A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A TUTORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES CATARINENSES Dr.Carlos Alberto de Souza Márcia Melo Bortolato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A TUTORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES CATARINENSES Dr.Carlos Alberto de Souza Márcia Melo Bortolato."— Transcrição da apresentação:

1 A TUTORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES CATARINENSES Dr.Carlos Alberto de Souza Márcia Melo Bortolato

2 O Anuário Brasileiro Estatístico de EaD (2007) - Um (01) em cada 80 brasileiros estudou por EaD no ano de 2006, totalizando alunos a distância em curso de vários tipos O MEC registra 205 cursos de graduação e 246 de pós-graduação a distância no país. A região sul detém 33% dos alunos. Santa Catarina é um dos estados pioneiros na área de EaD Números atuais:

3 A Univali (Universidade do Vale de Itajaí), Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e Unisul (Universidade do Sul) vêm desenvolvendo programas de Educação a Distância e investindo na qualificação de profissionais para acompanhar as atividades de ensino-aprendizagem nessa modalidade em cursos de graduação e pós- graduação. A TUTORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES CATARINENSES

4 Mais que um aspecto estrutural e de assistência ao estudante, a tutoria deve ser vista como o atendimento à educação individualizada, cooperativa e centrada no ato de aprender que coloca à disposição dos estudantes vários recursos que lhes permitem alcançar autonomia para cumprir os objetivos do curso.

5 A TRAJETÓRIA DAS UNIVERSIDADES CATARINENSES: A Educação a Distância na Univali teve início em Em 2005/II, foram atendidos nesta modalidade, alunos, distribuídos em 29 disciplinas e 13 cursos, totalizando 53 turmas. Para criar uma cultura em EaD disponibilizam o AVA (Teleduc) como apoio as disciplinas presenciais, familiarizando docentes e discentes ao ambiente virtual. Atualmente, a instituição utiliza o teleduc como apoio para 1300 turmas, totalizando 10 mil alunos. Além disso, 2500 estudantes estão matriculados em disciplinas semipresenciais (80 turmas).

6 A modalidade de EaD, atende apenas o Curso de Pedagogia-Licenciatura Plena, trabalho iniciado a em alunos. No ano 2000 – alunos e em 2001 esse número é mil. Em agosto/2002, o Curso foi estendido para os Estados de Tocantins, Pará, Amapá, Maranhão e Bahia, atendendo a alunos.

7 A Unisul - iniciou entre 1998 e 99, quando a universidade cria o Programa Unisul Aberta, orientado para a pesquisa em modelos, metodologias e tecnologias aplicadas à Educação a Distância. No ano de 2005, contava com a oferta de oito cursos de graduação, nove pós- graduação, e com alunos a distância. Cria-se então, o Campus UnisulVirtual.

8 Univali - O sistema de EaD era exclusivo para disciplinas da graduação (modelo semipresencial). AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem – 3 a 4 encontros presenciais). Udesc – sistema modular, dois encontros presenciais com o professor da disciplina, um na abertura da disciplina e outro no encerramento, em forma de seminário, que funcionava como avaliação final. Unisul – funciona com disciplinas a distância em cursos presenciais, em graduação e pós-graduação. Para as disciplinas da graduação eram previstos dois encontros presenciais, com uma avaliação presencial. METODOLOGIA DE EAD NAS UNIVERSIDADES CATARINENSES:

9 Na Univali a tutoria é feita exclusivamente pelo professor responsável pela disciplina que, com raras exceções, é o professor conteudista. O departamento de EaD funciona como apoio aos professores-tutores e monitoria para os alunos, resolvendo questões técnicas, administrativas e intercedendo junto ao docente, quando há reclamação formal por parte do aluno. SISTEMA DE TUTORIA:

10 Na Udesc, o professor responsável pela disciplina não faz a tutoria, ele auxilia nas questões de conteúdo quando solicitado. A equipe de tutoria é que faz a interação permanentes com os alunos. Normalmente, atende grupos de vinte a trinta alunos e os acompanha ao longo da graduação, independente da disciplina. O tutor é na pratica uma espécie de professor - presente física e virtualmente.

11 Na Unisul, o trabalho de tutoria está a cargo do professor responsável pela disciplina. Há uma equipe (ECAPE), responsável pela capacitação dos tutores, acompanhamento e avaliação da tutoria. Ela é (era) formada por dezoito monitores e cinco coordenadores, que fazem um trabalho de controle intensivo de todas as operações e interações no AVA.

12 Univali - Formação continuada semestrais. Oficinas pedagógicas Introdução a EaD; Material impresso; AVA; Tutoria e Vídeo Conferência. Udesc faz capacitação prévia em EaD e tutoria. Cada disciplina oferecida aos alunos é inicialmente trabalhada com os tutores - conteúdos disciplinares e métodos em EaD. Unisul - Formação em cursos de férias, pelo AVA, totalmente a distância. A partir de 2006, a Unisul vem oferecendo formação continuada especifica durante o semestre letivo, para os professores-tutores. Oficinas presenciais de 4 horas - atender necessidades detectadas durante a prática. FORMAÇÃO DE TUTORES:

13 REFLEXÃO SOBRE OS MODELOS – visão geral :

14 A Udesc – Atenção permanente ao aluno (presencial e virtualmente). A obrigatoriedade de encontros semanais propicia um relacionamento personalizado e profundo (alunos e tutores). Analisando-se pelo prisma da proximidade e intimidade alunos-tutores, pode-se dizer que a Udesc tem o melhor sistema tutorial. No entanto, outras questões devem ser levadas em conta como, por exemplo, o alto custo para manter tal modelo.

15 A Univali e a Unisul - modelo mais enxuto. Tutoria é feita pelo professor da disciplina. Investindo em formação continuada para esses docentes - qualificação profissional, a superação das barreiras tempo/espaço, integrando alunos e professores na busca de qualidade na EaD. A Univali tem sua equipe de apoio aos professores tutores. Foca a orientação na resolução de problemas apresentados pelos alunos através de reclamações dirigidas ao DEaD (Hoje GEEaD).

16 A Unisul acompanha o desenvolvimento das disciplinas com uma grande equipe de apoio, que controla e orienta os professores tutores em suas atividades. Os dados coletados são constantemente analisados, servindo de base para cursos de formação e aprimoramento. Desta forma são oferecidas oficinas a qualquer momento que se detecte uma necessidade de formação complementar.

17 Conclui-se que a atuação do sistema de tutoria que funcione independente do professor da disciplina, e que atenda a turma de maneira exclusiva e permanente, seria o modelo ideal (modelo Udesc). Nos outros dois sistemas, especialmente, o da Univali é preciso pensar em reforçar a equipe de monitoria/tutoria. Contudo, percebe-se que isso está mudando com a parceria entre a instituição e a Educon. CONCLUSÃO:

18 Obrigado! AUTORES: Dr.Carlos Alberto de Souza – Univali – Márcia Melo Bortolato –


Carregar ppt "A TUTORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES CATARINENSES Dr.Carlos Alberto de Souza Márcia Melo Bortolato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google