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Projeto de Educação Superior a Distância A experiência do Banco do Brasil.

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Apresentação em tema: "Projeto de Educação Superior a Distância A experiência do Banco do Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Educação Superior a Distância A experiência do Banco do Brasil

2 Capacitar com rapidez os novos funcionários Ampliar a oferta de vagas nos programas de graduação e pós-graduação mantido o mesmo nível de investimento atual Interiorizar os programas de graduação e pós-graduação levando o treinamento às regiões mais distantes do Brasil Priorizar os programas de maior interesse estratégico para conglomerado Banco do Brasil Desafios

3 Educação Continuada Core Competence Gestão Financeira Marketing Gestão EmpresarialGestão de Pessoas Formação Executiva Multidisciplinar

4 O processo de ensino/aprendizagem está em transição -a educação superior para estudantes adultos (que trabalham) está cada vez mais se tornando uma realidade; -a educação profissional continuada pode ser mais desenvolvida e expandida sem a interrupção da atividade profissional; -um número substancialmente maior de estudantes pode ser admitido nas universidades; e -o custo-benefício da educação superior está melhorando Segundo Otto Peters, a maioria das universidades tradicionais ainda não percebeu que todas as universidades de ensino a distância estão lentamente modificando a educação superior pelo menos de quatro formas:

5 Open University – Reino Unido Universidad National de Educación a Distancia - Espanha – UNED FernUniversitat – Alemanha – Otto Peters – A educação a Distância em Transição – 2002 M.E.C. – Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica A.I.E.C., U.V.B., UNISUL Projeto UFMT – Mato Grosso Projeto Veredas – Minas Gerais Projeto CEDERJ – Rio de Janeiro Projeto A.V.A. – Ambiente Virtual de Aprendizagem – Unisinos – Prof Dra Eliane Schlemmer Banco do Brasil, Universidade Martins, Universidade Petrobrás Experiências em EAD analisadas

6 Formação Universitária no BB - Graduação Graduação: Sem Graduação: Região Norte Funcionários: Sem formação universitária: (55%) Região Nordeste Funcionários: Sem formação universitária: (53%) Região Centro-Oeste Funcionários: Sem formação universitária: (47%) Região Sudeste Funcionários: Sem formação universitária: (41%) Região Sul Funcionários: Sem formação universitária: (41%) Distrito Federal Funcionários: Sem formação universitária: (32%) Dados Junho 2005 Exterior Sem formação universitária: 6

7 Formação Universitária no BB - sem Especialização Total: Região Norte Funcionários: 1581 Região Nordeste Funcionários: Região Centro-Oeste Funcionários: Região Sudeste Funcionários: Região Sul Funcionários: Distrito Federal Funcionários: Dados Junho 2005

8 Sistematização da Proposta de Educação Superior a Distância -Transição gradual do ensino presencial para o ensino a distância semipresencial no programa de graduação -Estruturação de MBA para rede de agências na modalidade semipresencial (áreas de negócios e administração). -Manutenção do atual programa de MBA específico para funcionários em áreas estratégicas do Banco -Preparação dos atuais educadores para atuarem também como tutores/orientadores pedagógicos. -Adaptação dos cursos presenciais do Banco para oferta, também, na modalidade a distância.

9 Sistematização da Proposta de Educação Superior a Distância (continuação) -Adaptação dos cursos do Banco de forma a obter o aproveitamento de estudo – Atividades complementares ou créditos nos programas de graduação/pós-graduação (art 47, parágrafo 2., da L.D.B) -Estruturação de programas de extensão e aperfeiçoamento na modalidade semipresencial (programa permanente de atualização profissional). -Estruturação de programa de atualização para funcionários que já participaram de outros MBAs de Formação Geral (UPGRADE) -Aproveitamento da logística dos pólos (físicos/virtuais) para outros programas do BB

10 MBA a Distância Tronco Comum Disciplinas C/H Módulo – Formação Geral 240 Gestão de Marketing 60 Gestão de Pessoas 60 Gestão Financeira 60 Formulação Estratégica 30 Responsabilidade Sócioambiental 30 MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços Módulo Formação Específica Gestão de Risco – Pessoa Física e Jurídica Negociação Financeira Compliance Auditoria 120h 30h Módulo Complementar Habilitação Estratégia em Operações de Serviços Bancários Planej. do Abastecimento, Distribuição e Entrega Gestão da Qualidade em Serviços Gestão de Auto-atendim. e Custo da Virtualidade 120h 30h MBA Executivo em Negócios Financeiros Módulo Formação Específica Produtos e Serv. Bancários – Inv. Emp. e Financ. Consultoria em Investimentos Financeiros Gestão de Risco – Pessoa Física e Jurídica Negociação Financeira 120h 30h Módulo Complementar Habilitação Gestão de Negócios - Varejo Gestão de Negócios - Atacado Gestão de Negócios com o Estado e o Governo Derivativos 120h 30h

11 MBA 2/2004 Processo Seletivo Universidades Acompanhamento Dificuldades Internas Dificuldades Externas Sugestões para o Programa

12 MBA 2/2005 MBA Executivo em Negócios Financeiros MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços Compartilhamento: Bancos Públicos e Coligadas Praças: 85 Cidades Processo Seletivo Universidades Parceiras Acompanhamento

13 MBA 1/2006 Modularização das disciplinas dos MBA Executivo em Negócios Financeiros e em Gestão de Operações de Serviços Implementação do Programa de Atualização para funcionários que participaram de outros MBAs de Formação Geral a nível de aperfeiçoamento (upgrade) Adaptação dos conteúdos para portadores de necessidades visuais

14

15 Acre

16

17 Alagoas

18

19 Amazonas

20

21 Amapá

22

23 Bahia

24

25 Ceará

26

27 Espírito Santo

28

29 Goiás

30

31 Maranhão

32

33 Minas Gerais

34

35 Mato Grosso Sul

36

37 Mato Grosso

38

39 Pará

40

41 Paraíba

42

43 Pernambuco

44

45 Piauí

46

47 Paraná

48

49 Rio de Janeiro

50

51 Rio Grande do Norte

52

53 Rondônia

54

55 Roraima

56

57 Rio Grande do Sul

58

59 Santa Catarina

60

61 Sergipe

62

63 São Paulo

64

65 Tocantins

66

67

68 Programa de acompanhamento Corporativo (aluno e Universidade) uma abordagem qualitativa Tratamento da evasão inicial – SUICIDIOS C.V.A. centro de valorização do aluno Definição dos momentos para pesquisa Definição dos modelos de pesquisa para cada momento Definição da amostra e dos extratos a serem pesquisados Acompanhamento dos resultados das avaliações a distância e presenciais (capacidade de aprendizagem, retenção do conhecimento e aplicabilidade no trabalho)

69 Programa de acompanhamento Corporativo (aluno e Universidade) uma abordagem qualitativa Acompanhamento das pesquisas fornecidas pelas Universidades parceiras Tratamento dos resultados (pesquisa do BB e das Universidades) Reuniões técnicas com as Universidades (ajustes no programa) Reuniões com alunos nos pólos-problema Reprovações – programa de recuperação dos alunos Tratamento das evasões durante o programa Tratamento dos sinais de fumaça e eventuais labaredas (continuação)

70 1ª Pesquisa MBA a Distância - Perguntas Qual o seu grau de satisfação com relação ao acesso ao site da Universidade? Você possui internet de acesso rápido/banda larga? Qual o seu grau de satisfação com relação ao chat? Qual o seu grau de satisfação com relação ao fórum? Qual o seu grau de satisfação com relação ao apoio/help desk? Qual o seu grau de satisfação com relação ao leiaute do site? Qual o seu grau de satisfação com relação ao conteúdo do curso? Qual nota você se daria ao fazer uma auto-avaliação? Qual nota você daria paro o seu grau de motivação? Qual nota você daria para os critérios de avaliação do curso? Qual a sua nota para a aplicabilidade no trabalho? Pontuação: 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente

71 Qual o seu grau de satisfação com relação ao acesso ao site da Universidade? Qual o seu grau de satisfação com relação ao chat? Qual o seu grau de satisfação com relação ao fórum? Qual o seu grau de satisfação com relação ao acompanhamento do tutor? Qual o seu grau de satisfação com relação ao conteúdo do curso? Qual nota você daria para os critérios de avaliação do curso? Qual nota você daria para o nível de interatividade/integração da sua turma? Qual nota você daria para a sua motivação? Em que grau o curso contribui para sua capacidade de auto-aprendizagem? Em que grau o curso melhorou sua atuação profissional no BB? Pontuação: 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 2ª Pesquisa MBA a Distância - Perguntas

72 145 entrevistados 1 - ruim 2 - precisa melhorar 3 - razoável 4 - bom 5 - excelente 106 entrevistados 1 - ruim 2 - precisa melhorar 3 - razoável 4 - bom 5 - excelente 1ª Pesquisa 2ª Pesquisa 100 entrevistados 1 - ruim 2 - precisa melhorar 3 - razoável 4 - bom 5 - excelente

73 NORDESTE Fortaleza Natal Recife Maceió Salvador Aracaju São Luiz Teresina Resultado da Pesquisa - Pólos NORTE Manaus Belém CENTRO-OESTE Brasília Goiânia Campo Grande Cuiabá SUDESTE Vitória Belo Horizonte Uberlândia Rio de Janeiro Volta Redonda C. dos Goytacazes São Paulo São J. Campos Campinas Ribeirão Preto Marília SUL Curitiba Londrina Florianópolis Blumenau Porto Alegre Caxias do Sul

74 Aracaju A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 50 alunos / 07 entrevistados – 14% 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

75 Belo Horizonte 1 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 14 entrevistados – 14%

76 Belo Horizonte 2 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 10 entrevistados – 10%

77 Cuiabá A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 50 alunos / 06 entrevistados – 11% 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

78 Fortaleza A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 50 alunos / 05 entrevistados – 10% 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

79 Campo dos Goytacazes A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 16 alunos / 03 entrevistados – 20% 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 16 alunos / 03 entrevistados – 20%

80 Maceió A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 50 alunos / 05 entrevistados – 10% 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

81 Natal A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 50 alunos / 05 entrevistados – 10% 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

82 Recife A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 50 alunos / 06 entrevistados – 11% 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

83 Rio de Janeiro 1 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 150 alunos / 15 entrevistados – 10%

84 Rio de Janeiro 2 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 150 alunos / 15 entrevistados – 10%

85 Salvador 1 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 10 entrevistados – 10%

86 Salvador 2 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 10 entrevistados – 10%

87 São Luiz A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

88 Teresina A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

89 Uberlândia 1 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 10 entrevistados – 10%

90 Uberlândia 2 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 10 entrevistados – 10%

91 Vitória A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

92 Volta Redonda A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

93 Belém A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 06 entrevistados – 11% 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

94 Blumenau A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 06 entrevistados – 11% 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

95 Brasília 1 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 14 entrevistados – 14%

96 Brasília 2 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 10 entrevistados – 10%

97 Campo Grande A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 07 entrevistados – 14% 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

98 Campinas 1 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 13 entrevistados – 13%

99 Campinas 2 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 10 entrevistados – 10%

100 Caxias do Sul A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 06 entrevistados – 11% 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

101 Curitiba 1 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 13 entrevistados – 13%

102 Curitiba 2 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 10 entrevistados – 10%

103 Florianópolis A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 06 entrevistados – 11% 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

104 Goiânia A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 06 entrevistados – 11% 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

105 Londrina A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

106 Manaus A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

107 Marília A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

108 Porto Alegre 1 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 10 entrevistados – 10%

109 Porto Alegre 2 A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 100 alunos / 10 entrevistados – 10%

110 Ribeirão Preto A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

111 São José dos Campos A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

112 São Paulo A – Administradores e Gerentes B – Demais Comissionados C – Postos Efetivos e Caixas D – Instrutores 1 – Ruim 2 – Precisa Melhorar 3 – Razoável 4 – Bom 5 – Excelente 50 alunos / 07 entrevistados – 14% 50 alunos / 05 entrevistados – 10%

113 Operacionalização da Proposta de Graduação

114 Proposta legal Acordo de cooperação técnica com o MEC- Universidade Aberta do Brasil Acordo de cooperação técnica com o CEDERJ (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro) e com as Universidades Públicas dos outros 5 Estados do Projeto Piloto

115 Modelagem: Bacharel em Administração (4 anos) Ênfases: Agronegócios e DRS, Gestão Pública, Gestão Bancária e Estratégia Empresarial Previsto: Março/06 Processo seletivo: Vestibular aberto (60% nota da prova, 40% titulação) Projeto piloto: Rio de Janeiro (CEDERJ), Ceará, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Curso de Administração a Distância

116 Bacharelado Gestão Bancária Estratégia Empresarial Gestão Pública Agronegócios DRS Ciclo BásicoÊnfase de Estudos Proposta de implementação da Graduação a distância

117 Implantação do Projeto Piloto nos estados: - Rio de Janeiro500 vagas - Ceará500 vagas - Mato Grosso500 vagas - Pará500 vagas - Rio Grande do Sul500 vagas - Santa Catarina500 vagas Primeira fase março/2006

118 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Universidade Federal Fluminense - UFF - Universidade Federal Rural do RJ - UFRRJ - Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO Cursos em Andamento: Licenciatura em Matemática, Ciências Biológicas, Física, Pedagogia e Informática. Pólos Regionais de Apoio: 26 previstos, sendo 18 em funcionamento. CEDERJ - Consórcio de Universidades Públicas Sediadas no Estado do Rio de Janeiro

119 Rio de Janeiro

120 Ceará

121 Pará

122 Mato Grosso MBA GRADUAÇÃO

123 Rio Grande do Sul

124 Santa Catarina

125 Perguntas ?

126 Obrigado contatos: Antonio Augusto dos Santos Soares tel.: (61) /


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