuais
Saber por que as coisas são como são, ver sentido no que faz Aulas baseadas na decoreba de informações teóricas distantes do aluno e insignificantes Ter metas a serem atingidas, planejamento para atingi-las As pessoas e as instituições andam a esmo, perdem tempo, perdem a motivação, falências, falta planejamento ... Ter equilíbrio entre o que ganha e o que gasta Desequilíbrio financeiro, dívidas, cheque especial, ... Comunicar-se, entre outros, por escrito, criando para tanto símbolos e estruturas linguísticas Desconhecimento da estrutura linguística, causando, com isso, problemas na comunicação, como, oração subordinada sem oração principal, pontuação, ... Ligação com um Ser Superior (Deus, Alá, Javé...) Falta de crença, fé, valores... Utilizar as riquezas naturais Uso indiscriminado dos recursos naturais ... 30

31 EM SÍNTESE 31

32 PERFIL DE ALUNO DO CURSO
COMPETÊNCIA PERFIL DE ALUNO DO CURSO 32

33 DESENVOLVER A FORMAÇÃO DE PESSOAS COMPETENTES
EXERCITAR A MENTE 33

34 EXERCITAR A MENTE HABILIDADE 34

35 HABILIDADES COMPETÊNCIAS (Perfil de Aluno almejado)
RESOLVER PROBLEMAS, CRITICAR; ARGUMENTAR COM FUNDAMENTO; CONVIVER COM ÉTICA; INVESTIGAR, PESQUISAR; EMPREENDER; AGIR NA INCERTEZA... HABILIDADES AFETIVA COGNITIVA PSICOMOTORA Sensibilizar Observar (RE)Conhecer o aluno ... Identificar Sensibilizar Associar Contextualizar Relacionar Comparar Refletir Argumentar (RE)Criar Aplicar Sintetizar Formular Aplicar ... CONTEÚDOS (SENSO COMUM+SENSO TEÓRICO=CONHECIMENTO CIENTÍFICO)

36 REFERENCIAL 6 O PROJETO PEDAGÓGICO COMO EIXO ORIENTADOR

37 1. EM QUE CENÁRIOS VIVEMOS E PRECISAMOS FORMAR NOSSOS ALUNOS

38 2. COMO SE CARACTERIZA O SER HUMANO, QUAIS SÃO SUAS POTENCIALIDADES, DIMENSÕES, COMO SE MOTIVA...

39 Afetividade Inteligência Vontade
POTENCIALIDADES DIMENSÕES - Emoções, Sentimentos - Sensibilidade, Percepção - Empatia, Relacionamentos - Abertura ao Sentido: Estético, Ético e Espiritual Afetividade - Compreender, Interpretar - Elaborar Conceitos Autônomos e Críticos - Formular os seus Próprios Juízos Inteligência Ver sentido no que faz. - Deseja saber o porquê das coisas Vontade

40 3. QUE PERFIL DE ALUNO PRECISAMOS FORMAR PARA ESSES CENÁRIOS E SER HUMANO

41 REFERENCIAIS: OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
Aprender a Ser Aprender a Conhecer Aprender a Fazer Aprender a Conviver

42

43

44

45

46 4.QUE FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS SUSTENTAM NOSSO PROJETO PEDAGÓGICO

47 5.QUE PERFIL DE PROFESSOR PRECISAMOS

48 6. QUAL O MODELO DE GESTÃO SERÁ ADOTADO PARA DINAMIZAR O PROJETO DA ESCOLA?

49 7. COMO VAMOS AVALIAR O PPP – ENTRE O PLANEJADO E REALIZADO?

50 REFERENCIAL 7 O PLANO DE ESTUDO

51 PLANO DE ESTUDO CONTEÚDOS RELEVANTES CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO
HABILIDADES REFERENCIAIS PARA A TEORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS

52

53 REFERENCIAL 8 O PLANO DE TRABALHO

54 PLANO DE TRABALHO SITUAÇÕES-PROBLEMA CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
METODOLOGIA - Como serão desenvolvidas as habilidades? AVALIAÇÃO - Como o professor procederá na avaliação para conhecer os avanços e limitações dos alunos nas habilidades?

55 Plano de Trabalho: da Teoria à Prática
55

56 A ORIENTAÇÃO DO PROCESSO PARA EXERCITAR AS HABILIDADES
REFERENCIAL 9 METODOLOGIA: A ORIENTAÇÃO DO PROCESSO PARA EXERCITAR AS HABILIDADES E CHEGAR À COMPETÊNCIA ALMEJADA

57 O MOMENTO INICIAL DO PROCESSO PEDAGÓGICO (AO INICIAR UM CONHECIMENTO NOVO) PRECISA PROVOCAR NO ALUNO O DESEJO DE APRENDER, DE CONHECER. NO ENTANTO, A MAIORIA DOS PROFESSORES, NO MOMENTO INICIAL, ABORDA O CONTEÚDO TEÓRICO, REMOTO. ALGUNS, MAIS TARDE, PROCURAM CONTEXTUALIZAR O CONTEÚDO, QUANDO A MOTIVAÇÃO JÁ SE PERDEU

58 NO MOMENTO INTERMEDIÁRIO DA APRENDIZAGEM, O NOVO CONHECIMENTO PRECISA SER APRESENTADO AO ALUNO COMO LUZ PARA A COMPREENSÃO E À SOLUÇÃO DE SITUAÇÕES E PROBLEMAS SIGNIFICATIVOS DO SEU DIA-A-DIA. NO ENTANTO, NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, AINDA PREDOMINA A REPETIÇÃO DA TEORIA PELA TEORIA

59 NO FINAL DO PROCESSO PEDAGÓGICO, O ALUNO PRECISA PROVAR QUE COMPREENDEU AS SITUAÇÕES E SABE RESOLVER PROBLEMAS, UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS, ESTANDO HABILITADO PARA PRODUZIR CONHECIMENTOS NOVOS. NO ENTANTO, NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, O ALUNO, NO FINAL DO PROCESSO, AINDA É LEVADO A “RESOLVER” EXERCÍCIOS QUE EXERCITAM A TEORIA PELA TEORIA.

60 DA TEORIA À PRÁTICA: UMA REFERÊNCIA E UM POSSÍVEL APOIO AOS PROFESSORES

61 ARCO DE CHARLES MAGUEREZ
Adaptação: Prof. Dr. Adelar Hengemühle PASSO 3 TEORIZAÇÃO PASSO 2 REFERENCIAL HISTÓRICO DA PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL PASSO 4 COMPREENSÃO TEORICAMENTE FUNDAMENTADA PASSO 1 PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL E COMPREENSÃO EMPIRICA PASSO 5 PRODUÇÃO TEORICAMENTE FUNDAMENTADA VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento Sistêmico: O novo paradigma da ciência. Campinas, SP: Papirus, 2002. GASPARIAN, Maria Cecília Castro. Psicopedagogia Institucional Sistêmica. SP: Lemos, 1997. MATURANA, Humberto. A árvore do conhecimento. Campinas, SP: Psy II, 1995. REALIDADE 2: CONHECIMENTO CIENTÍFICO REALIDADE 1: SABER EMPÍRICO

62 EXEMPLO 1

63 UM REFERENCIAL: ELETROMAGNETISMO
Realidade Na natureza existem forças de atração e repulsão HIPÓTESES DE SOLUÇÃO ANTES DA TEORIZAÇÃO Dificuldade para efetuar a ação, desistir da ação ou colocar parafuso não adequado, de maior comprimento. SITUAÇÃO-PROBLEMA Você precisa parafusar uma peça que está localizada em um local de difícil acesso, onde só cabe a chave de fenda e o parafuso. HIPÓTESES APÓS A TEORIZAÇÃO Enrolar a chave de fenda em um fio encapado. Esse fio será conectado na rede e vai transformar a chave de fenda em um eletroímã. TEORIZAÇÃO Eletromagnetismo RELATIVAS CONCLUSÕES, APLICAÇÃO À REALIDADE: Aplicar as hipóteses em situações do cotidiano

64 EXEMPLO 2

65 2 anos, quilos Passo 1: A partir de que situação-problema vocês pretendem provocar a curiosidade dos alunos e o desejo de aprender o conteúdo? Como a situação-problema será apresentada aos alunos?

66 Passo 2: Que questionamentos serão lançados aos alunos para provocar neles a curiosidade, o desejo de aprender o conteúdo? Que possíveis hipóteses vocês acham que os alunos podem ter para demonstrar a sua compreensão da situação e resolver o problema abordado, antes que os mesmos tenham contato com o conteúdo? Como será desenvolvido esse momento? RODA DE IDÉIAS O que lhe chamou atenção nessa foto? Vocês conhecem outras crianças semelhantes ao Mateus? Vocês acham que é normal uma criança com 2 anos pesar 25 quilos? O que terá causado o aumento de peso em Mateus? Pesquisar no cartão de vacina quantos quilos cada aluno pesava aos 2 anos.

67 Passo 3: Origem dos alimentos: Vegetal, animal e mineral.
Que conteúdo ajudará os alunos a compreender a situação e a resolver o problema apresentado? Como será desenvolvido esse momento com os alunos? Origem dos alimentos: Vegetal, animal e mineral. Grupo de alimentos: Reguladores, construtores e energéticos. Hábitos alimentares/Reeducação alimentar. Vivenciado através da formação de uma pirâmide alimentar.

68 Passo 3: Origem dos alimentos: Vegetal, animal e mineral.
Que conteúdo ajudará os alunos a compreender a situação e a resolver o problema apresentado? Como será desenvolvido esse momento com os alunos? Origem dos alimentos: Vegetal, animal e mineral. Grupo de alimentos: Reguladores, construtores e energéticos. Hábitos alimentares/Reeducação alimentar. Vivenciado através da formação de uma pirâmide alimentar.

69 Passo 3: Origem dos alimentos: Vegetal, animal e mineral.
Que conteúdo ajudará os alunos a compreender a situação e a resolver o problema apresentado? Como será desenvolvido esse momento com os alunos? Origem dos alimentos: Vegetal, animal e mineral. Grupo de alimentos: Reguladores, construtores e energéticos. Hábitos alimentares/Reeducação alimentar. Vivenciado através da formação de uma pirâmide alimentar.

70 Passo 4: Como proceder-se-á para exercitar os alunos em situações-problema, onde demonstrem de forma fundamentada no conteúdo, que compreenderam a situação e sabem resolver o problema? Que respostas fundamentadas você espera do aluno?

71 Passo 5: Como proceder-se-á pra que os alunos demonstrem, através de produção individual ou grupal que sabem utilizar o conteúdo para compreender situações e resolver problemas no seu cotidiano? Elabore em questões, questionamentos...que serão apresentados aos alunos.

72 AVALIAÇÃO: CONHECER SE
REFERENCIAL 10 AVALIAÇÃO: CONHECER SE AS HABILIDADES FORAM DESENVOLVIDAS 72

73 Um Olhar sobre a Avaliação com foco no desenvolvimento das Habilidades

74 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

75

76 Quais são nossas expectativas?
Queremos desenvolver pessoas que sejam competentes. Pessoas que saibam argumentar diante de situações de vida, resolver problemas, fundamentados em referenciais teóricos. Nessas situações, utilizem exercícios mentais superiores (identificar, argumentar, comparar, ..., aplicar).

77 a) É dada uma situação-problema.
Logo, na avaliação: a) É dada uma situação-problema. b) O aluno analisa, ..., a situação-problema à luz dos fundamentos teóricos. c) O aluno apresenta sua solução: argumentando, com fundamentos, apresentando soluções, compreensões,ou soluções para reconstruir a realidade.

78 COMO REFERENCIAL: QUESTÃO DE BIOLOGIA
“Uma empresa de biotecnologia anunciou o desenvolvimento de uma planta transgênica contendo um gene que confere resistência a um herbicida, e de uma cabra transgênica que secreta, através das glândulas mamárias, um fator de coagulação do sangue humano. O anúncio da comercialização das sementes da planta provocou reações desfavoráveis por parte dos biólogos que, no entanto, aceitaram bem a criação das cabras, cujo leite viria a ser utilizado na produção de um medicamento para tratar hemofílicos.” a) Fundamentado nos autores estudados, analise a diferença de reação dos biólogos em relação à planta e à cabra. b) Proponha e justifique, baseado nos referenciais teóricos desenvolvidos em sala de aula, um teste a que a planta deve ser submetida, antes de ser cultivada em larga escala. (Fonte: Exame Nacional dos Cursos de Biologia do MEC/2003 e complementado por nós)

79 Avaliação Questão 1: Hoje o inverno já não é tão frio e nem o verão tão quente, ou seja, as estações do ano já não estão mais tão bem definidas. Apresente 3 argumentos, fundamentado em, no mínimo, 2 autores estudados, o porquê de estes fatos estarem ocorrendo. Questão 2: Quanto menor o número de árvores em uma região, menor poderá ser a ocorrência de chuvas. Fundamentado nos conteúdos estudados (no mínimo 3 fundamentos), analise os problemas que este fato pode gerar e apresente possíveis soluções.

80


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E FORMAÇÃO DE PESSOAS COMPETENTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google