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Interpolação de imagem

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Apresentação em tema: "Interpolação de imagem"— Transcrição da apresentação:

1 Interpolação de imagem
A interpolação ou reamostragem de imagens é amplamente utilizada em processamento de imagens e vídeos. Ela é utilizada para ampliar, reduzir, e rotacionar imagens. Também é utilizada para criar efeitos como “morphing/warping”, para corrigir distorção da lente, para fazer interpolação de cores nos dispositivos para aquisição de imagens (câmeras, scanners,etc),

2 Interpolação de imagem
para registrar imagens (criar uma única imagem “grudando” duas ou mais imagens), estabilizar tremor da câmera de vídeo, para corrigir a movimentação do paciente em imagens médicas, para normalizar imagens médicas que envolvem vários sujeitos, etc.

3 Interpolação de imagem
Interpolação – processo em que valores conhecidos são usados para estimar valores desconhecidos

4 Interpolação de imagem
Ampliação da imagem baseada no Método do vizinho mais próximo: atribui a cada nova posição o valor do pixel do seu vizinho mais próximo na imagem original replicação de pixels – caso especial quando zoom é um numero inteiro de vezes (2, 3 , 4..)

5 Interpolação de imagem
Considere uma imagem 500x500 e uma ampliação para 750x750; Imagine um grid 750x750 com o mesmo espaçamento de pixels; Reduza o grid para se sobrepor a imagem de 500x500; Atribua a cada posição do grid 750x750 um valor de pixel mais próximo na imagem original; Expanda o grid 750x750 para seu espaçamento original

6 Interpolação VMP Efeito de blocos Processamento rápido
Não cria novos valores de NC (mantém estatísticas da imagem)

7 Interpolação de imagem
Exemplo considerando uma ampliação de duas vezes: Considere a imagem .....f(i,j) f(i,j+1) .....f(i+1,j) f(i+1,j+1) ..... acrescentando linhas e colunas de zeros, obtemos: .....f(i,j) f(i,j+1) .... f(i+1,j) f(i+1,j+1)

8 Após a interpolação temos a imagem reconstruída em tamanho duplicado.
Interpolação de imagem Após a interpolação temos a imagem reconstruída em tamanho duplicado. .....f(i,j) f(i,j) f(i,j+1) f(i,j) f(i,j) f(i,j+1) .... f(i+1,j) f(i+1,j) f(i+1,j+1) Obs: a média dos níveis de cinza da imagem ampliada se mantém constante. A técnica é simples mas pode produzir artefatos e distorções em linhas retas.

9 Interpolação Bilinear
O valor obtido pela média ponderada dos NCs dos pontos E e F é transferido para a posição X Efeito de suavização devido a operação de média Imagine xA = 5; xB=6 e xE = 5.4 e A = 100 e B = 200 entao 100* *0.6 = 120 = E

10 Interpolação de imagem
Exemplo Ampliação da imagem com interpolação bilinear com zoom = 2 Considere a imagem: .....f(i,j) f(i,j+1) .....f(i+1,j) f(i+1,j+1) ..... Acrescente linhas e colunas conforme ilustração .....f(i,j) a f(i,j+1) b c d .... f(i+1,j) e f(i+1,j+1) Substitua: a = (f(i,j) + f(i,j+1)) / 2 e = (f(i+1,j) + f(i+1,j+1)) / 2 b = (f(i,j) + f(i+1,j)) / 2 d = (f(i,j+1) + f(i+1,j+1)) / 2 c = (f(i,j) + f(i,j+1) + f(i+1,j) + f(i+1,j+1)) / 4

11 Efeitos da Interpolação
Bilinear VMP 1/2X 2X

12 Interpolaçao de Imagens
Replicaççã de pixels

13 Exercício Faça uma função em Matlab que execute a ampliação e a redução de imagens monocromáticas (considere também fatores de ampliação não inteiros) usando o método dos vizinhos mais próximos e outra usando interpolação bilinear.

14 Topologia da Imagem Digital – Vizinhança de um pixel
a) Vizinhança-4 de um pixel p (N4(p)) Um pixel p na coordenada (x,y) tem 4 vizinhos cujas coordenadas são dadas por (x+1, y), (x-1, y), (x, y+1), (x, y-1) b) Vizinhança diagonal de um pixel p (ND(p)) Um pixel p na coordenada (x,y) tem 4 vizinhos na diagonal cujas coordenadas são dadas por (x+1, y+1), (x+1, y-1), (x-1, y+1), (x-1, y-1) c) Vizinhança-8 de um pixel p (N8(p)) O 8-vizinhos de um pixel p é o conjuntos dos N4(p) e dos ND(p).

15 Topologia da Imagem Digital – Adjacencia
Dois pixels p e q estão adjacentes se são vizinhos (segundo um tipo de vizinhança adotada) e se seus elementos satisfazem um determinado critério de similaridade (cor, intensidade de cinza, textura);

16 Topologia da Imagem Digital – Adjacencia
Seja V o critério de similaridade. Tipos de adjacência: Adjacencia-4: dois pixels p e q são adjacentes-4 se satisfazem V e q ϵ N4(p); Adjacencia-8: dois pixels p e q são adjacentes-8 se satisfazem V e q ϵ N8(p); Adjacencia-m: dois pixels p e q são adjacentes-m se satisfazem V e se q ϵ N4(p) ou q ϵ ND(p) e N4(p) ∩ N4(q) não possuem pixels que satisfazem V.

17 Topologia da Imagem Digital – Adjacencia
A adjacencia-m é uma modificação da adjacencia-8; Útil para eliminar ambigiudades que ocorrem quando adjacencia- 8 é usada.

18 Topologia da Imagem Digital – caminho
Um caminho de um pixel p com coordenadas (x0,y0) a um pixel q com coordenadas (xn,yn) é uma sequencia de pixels distintos com coordenadas: (x0,y0), (x1, y1),….. (xn,yn) em que (xi,yi) e (xi-1,yi-1) são adjacentes para 1≤ i ≤ n n é o comprimento do caminho

19 Topologia da Imagem Digital – caminho
Um caminho é fechado se (x0,y0) = (xn,yn). Um caminho pode ser classificado como caminho-4, caminho-8 ou caminho-m, dependendo do tipo de adjacencia especificada.

20 Topologia da Imagem Digital – Conectividade
Conectividade entre pixels é um conceito importante usado para estabelecer os limites dos objetos e as componentes de uma imagem. Seja S um subconjunto de pixels da imagem. Dois pixels p e q são conectados em S se existir um caminho entre eles, tal que todos os pixels do caminho pertencem a S; S pode conter uma ou mais componentes conectadas (regiões);

21 Topologia da Imagem Digital – Conectividade
Duas regiões R1 e R2 são adjacentes se pelo menos um pixel de R1 for adjacente a R R1 e R2 são adjacentes para adjacencia-8; caso contrario elas são disjuntas

22 Topologia da Imagem Digital -
Rotular Componentes Conectadas Considere que as componentes sejam 4-conectadas: r t p Seja p um pixel a ser analisado. A varredura se dá da esquerda para a direita, de cima para baixo. Seja r e t o pixel de cima e a esquerda respectivamente. Dada a natureza da varredura, r e t já foram rotulados se satisfizeram o critério de similaridade (Cs=1; considere que estamos tratando com uma imagem binária).

23 Topologia da Imagem Digital – Rotular Componentes Conectadas
Procedimento: Se p = 0 então verifica o próximo pixel; Se p =1, examina r e t Se (r = 0 e t = 0) então rotula p com novo rótulo; Se ( r = 1 e t = 0) ou (r = 0 e t = 1) rotula p com o rótulo de r ou de t; Se (r = 1 e t = 1) e possuem o mesmo rótulo então rotula p com este rótulo; Se (r = 1 e t = 1) e possuem rótulos diferentes então rotula p com um dos rótulos e indica equivalência de rótulos;

24 Topologia da Imagem Digital – Rotular Componentes Conectadas
No final do processo todos os pixels que satisfazem o critério de similaridade estarão rotulados, mas alguns com rótulos equivalentes. Neste caso: transformar todos os pares de rótulos equivalentes em classes de equivalência, atribuindo um rótulo diferente para cada classe; varrer novamente a imagem e substituir cada rótulo pelo rótulo atribuído a sua classe de equivalência.

25 Topologia da Imagem Digital – Rotular Componentes Conectadas
Considere Cs={1} e a imagem abaixo: Componentes 4-conectadas: A A 0 A A 0 0 0 B 0 0 0 0 0 0 B B 0 C D D Os rótulos C e D são equivalentes. Temos, portanto, 3 componentes 4-conectadas. Como o procedimento de rotular deve ser alterado para obtermos componentes 8-conectadas???

26 Exercício Usando o Matlab, escreva duas funções para rotular imagens binárias, uma para componentes 4-conectas e outra para componentes 8-conectadas (ou uma função cuja conectividade entra como parametro). A função deve retornar o numero de componentes conectadas. Cada componente conectada rotulada deve ser mostrada com uma cor diferente para facilitar a identificação das regiões na imagem.

27 Topologia da Imagem Digital Contorno ou borda
Contorno de uma região R é o conjunto de pixels em R que tem pelo menos um vizinho no fundo da imagem (background). A adjacência deve ser definida para se definir a conectividade é borda se adjacência com fundo for

28 Topologia da Imagem Digital Medidas de Distancia
Para os pixesl x, y e z com coordenadas (x1,x2), (y1,y2) e (z1,z2) respectivamente, D é uma função de distância ou métrica se: D(x,y) >= 0 (não-negatividade) (D(x,y) = 0 se e somente se x=y (identidade) D(x,y) = D(x,y) (simetria) D(x,z) <= D(x,y) + D(y,z) (desigualdade triangular)

29 Topologia da Imagem Digital Medidas de Distancia
Familia Minkowski

30 Topologia da Imagem Digital Medidas de Distancia
Distância Euclidiana (p = 2): De(x,y) = [(x1-y1)2 + ( x2-y2)2]1/2 Manhattan ou City-block distance ou (p = 1): D4(x,y) = |x1-y1| + |x2-y2| Chebychev ou Chessboard distance ( p = α): D8(x,y) = max(|x1-y1|, |x2-y2|)

31 Topologia da Imagem Digital Medidas de Distancia

32 Topologia da Imagem Digital Medidas de Distancia
ξ é o raio de consulta ξ nodo é o raio de abrangência de um nó sendo avaliado Se o nó avaliado poder ser descartado


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