A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

* Sesimbra típica vila piscatória, situada no extremo sudoeste da Serra da Arrábida. * Existem antecedentes históricos que remontam aos povos celtas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "* Sesimbra típica vila piscatória, situada no extremo sudoeste da Serra da Arrábida. * Existem antecedentes históricos que remontam aos povos celtas,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 * Sesimbra típica vila piscatória, situada no extremo sudoeste da Serra da Arrábida. * Existem antecedentes históricos que remontam aos povos celtas, mercadores e fenícios, romanos e mouros. * Conquistada aos sarracenos em 1165 por D. Afonso Henriques, teve a sua 1ª Carta de Foral em 1201, concedida por D. Sancho I, sendo elevada a Vila em 1323, no reinado de D. Dinis. * Importante centro náutico e piscatório, teve grande influência na época dos descobrimentos. Hoje em dia é um importante centro piscatório e turístico, com praias ímpares em beleza, paisagens deslumbrantes e gastronomia com aromas e sabores requintados.

4

5 * Conquista da região de Sesimbra por D. Afonso Henriques Investida Almóada sobre o Castelo de Sesimbra e consequente tomada Reocupação da região por colonos francos, sob ordens de D. Sancho I; Atribuição do primeiro foral por D. Sancho I à vila de Sesimbra; Doação do Castelo de Sesimbra e do seu termo à Ordem Militar de Santiago, por D. Sancho II; Fundação da freguesia de S. Lourenço de Vila Nogueira (Azeitão); Concessão do segundo foral por D. Manuel I; Fundação da Freguesia de Santiago, em Sesimbra; Separação do termo da freguesia de S. Lourenço de Vila Nogueira (Azeitão); Fundação da Freguesia da Quinta do Conde, no Diário da República II Série N.º 270.

6 * Sebastião Rodrigues Sermenho * Sande de Vasconcelos * António Pinto Leão de Oliveira * António Duarte Ramada Curto * Joaquim Marques Pólvora * Dr. António Peixoto Correia * Joaquim Preto Brandão * Dr. Aníbal Esmeriz * Manuel Fernandes Marques * Dr. Alberto Leite * Eduardo da Cunha Serrão * José Augusto de Andrade Júnior (Zé Preto) * Rafael Alves Monteiro

7 * Criada em 8 de abril de 1536, a freguesia de Santiago tem 1,99 quilómetros quadrados e 4841habitantes (Censos 2011) - compreende aproximadamente o espaço urbano da vila de Sesimbra. * Teve origem quando a população saiu do perímetro do Castelo e fixou raízes na Póvoa Ribeirinha. Possui monumentos e edifícios de grande interesse como a Fortaleza de Santiago, a Igreja Matriz e a Capela do Espírito Santo dos Mareantes.

8 Património Cultural e Edificado: Igreja matriz de S. Tiago, Fortaleza de S. Tiago e capelas do Espírito Santo dos Mareantes, de S. Sebastião e Misericórdia. Outros Locais de interesse turístico: Além dos mencionados em património cultural e edificado é de salientar a Casa do Bispo, Paços do Concelho e pelourinho Municipal. Gastronomia: Caldeirada, sardinhas assadas, mariscos (variados) peixe-espada branco e preto, além de outros peixes.

9

10 * A Freguesia de Nossa Senhora do Castelo foi criada em 27 de Maio de É a maior do concelho em território, com 178,77 quilómetros quadrados, e a segunda em população, com habitantes (censos 2011). * Abrange o território rural desde o Cabo Espichel ao Arneiro, a Norte, e até à Quinta do Conde, a nascente. Mais a Sul, os seus limites vão até ao Fojo, na Serra da Arrábida. * Nesta freguesia encontra-se o conjunto medieval constituído pelo Castelo de Sesimbra e o Santuário de Nossa Senhora do Cabo.

11 A Freguesia de Nossa Senhora da Consolação do Castelo abrange o território rural, numa área bastante ampla que se estende, grosso modo, do Cabo Espichel ao Arneiro, a norte; daqui à Quinta do Conde a nascente; daí à Azenha da Ordem; e enfim, mais a sul, ao Fojo, já nos contrafortes da Serra da Arrábida. A Freguesia do Castelo do concelho de Sesimbra está intimamente ligada com a história da Nacionalidade, tendo sido conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques no ano de O seu castelo foi povoado por uma colónia de Francos desde os finais do século XII, talvez desde 1166, em torno da Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo.

12

13 * As primeiras notas deste registo cingem-se a alguns aspetos geográficos desta jovem vila e à génese do seu topónimo, isto é, a origem do seu nome. Sabe-se que a última questão é das primeiras que surge quando se aborda a formação da localidade. * A Quinta do Conde é uma vila, situada no extremo nordeste do município de Sesimbra, na confluência dos concelhos de Setúbal, Palmela, Barreiro e Seixal. Tem uma localização perfeitamente centralizada na Península de Setúbal. A freguesia tem uma área de 1438 hectares e habitantes (Censos de 2011) e inclui ainda os núcleos das Fontainhas, Casal do Sapo e Courelas da Brava.

14 Situada na zona nordeste do concelho, precisamente no centro da Península de Setúbal, surgiu no início da década de setenta, a partir do parcelamento clandestino de uma propriedade rústica e consequente venda de lotes onde os novos proprietários foram construindo moradias. Uma génese ilegal, resultado da enorme crise habitacional que o país enfrentou nessa altura. Em 1985, foi elevada a freguesia e dez anos depois passou a vila. Além da sede, comporta os núcleos urbanos de Casal do Sapo, Fontainhas e Courelas da Brava.

15

16 Artur Pereira Freg. Santiago Conceição Gonçalves Freg. Santiago Miguel Carvalho Freg. Santiago Anselmo Raimundo e Mário Marta Freg. Castelo José Anselmo Freg. Qtª Conde Germano Barros Freg. Qtª Conde

17 * Francisco Luis Eduardo Amigo Assembleia Municipal Deputados Lobo da Silva

18

19 António Salgueiro Vice Presidente CPD Pedro dÓ Ramos Presidente CPD Paulo Ribeiro Vice Presidente CPD

20 Pedro dÓ RamosBruno VitorinoMercês Borges Paulo Ribeiro Nuno Matias

21


Carregar ppt "* Sesimbra típica vila piscatória, situada no extremo sudoeste da Serra da Arrábida. * Existem antecedentes históricos que remontam aos povos celtas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google