A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:"— Transcrição da apresentação:

1 (Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema: www.prof2000.pt/users/bjorge/ge.pps Dinamizador: Bernardino Jorge (bjorge@sapo.pt)

2 (Bernardino Jorge) 2 Os Sistemas de Informação nas Escolas (o existente e o desejável). Aplicação de Sistemas de Gestão de Bases de Dados nas Escolas: normalização, actualização e manutenção. Modernização Administrativa dos Serviços numa Escola: racionalização e simplificação dos processos e métodos de trabalho; a Sociedade de Informação e a humanização dos serviços numa Escola (mecanismos que conduzam a melhorarem as relações e o ambiente de trabalho; motivação para o trabalho com aumento de produtividade e redução de custos; novas qualificações dos empregados administrativos para intervir com eficácia na sociedade da informação). TEMAS A ABORDAR Utilização racional das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Escolar: aplicações da informática na automatização de tarefas repetitivas e rotineiras; portal on-line de uma Escola: suas características e funcionalidades; disponibilização on-line de documentos e de formulários usuais na Administração Escolar; consulta remota a determinada informação existente numa escola.

3 (Bernardino Jorge) 3 O QUE É UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE UMA ESCOLA? Conjunto de procedimentos informativos existentes numa escola. Escola Alunos Professores Pais/Encarregados de Educação Ministério da Educação/outros Ministérios Cursos e Programas de Disciplinas... Empregados Recursos

4 (Bernardino Jorge) 4 A que se deve a vulgarização e a expansão das Novas Tecnologias de Informação e da Comunicação nas escolas? A que se deve a vulgarização e a expansão das Novas Tecnologias de Informação e da Comunicação nas escolas?

5 (Bernardino Jorge) 5 Placa de rede Ethernet (com fios) Switch Ponto de acesso sem fios Ponto de acesso sem fios …… Vulgarização das redes locais (LAN) numa escola Placas de rede, switches e pontos de acesso sem fios Placa de rede Wireless (sem fios) Switch Ponto de acesso sem fios Ponto de acesso sem fios …

6 (Bernardino Jorge) 6 Vulgarização do acesso remoto. Redes alargadas (WAN) Vulgarização do acesso remoto. Redes alargadas (WAN) Switch Router ADSL Firewall Computadores numa escola Linhas Telefónicas Fornecedor de Serviços Internet Computadores na Internet Se possível, duas ligações Internet/ADSL: uma para a gestão escolar e, a outra, para a gestão pedagógica.

7 (Bernardino Jorge) 7 Vulgarização dos Servidores, das Bases de Dados e do processo de transferência de ficheiros Cliente-Servidor numa escola Vulgarização dos Servidores, das Bases de Dados e do processo de transferência de ficheiros Cliente-Servidor numa escola Servidor -Um Servidor é um computador que aloja programas e serviços que poderão ser partilhados por outros computadores. Base de Dados -Uma Base de Dados numa escola é um conjunto de informação previamente estruturada/organizada em entidades/tabelas, relacionadas entre si: tabela dos recursos humanos, tabela dos fornecedores, tabela dos alunos, tabela de cursos, tabela de avaliação dos alunos,…

8 (Bernardino Jorge) 8 Vulgarização dos Servidores e das Bases de Dados numa escola Vulgarização dos Servidores e das Bases de Dados numa escola (I) Servidor de Gestão Escolar (II) Servidor de Internet (III) Servidor de Gestão Pedagógica Switch Gestão Escolar -Servidor de Gestão Escolar - gestão de pessoal, gestão administrativa/financeira, gestão de fornecedores, gestão da contabilidade, gestão escolar,… Internet -Servidor de Internet - gestão dos conteúdos de um portal on-line de uma escola. Nm portal on-line poderá consultar os dados (previamente autorizados e duplicados em segurança) dos dois servidores (I) e (III). Gestão Pedagógica -Servidor de Gestão Pedagógica – bases de dados com conteúdos curriculares; gestão do espaço on-line utilizado pelos professores e alunos: formação à distância (e-learning, escola virtual e quadros interactivos/magicboards), centro de recursos/mediateca, projectos educativos de turma, de escola, disciplinares, …

9 (Bernardino Jorge) 9 Vulgarização da automatização das tarefas repetitivas, rotineiras e morosas realizadas pelos empregados administrativos numa escola Servidor de Gestão Escolar Utilização e preenchimento automático (por computador) de modelos de cartas/documentos-tipo ligados às bases de dados da escola (certificados, diplomas, declarações,…) dando resposta às solicitações formais dos alunos, professores, Ministérios, … Utilizador (processamento de texto, folha de cálculo,…)

10 (Bernardino Jorge) 10 Normalização das Bases de Dados -Normalização das Bases de Dados existentes numa escola: -Projecto MISI - MISSÃO PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. -Obrigatoriedade das empresas fornecedoras de software às escolas terem de utilizar tabelas normalizados das bases de dados (iguais estruturas, campos e domínios de dados). -Novas qualificações dos empregados administrativos. -Novas qualificações dos empregados administrativos. Realizar a formação contínua dos empregados administrativos tendo em atenção que esta sociedade de informação exige mais: -rigor e a flexibilidade; -trabalho reflexivo e colaborativo; -facilidade de selecção/análise/síntese; -racionalização e simplificação dos processos e métodos de trabalho (com o objectivo de desburocratizar a actividade administrativa); -utilização racional das novas tecnologias de informação e comunicação (a necessária e a aplicada em contexto profissional). E para terminar…

11 (Bernardino Jorge) 11 Aplicações da informática na automatização de tarefas repetitivas e rotineiras -Aplicações da informática na automatização de tarefas repetitivas e rotineiras executadas no quotidiano do empregado administrativo. Portal on-line de uma Escola -Portal on-line de uma Escola para uso dos Alunos, Professores, Pais/Encarregados de Educação: espaço na Internet que reflecte a vida de uma escola; consulta/preenchimento/impressão on-line de dados; utilização de salas de estudo on-line; pesquisa e consulta remota de informação contida em bases de dados da escola (portal com páginas dinâmicas ASP/PHP);… Segurança dos dados -Segurança dos dados existentes nos computadores e nos servidores existentes numa escola. Níveis de segurança: utilizadores, gestor de redes, gestor de servidores de domínio, gestor de bases de dados,… E para terminar…

12 (Bernardino Jorge) 12 www.prof2000.pt/users/bjorge/ge.pps Bernardino Jorge: bjorge@sapo.pt


Carregar ppt "(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google