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Projeto de Educação Superior a Distância

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Apresentação em tema: "Projeto de Educação Superior a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Educação Superior a Distância
A experiência do Banco do Brasil

2 Desafios Capacitar com rapidez os novos funcionários
Ampliar a oferta de vagas nos programas de graduação e pós-graduação mantido o mesmo nível de investimento atual Interiorizar os programas de graduação e pós-graduação levando o treinamento às regiões mais distantes do Brasil Priorizar os programas de maior interesse estratégico para conglomerado Banco do Brasil

3 Formação Executiva Multidisciplinar
“Core Competence” Gestão Financeira Marketing Gestão de Pessoas Gestão Empresarial Educação Continuada

4 O processo de ensino/aprendizagem está em transição
Segundo Otto Peters, a maioria das universidades tradicionais ainda não percebeu que todas as universidades de ensino a distância estão lentamente modificando a educação superior pelo menos de quatro formas: a educação superior para estudantes adultos (que trabalham) está cada vez mais se tornando uma realidade; a educação profissional continuada pode ser mais desenvolvida e expandida sem a interrupção da atividade profissional; um número substancialmente maior de estudantes pode ser admitido nas universidades; e o custo-benefício da educação superior está melhorando

5 Experiências em EAD analisadas
Open University – Reino Unido Universidad National de Educación a Distancia - Espanha – UNED FernUniversitat – Alemanha – Otto Peters – “A educação a Distância em Transição” – 2002 M.E.C. – Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica A.I.E.C., U.V.B., UNISUL Projeto UFMT – Mato Grosso Projeto Veredas – Minas Gerais Projeto CEDERJ – Rio de Janeiro Projeto A.V.A. – Ambiente Virtual de Aprendizagem – Unisinos – Prof Dra Eliane Schlemmer Banco do Brasil, Universidade Martins, Universidade Petrobrás

6 Formação Universitária no BB - Graduação
Graduação: Sem Graduação: Região Norte Funcionários: Sem formação universitária: (55%) Região Nordeste Funcionários: Sem formação universitária: (53%) Distrito Federal Funcionários: 9.943 Sem formação universitária: (32%) Região Centro-Oeste Funcionários: Sem formação universitária: (47%) Região Sudeste Funcionários: Sem formação universitária: (41%) Região Sul Funcionários: Sem formação universitária: (41%) Exterior Sem formação universitária: 6 Dados Junho 2005

7 Formação Universitária no BB - sem Especialização
Total: Região Norte Funcionários: 1581 Região Nordeste Funcionários: 6.306 Distrito Federal Funcionários: 4.750 Região Centro-Oeste Funcionários: 2.417 Região Sul Funcionários: 6.964 Região Sudeste Funcionários: Dados Junho 2005

8 Sistematização da Proposta de Educação Superior a Distância
Transição gradual do ensino presencial para o ensino a distância semipresencial no programa de graduação Estruturação de MBA para rede de agências na modalidade semipresencial (áreas de negócios e administração). Manutenção do atual programa de MBA específico para funcionários em áreas estratégicas do Banco Preparação dos atuais educadores para atuarem também como tutores/orientadores pedagógicos. Adaptação dos cursos presenciais do Banco para oferta, também, na modalidade a distância.

9 Sistematização da Proposta de
Educação Superior a Distância (continuação) Adaptação dos cursos do Banco de forma a obter o aproveitamento de estudo – Atividades complementares ou créditos nos programas de graduação/pós-graduação (art 47, parágrafo 2., da L.D.B) Estruturação de programas de extensão e aperfeiçoamento na modalidade semipresencial (programa permanente de atualização profissional). Estruturação de programa de atualização para funcionários que já participaram de outros MBAs de Formação Geral (UPGRADE) Aproveitamento da logística dos pólos (físicos/virtuais) para outros programas do BB

10 MBA a Distância Tronco Comum Disciplinas C/H Módulo – Formação Geral
240 Gestão de Marketing 60 Gestão de Pessoas Gestão Financeira Formulação Estratégica 30 Responsabilidade Sócioambiental MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços Módulo Formação Específica Gestão de Risco – Pessoa Física e Jurídica Negociação Financeira Compliance Auditoria 120h 30h Módulo Complementar Habilitação Estratégia em Operações de Serviços Bancários Planej. do Abastecimento, Distribuição e Entrega Gestão da Qualidade em Serviços Gestão de Auto-atendim. e Custo da Virtualidade MBA Executivo em Negócios Financeiros Produtos e Serv. Bancários – Inv. Emp. e Financ. Consultoria em Investimentos Financeiros Gestão de Negócios - Varejo Gestão de Negócios - Atacado Gestão de Negócios com o Estado e o Governo Derivativos

11 MBA 2/2004 Universidades Acompanhamento Dificuldades Internas
Processo Seletivo Universidades Acompanhamento Dificuldades Internas Dificuldades Externas Sugestões para o Programa

12 MBA 2/2005 MBA Executivo em Negócios Financeiros
MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços Compartilhamento: Bancos Públicos e Coligadas Praças: 85 Cidades Processo Seletivo Universidades Parceiras Acompanhamento

13 MBA 1/2006 Modularização das disciplinas dos MBA Executivo em Negócios Financeiros e em Gestão de Operações de Serviços Implementação do Programa de Atualização para funcionários que participaram de outros MBAs de Formação Geral a nível de aperfeiçoamento (upgrade) Adaptação dos conteúdos para portadores de necessidades visuais

14

15 Acre

16 Acre

17 Alagoas

18 Alagoas

19 Amazonas

20 Amazonas

21 Amapá

22 Amapá

23 Bahia

24 Bahia

25 Ceará

26 Ceará

27 Espírito Santo

28 Espírito Santo

29 Goiás

30 Goiás

31 Maranhão

32 Maranhão

33 Minas Gerais

34 Minas Gerais

35 Mato Grosso Sul

36 Mato Grosso Sul

37 Mato Grosso

38 Mato Grosso

39 Pará

40 Pará

41 Paraíba

42 Paraíba

43 Pernambuco

44 Pernambuco

45 Piauí

46 Piauí

47 Paraná

48 Paraná

49 Rio de Janeiro

50 Rio de Janeiro

51 Rio Grande do Norte

52 Rio Grande do Norte

53 Rondônia

54 Rondônia

55 Roraima

56 Roraima

57 Rio Grande do Sul

58 Rio Grande do Sul

59 Santa Catarina

60 Santa Catarina

61 Sergipe

62 Sergipe

63 São Paulo

64 São Paulo

65 Tocantins

66 Tocantins

67

68 Programa de acompanhamento Corporativo (aluno e Universidade) uma abordagem qualitativa
Tratamento da evasão inicial – “SUICIDIOS” C.V.A. “centro de valorização do aluno” Definição dos momentos para pesquisa Definição dos modelos de pesquisa para cada momento Definição da amostra e dos extratos a serem pesquisados Acompanhamento dos resultados das avaliações a distância e presenciais (capacidade de aprendizagem, retenção do conhecimento e aplicabilidade no trabalho)

69 (continuação) Programa de acompanhamento Corporativo (aluno e Universidade) uma abordagem qualitativa Acompanhamento das pesquisas fornecidas pelas Universidades parceiras Tratamento dos resultados (pesquisa do BB e das Universidades) Reuniões técnicas com as Universidades (ajustes no programa) Reuniões com alunos nos pólos-problema Reprovações – programa de recuperação dos alunos Tratamento das evasões durante o programa Tratamento dos sinais de fumaça e eventuais “labaredas”

70 1ª Pesquisa MBA a Distância - Perguntas
Qual o seu grau de satisfação com relação ao acesso ao site da Universidade? Você possui internet de acesso rápido/banda larga? Qual o seu grau de satisfação com relação ao chat? Qual o seu grau de satisfação com relação ao fórum? Qual o seu grau de satisfação com relação ao apoio/help desk? Qual o seu grau de satisfação com relação ao leiaute do site? Qual o seu grau de satisfação com relação ao conteúdo do curso? Qual nota você se daria ao fazer uma auto-avaliação? Qual nota você daria paro o seu grau de motivação? Qual nota você daria para os critérios de avaliação do curso? Qual a sua nota para a aplicabilidade no trabalho? Pontuação: 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

71 2ª Pesquisa MBA a Distância - Perguntas
Qual o seu grau de satisfação com relação ao acesso ao site da Universidade? Qual o seu grau de satisfação com relação ao chat? Qual o seu grau de satisfação com relação ao fórum? Qual o seu grau de satisfação com relação ao acompanhamento do tutor? Qual o seu grau de satisfação com relação ao conteúdo do curso? Qual nota você daria para os critérios de avaliação do curso? Qual nota você daria para o nível de interatividade/integração da sua turma? Qual nota você daria para a sua motivação?  Em que grau o curso contribui para sua capacidade de auto-aprendizagem?  Em que grau o curso melhorou sua atuação profissional no BB? Pontuação: 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

72 1ª Pesquisa 145 entrevistados ruim precisa melhorar razoável bom excelente 106 entrevistados ruim precisa melhorar razoável bom excelente 2ª Pesquisa 100 entrevistados ruim precisa melhorar razoável bom excelente 100 entrevistados ruim precisa melhorar razoável bom excelente

73 Resultado da Pesquisa - Pólos
NORDESTE Fortaleza Natal Recife Maceió Salvador Aracaju São Luiz Teresina CENTRO-OESTE Brasília Goiânia Campo Grande Cuiabá SUDESTE Vitória Belo Horizonte Uberlândia Rio de Janeiro Volta Redonda C. dos Goytacazes São Paulo São J. Campos Campinas Ribeirão Preto Marília SUL Curitiba Londrina Florianópolis Blumenau Porto Alegre Caxias do Sul NORTE Manaus Belém

74 Aracaju 50 alunos / 07 entrevistados – 14%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

75 Belo Horizonte 1 100 alunos / 14 entrevistados – 14%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

76 Belo Horizonte 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

77 Cuiabá 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

78 Fortaleza 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

79 Campo dos Goytacazes 16 alunos / 03 entrevistados – 20%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

80 Maceió 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

81 Natal 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

82 Recife 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

83 Rio de Janeiro 1 150 alunos / 15 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

84 Rio de Janeiro 2 150 alunos / 15 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

85 Salvador 1 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

86 Salvador 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

87 São Luiz 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

88 Teresina 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

89 Uberlândia 1 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

90 Uberlândia 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

91 Vitória 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

92 Volta Redonda 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

93 Belém 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

94 Blumenau 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

95 Brasília 1 100 alunos / 14 entrevistados – 14%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

96 Brasília 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

97 Campo Grande 50 alunos / 07 entrevistados – 14%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

98 Campinas 1 100 alunos / 13 entrevistados – 13%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

99 Campinas 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

100 Caxias do Sul 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

101 Curitiba 1 100 alunos / 13 entrevistados – 13%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

102 Curitiba 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

103 Florianópolis 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

104 Goiânia 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

105 Londrina 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

106 Manaus 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

107 Marília 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

108 Porto Alegre 1 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

109 Porto Alegre 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

110 Ribeirão Preto 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

111 São José dos Campos 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

112 São Paulo 50 alunos / 07 entrevistados – 14%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

113 Operacionalização da Proposta de Graduação

114 Proposta legal Acordo de cooperação técnica com o MEC- Universidade Aberta do Brasil Acordo de cooperação técnica com o CEDERJ (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro) e com as Universidades Públicas dos outros 5 Estados do Projeto Piloto

115 Curso de Administração a Distância
Modelagem: Bacharel em Administração (4 anos) Ênfases: Agronegócios e DRS, Gestão Pública, Gestão Bancária e Estratégia Empresarial Previsto: Março/06 Processo seletivo: Vestibular aberto (60% nota da prova, 40% titulação) Projeto piloto: Rio de Janeiro (CEDERJ), Ceará, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

116 Proposta de implementação da Graduação a distância
Gestão Bancária Estratégia Empresarial Gestão Pública Agronegócios DRS Ciclo Básico Ênfase de Estudos Bacharelado

117 Primeira fase março/2006 Implantação do Projeto Piloto nos estados:
- Rio de Janeiro 500 vagas - Ceará vagas - Mato Grosso 500 vagas - Pará vagas - Rio Grande do Sul 500 vagas - Santa Catarina 500 vagas

118 CEDERJ - Consórcio de Universidades Públicas
Sediadas no Estado do Rio de Janeiro - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Universidade Federal Fluminense - UFF - Universidade Federal Rural do RJ - UFRRJ - Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO Cursos em Andamento: Licenciatura em Matemática, Ciências Biológicas, Física, Pedagogia e Informática. Pólos Regionais de Apoio: 26 previstos, sendo 18 em funcionamento.

119 Rio de Janeiro

120 Ceará Aracoiaba

121 Pará

122 Mato Grosso MBA GRADUAÇÃO

123 Rio Grande do Sul

124 Santa Catarina

125 Perguntas ?

126 Obrigado contatos: Antonio Augusto dos Santos Soares
tel.: (61) /


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