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Projeto de Educação Superior a Distância
A experiência do Banco do Brasil
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Desafios Capacitar com rapidez os novos funcionários
Ampliar a oferta de vagas nos programas de graduação e pós-graduação mantido o mesmo nível de investimento atual Interiorizar os programas de graduação e pós-graduação levando o treinamento às regiões mais distantes do Brasil Priorizar os programas de maior interesse estratégico para conglomerado Banco do Brasil
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Formação Executiva Multidisciplinar
“Core Competence” Gestão Financeira Marketing Gestão de Pessoas Gestão Empresarial Educação Continuada
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O processo de ensino/aprendizagem está em transição
Segundo Otto Peters, a maioria das universidades tradicionais ainda não percebeu que todas as universidades de ensino a distância estão lentamente modificando a educação superior pelo menos de quatro formas: a educação superior para estudantes adultos (que trabalham) está cada vez mais se tornando uma realidade; a educação profissional continuada pode ser mais desenvolvida e expandida sem a interrupção da atividade profissional; um número substancialmente maior de estudantes pode ser admitido nas universidades; e o custo-benefício da educação superior está melhorando
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Experiências em EAD analisadas
Open University – Reino Unido Universidad National de Educación a Distancia - Espanha – UNED FernUniversitat – Alemanha – Otto Peters – “A educação a Distância em Transição” – 2002 M.E.C. – Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica A.I.E.C., U.V.B., UNISUL Projeto UFMT – Mato Grosso Projeto Veredas – Minas Gerais Projeto CEDERJ – Rio de Janeiro Projeto A.V.A. – Ambiente Virtual de Aprendizagem – Unisinos – Prof Dra Eliane Schlemmer Banco do Brasil, Universidade Martins, Universidade Petrobrás
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Formação Universitária no BB - Graduação
Graduação: Sem Graduação: Região Norte Funcionários: Sem formação universitária: (55%) Região Nordeste Funcionários: Sem formação universitária: (53%) Distrito Federal Funcionários: 9.943 Sem formação universitária: (32%) Região Centro-Oeste Funcionários: Sem formação universitária: (47%) Região Sudeste Funcionários: Sem formação universitária: (41%) Região Sul Funcionários: Sem formação universitária: (41%) Exterior Sem formação universitária: 6 Dados Junho 2005
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Formação Universitária no BB - sem Especialização
Total: Região Norte Funcionários: 1581 Região Nordeste Funcionários: 6.306 Distrito Federal Funcionários: 4.750 Região Centro-Oeste Funcionários: 2.417 Região Sul Funcionários: 6.964 Região Sudeste Funcionários: Dados Junho 2005
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Sistematização da Proposta de Educação Superior a Distância
Transição gradual do ensino presencial para o ensino a distância semipresencial no programa de graduação Estruturação de MBA para rede de agências na modalidade semipresencial (áreas de negócios e administração). Manutenção do atual programa de MBA específico para funcionários em áreas estratégicas do Banco Preparação dos atuais educadores para atuarem também como tutores/orientadores pedagógicos. Adaptação dos cursos presenciais do Banco para oferta, também, na modalidade a distância.
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Sistematização da Proposta de
Educação Superior a Distância (continuação) Adaptação dos cursos do Banco de forma a obter o aproveitamento de estudo – Atividades complementares ou créditos nos programas de graduação/pós-graduação (art 47, parágrafo 2., da L.D.B) Estruturação de programas de extensão e aperfeiçoamento na modalidade semipresencial (programa permanente de atualização profissional). Estruturação de programa de atualização para funcionários que já participaram de outros MBAs de Formação Geral (UPGRADE) Aproveitamento da logística dos pólos (físicos/virtuais) para outros programas do BB
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MBA a Distância Tronco Comum Disciplinas C/H Módulo – Formação Geral
240 Gestão de Marketing 60 Gestão de Pessoas Gestão Financeira Formulação Estratégica 30 Responsabilidade Sócioambiental MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços Módulo Formação Específica Gestão de Risco – Pessoa Física e Jurídica Negociação Financeira Compliance Auditoria 120h 30h Módulo Complementar Habilitação Estratégia em Operações de Serviços Bancários Planej. do Abastecimento, Distribuição e Entrega Gestão da Qualidade em Serviços Gestão de Auto-atendim. e Custo da Virtualidade MBA Executivo em Negócios Financeiros Produtos e Serv. Bancários – Inv. Emp. e Financ. Consultoria em Investimentos Financeiros Gestão de Negócios - Varejo Gestão de Negócios - Atacado Gestão de Negócios com o Estado e o Governo Derivativos
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MBA 2/2004 Universidades Acompanhamento Dificuldades Internas
Processo Seletivo Universidades Acompanhamento Dificuldades Internas Dificuldades Externas Sugestões para o Programa
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MBA 2/2005 MBA Executivo em Negócios Financeiros
MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços Compartilhamento: Bancos Públicos e Coligadas Praças: 85 Cidades Processo Seletivo Universidades Parceiras Acompanhamento
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MBA 1/2006 Modularização das disciplinas dos MBA Executivo em Negócios Financeiros e em Gestão de Operações de Serviços Implementação do Programa de Atualização para funcionários que participaram de outros MBAs de Formação Geral a nível de aperfeiçoamento (upgrade) Adaptação dos conteúdos para portadores de necessidades visuais
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Acre
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Acre
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Alagoas
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Alagoas
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Amazonas
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Amazonas
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Amapá
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Amapá
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Bahia
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Bahia
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Ceará
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Ceará
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Espírito Santo
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Espírito Santo
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Goiás
30
Goiás
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Maranhão
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Maranhão
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Minas Gerais
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Minas Gerais
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Mato Grosso Sul
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Mato Grosso Sul
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Mato Grosso
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Mato Grosso
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Pará
40
Pará
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Paraíba
42
Paraíba
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Pernambuco
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Pernambuco
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Piauí
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Piauí
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Paraná
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Paraná
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Rio de Janeiro
50
Rio de Janeiro
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Rio Grande do Norte
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Rio Grande do Norte
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Rondônia
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Rondônia
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Roraima
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Roraima
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Rio Grande do Sul
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Rio Grande do Sul
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Santa Catarina
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Santa Catarina
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Sergipe
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Sergipe
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São Paulo
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São Paulo
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Tocantins
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Tocantins
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Programa de acompanhamento Corporativo (aluno e Universidade) uma abordagem qualitativa
Tratamento da evasão inicial – “SUICIDIOS” C.V.A. “centro de valorização do aluno” Definição dos momentos para pesquisa Definição dos modelos de pesquisa para cada momento Definição da amostra e dos extratos a serem pesquisados Acompanhamento dos resultados das avaliações a distância e presenciais (capacidade de aprendizagem, retenção do conhecimento e aplicabilidade no trabalho)
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(continuação) Programa de acompanhamento Corporativo (aluno e Universidade) uma abordagem qualitativa Acompanhamento das pesquisas fornecidas pelas Universidades parceiras Tratamento dos resultados (pesquisa do BB e das Universidades) Reuniões técnicas com as Universidades (ajustes no programa) Reuniões com alunos nos pólos-problema Reprovações – programa de recuperação dos alunos Tratamento das evasões durante o programa Tratamento dos sinais de fumaça e eventuais “labaredas”
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1ª Pesquisa MBA a Distância - Perguntas
Qual o seu grau de satisfação com relação ao acesso ao site da Universidade? Você possui internet de acesso rápido/banda larga? Qual o seu grau de satisfação com relação ao chat? Qual o seu grau de satisfação com relação ao fórum? Qual o seu grau de satisfação com relação ao apoio/help desk? Qual o seu grau de satisfação com relação ao leiaute do site? Qual o seu grau de satisfação com relação ao conteúdo do curso? Qual nota você se daria ao fazer uma auto-avaliação? Qual nota você daria paro o seu grau de motivação? Qual nota você daria para os critérios de avaliação do curso? Qual a sua nota para a aplicabilidade no trabalho? Pontuação: 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
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2ª Pesquisa MBA a Distância - Perguntas
Qual o seu grau de satisfação com relação ao acesso ao site da Universidade? Qual o seu grau de satisfação com relação ao chat? Qual o seu grau de satisfação com relação ao fórum? Qual o seu grau de satisfação com relação ao acompanhamento do tutor? Qual o seu grau de satisfação com relação ao conteúdo do curso? Qual nota você daria para os critérios de avaliação do curso? Qual nota você daria para o nível de interatividade/integração da sua turma? Qual nota você daria para a sua motivação? Em que grau o curso contribui para sua capacidade de auto-aprendizagem? Em que grau o curso melhorou sua atuação profissional no BB? Pontuação: 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
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1ª Pesquisa 145 entrevistados ruim precisa melhorar razoável bom excelente 106 entrevistados ruim precisa melhorar razoável bom excelente 2ª Pesquisa 100 entrevistados ruim precisa melhorar razoável bom excelente 100 entrevistados ruim precisa melhorar razoável bom excelente
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Resultado da Pesquisa - Pólos
NORDESTE Fortaleza Natal Recife Maceió Salvador Aracaju São Luiz Teresina CENTRO-OESTE Brasília Goiânia Campo Grande Cuiabá SUDESTE Vitória Belo Horizonte Uberlândia Rio de Janeiro Volta Redonda C. dos Goytacazes São Paulo São J. Campos Campinas Ribeirão Preto Marília SUL Curitiba Londrina Florianópolis Blumenau Porto Alegre Caxias do Sul NORTE Manaus Belém
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Aracaju 50 alunos / 07 entrevistados – 14%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
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Belo Horizonte 1 100 alunos / 14 entrevistados – 14%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
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Belo Horizonte 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
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Cuiabá 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
78
Fortaleza 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
79
Campo dos Goytacazes 16 alunos / 03 entrevistados – 20%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
80
Maceió 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
81
Natal 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
82
Recife 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
83
Rio de Janeiro 1 150 alunos / 15 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
84
Rio de Janeiro 2 150 alunos / 15 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
85
Salvador 1 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
86
Salvador 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
87
São Luiz 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
88
Teresina 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
89
Uberlândia 1 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
90
Uberlândia 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
91
Vitória 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
92
Volta Redonda 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
93
Belém 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
94
Blumenau 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
95
Brasília 1 100 alunos / 14 entrevistados – 14%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
96
Brasília 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
97
Campo Grande 50 alunos / 07 entrevistados – 14%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
98
Campinas 1 100 alunos / 13 entrevistados – 13%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
99
Campinas 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
100
Caxias do Sul 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
101
Curitiba 1 100 alunos / 13 entrevistados – 13%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
102
Curitiba 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
103
Florianópolis 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
104
Goiânia 50 alunos / 06 entrevistados – 11%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
105
Londrina 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
106
Manaus 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
107
Marília 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
108
Porto Alegre 1 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
109
Porto Alegre 2 100 alunos / 10 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
110
Ribeirão Preto 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
111
São José dos Campos 50 alunos / 05 entrevistados – 10%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
112
São Paulo 50 alunos / 07 entrevistados – 14%
A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente
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Operacionalização da Proposta de Graduação
114
Proposta legal Acordo de cooperação técnica com o MEC- Universidade Aberta do Brasil Acordo de cooperação técnica com o CEDERJ (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro) e com as Universidades Públicas dos outros 5 Estados do Projeto Piloto
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Curso de Administração a Distância
Modelagem: Bacharel em Administração (4 anos) Ênfases: Agronegócios e DRS, Gestão Pública, Gestão Bancária e Estratégia Empresarial Previsto: Março/06 Processo seletivo: Vestibular aberto (60% nota da prova, 40% titulação) Projeto piloto: Rio de Janeiro (CEDERJ), Ceará, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
116
Proposta de implementação da Graduação a distância
Gestão Bancária Estratégia Empresarial Gestão Pública Agronegócios DRS Ciclo Básico Ênfase de Estudos Bacharelado
117
Primeira fase março/2006 Implantação do Projeto Piloto nos estados:
- Rio de Janeiro 500 vagas - Ceará vagas - Mato Grosso 500 vagas - Pará vagas - Rio Grande do Sul 500 vagas - Santa Catarina 500 vagas
118
CEDERJ - Consórcio de Universidades Públicas
Sediadas no Estado do Rio de Janeiro - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Universidade Federal Fluminense - UFF - Universidade Federal Rural do RJ - UFRRJ - Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO Cursos em Andamento: Licenciatura em Matemática, Ciências Biológicas, Física, Pedagogia e Informática. Pólos Regionais de Apoio: 26 previstos, sendo 18 em funcionamento.
119
Rio de Janeiro
120
Ceará Aracoiaba
121
Pará
122
Mato Grosso MBA GRADUAÇÃO
123
Rio Grande do Sul
124
Santa Catarina
125
Perguntas ?
126
Obrigado contatos: Antonio Augusto dos Santos Soares
tel.: (61) /
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