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PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS OCIOSAS DA UFU EM 2012-1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.

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1 PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS OCIOSAS DA UFU EM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos

2 A Diretoria de Processos Seletivos da Universidade Federal de Uberlândia – DIRPS apresenta, neste Manual do Candidato, informações sobre o Processo Seletivo para preenchimento das vagas ociosas da UFU em – Portador de Diploma de Curso de Graduação. Esse manual visa complementar e dar destaque às informações contidas no edital do Processo Seletivo para preenchimento das vagas ociosas , divulgado no endereço eletrônico O candidato deve ler atentamente este manual e o edital do Processo Seletivo para Preenchimento das vagas ociosas em 2012, pois tais documentos fornecem as instruções e procedimentos de participação dos candidatos no referido processo. DIRPS/UFU 2

3 Orientações para a Prova de Redação Para os cursos que exigem Provas de Habilidades Específicas Realização da Prova de Redação Resultado Parcial do Portador de Diploma de Curso de Graduação Documentação Motivos para desclassificação do candidato Desempate, Resultados e Chamadas Sucessivas Matrículas Documentos para matrícula Reitoria e Diretoria de Processos Seletivos Processo Seletivo – Vagas Ociosas / Datas importantes Portador de Diploma de Curso de Graduação Dos candidatos... Candidatos com necessidades especiais Taxas para Portador de Diploma de Curso de Graduação Isenção Conferência dos dados da inscrição Processo para Portador de Diploma de Curso de Graduação 3

4 Reitoria Diretoria de Processos Seletivos PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS Prof. Dr. Alberto Martins da Costa PREFEITO UNIVERSITÁRIO Prof. Dr. Renato Alves Pereira DIRETORIA DE PROCESSOS SELETIVOS Prof. Dr. Gilmar da Cunha Sousa Prof. Ms. Cláudio Camargo Rodrigues Prof. Dr. Cláudio Luiz Miotto Profª. Drª. Maura Alves de Freitas Rocha Prof. Dr. Paulo Cézar Simamoto Júnior Prof. Ms. Paulo Rodolfo da Silva Leite Coelho REITOR Prof. Dr. Alfredo Júlio Fernandes Neto VICE-REITOR Prof. Dr. Darizon Alves de Andrade PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO Prof. Dr. Waldenor Barros Moraes Filho PRÓ-REITOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Prof. Dr. Alcimar Barbosa Soares PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Prof. Dr. Valder Steffen Júnior PRÓ-REITOR DE RECURSOS HUMANOS Prof. Dr. Sinésio Gomide Júnior 4

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6 Portador de Diploma de Curso de Graduação agende-se PROCEDIMENTOS E EVENTOS DATAHORÁRIO LOCAL OU MEIO Período de Inscrições 09 a 13 de novembro de No endereço eletrônico Impressão do boleto bancário e pagamento da taxa Até 14 de novembro de e rede bancária respectivamente. Confirmação da Inscrição 16 de novembro de 2011 a partir das 17h Solicitação de retificação dos dados da inscrição 16 de novembro de www.ingresso.ufu.br Impressão da Ficha de Identificação do Candidato 17 de novembro de 2011 a partir das 17h 6

7 PROCEDIMENTOS E EVENTOS DATAHORÁRIO LOCAL OU MEIO Realização da Prova Escrita 20 de novembro de 2011 Das 14h às 16h. A ser divulgado na Ficha de Identificação do Candidato Resultado parcial 25 de novembro de 2011 A partir das17h no endereço eletrônico e nos murais da PROGRAD Entrega dos Documentos para análise 30 de novembro de 2011 De 08 às 11h e de 13h30min às 16h Uberlândia: auditório do bloco 3C (Biblioteca) – Campus Santa Mônica. Pontal: Rua 20, nº 1600 Bairro Tupã, CEP Divulgação dos resultados da análise de documentação 14 de dezembro de 2011 A partir das 17h. No endereço eletrônico Portador de Diploma de Curso de Graduação agende-se 7

8 PROCEDIMENTOS E EVENTOS DATAHORÁRIO LOCAL OU MEIO Entrega dos recursos referentes à análise de documentação 15 de dezembro de 2011 Das 9h às 11h. Setor de Atendimento ao Público da DIRPS, no Bloco 1A, térreo, do Campus Santa Mônica Resposta aos recursos 16 de dezembro de 2011 A partir das 17h No endereço eletrônico Classificação geral final 20 de dezembro de 2011 A partir das 20h No endereço eletrônico Matrículas 1ª chamada 10 e 11 de janeiro de ª chamada 17 de janeiro de Das 8h às 11h e de 13h30 às 16h. Das 13h30 às 15h30. Uberlândia: auditório A e B do bloco 5O – Campus Santa Mônica. Pontal: Rua 20, nº 1600 Bairro Tupã, CEP Uberlândia: Setor de Matrículas – Bloco 1A –Sala 1A134 – andar térreo – Campus Mônica. Pontal: Rua 20, nº 1600 Bairro Tupã, CEP – 402 (Das 8h às 11h e de 13h30 às 16h) Portador de Diploma de Curso de Graduação agende-se 8

9 Para Participar no Processo Seletivo o CANDIDATO deve obedecer às seguintes exigências: ter concluído um curso de Graduação e possuir o respectivo diploma; apresentar diploma reconhecido no Brasil caso seja CANDIDATO estrangeiro ou brasileiro, com diploma expedido por Universidade estrangeira; em qualquer caso, o CANDIDATO submeter-se-á a todas as adaptações que forem determinadas de modo a cumprir o fluxo curricular do curso que pretende seguir. 9

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11 NÃO SERÁ PERMITIDA a transferência do valor pago como taxa de inscrição para outra pessoa, assim como a transferência da inscrição para pessoa diferente daquela que a realizou e, em nenhuma hipótese, a taxa de inscrição será devolvida. 11

12 Candidato oriundo de família de baixa renda poderá solicitar isenção do pagamento de taxa de inscrição, nos termos do Decreto nº , de 2 de outubro de 2008 e Decreto nº , de 26 de junho de 2007, se estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

13 A Ficha de Identificação do Candidato, devidamente assinada pelo candidato, deverá ser entregue no local de realização da prova, quando deverá ser apresentado um Documento de Identidade original. 13

14 2 O Processo Seletivo de Portador de Diploma de Curso de Graduação será estruturado em 2 etapas: Para todos os cursos, será realizada uma prova de redação com o valor de 100 (cem) pontos. Na prova de Redação será avaliada a capacidade de o candidato produzir textos em diferentes gêneros: notícia, relato, carta argumentativa, carta pessoal, editorial, texto de opinião, resumo. Prova de Redação 14

15 Análise Documental 15

16 notícia, relato, carta argumentativa, carta pessoal, editorial, texto de opinião, resumo Na prova de Redação poderão ser exigidos os seguintes gêneros: notícia, relato, carta argumentativa, carta pessoal, editorial, texto de opinião, resumo e serão apresentadas duas situações que servirão de motivação para o texto a ser produzido. O candidato deverá optar por uma delas. 25 O candidato deverá restringir-se à situação escolhida, escrevendo de forma legível e utilizando no mínimo 25 (vinte e cinco) linhas para não perder pontos relativos à quantidade de linhas. O título da Redação e a situação escolhida deverão ser colocados nos locais apropriados, na Folha de Redação. A Folha de Redação terá 21 cm na horizontal e 18,6 cm na vertical, com 31 (trinta e uma) linhas espaçadas de 0,6 cm. O candidato deverá utilizar o espaço apropriado, na Folha de Resposta, para a escrita da Redação definitiva. Se desejar, poderá fazer rascunho no caderno de questões. Só serão consideradas redações feitas com caneta esferográfica (tinta azul), sendo de inteira responsabilidade do candidato, trazer a caneta para realizar a redação. O candidato não deverá destacar nenhuma parte da Folha de Resposta da Redação e nem escrever nos espaços reservados à UFU. 16

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18 Instruções e Normas Adicionais 18

19 O candidato poderá ser fotografado e ter colhidas as suas impressões digitais para efeitos de identificação. O candidato deverá verificar se os dados contidos na Folha de Resposta (nome, número de inscrição, numero de documento de identidade) correspondem aos de sua inscrição. Não será fornecida folha adicional de Resposta em razão de falha do candidato. 19

20 Somente será permitido o uso de aparelho auditivo àqueles candidatos que tiverem declarado necessidade auditiva no ato da inscrição e enviado comprovação médica. O aparelho poderá ser usado somente nos momentos em que seja necessária a comunicação verbal entre o fiscal e o candidato. O candidato terá, automaticamente, sua prova anulada e será retirado do local de sua realização, caso esteja portando – durante a realização da prova -, mesmo que desligado, qualquer aparelho eletrônico ou de telecomunicações. A Universidade Federal de Uberlândia – UFU – não se responsabilizará pelo paradeiro de material de utilização proibida no local de realização das provas que seja trazido pelos candidatos aos locais de provas. O candidato que provocar qualquer tumulto, prejudicando o regular andamento das provas, ou se recusar a atender àquilo que lhe for solicitado pelos fiscais, terá sua prova anulada e será retirado da sala de provas. Nos locais onde estiver realizando a prova, o candidato deverá permanecer por, pelo menos, uma hora após o início da prova. 02 O tempo máximo para realização da prova será de 02 (duas) horas. OBS.: OBS.: Não será permitido ao candidato fumar durante a realização das provas, de acordo com a legislação vigente (Art. 2º da Lei 9.294, de 15/07/1996 e Art. 3º do Decreto 2.018, de 01/10/1996). 20

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22 O CANDIDATO deverá entregar pessoalmente, ou por meio do seu procurador legalmente constituído, a documentação necessária para a etapa de Análise Documental. 22 Uberlândia: Dia 30/11/2011 – 08h ás 11h e 13h 30min ás 16h – auditório 3C (Biblioteca) – Campus Santa Mônica Pontal: Dia 30/11/ h ás 11h e 13h 30min ás 16h – Rua 20 nº1600 – Bairro Tupã – CEP Uberlândia: Dia 30/11/2011 – 08h ás 11h e 13h 30min ás 16h – auditório 3C (Biblioteca) – Campus Santa Mônica Pontal: Dia 30/11/ h ás 11h e 13h 30min ás 16h – Rua 20 nº1600 – Bairro Tupã – CEP

23 23 Os documentos a serem entregues para a etapa de análise de documentação deverão ser encadernados na ordem abaixo, com cada página rubricada e numerada sequencialmente. O CANDIDATO deverá preencher no ato da inscrição a folha do check-list, imprimir, declarar o número total de páginas que está entregando, assinar e datar:

24 Não serão aceitos documentos para análise das coordenações de curso enviados via correios ou por terceiros sem a devida procuração. Somente serão analisados os conjuntos de documentos que estiverem completos de acordo com o edital. 24

25 Caso haja candidatos empatados na Classificação Final, terá preferência, na seguinte ordem, o candidato que: 1.Tiver maior carga horária dispensada em disciplinas obrigatórias, agrupadas em períodos conforme fluxograma curricular; 2.Necessitar de menor tempo para concluir o curso pretendido; 3.maior ER (escore de redação); 4.tiver mais idade. A classificação geral final dos CANDIDATOS obedecerá à ordem decrescente dos EFT´s. 25

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28 a) Histórico Escolar do Ensino Superior : duas fotocópias legíveis; b) Diploma de Ensino Superior devidamente registrado: duas fotocópias legíveis; c) Certidão do Registro Civil : duas fotocópias legíveis (nascimento ou casamento); d) Cédula de Identidade: duas fotocópias legíveis; e) CPF : uma fotocópia; f) Título de Eleitor : uma fotocópia legível e comprovante de votação (para maiores de 18 anos); g) Certificado Militar: uma fotocópia legível (para maiores de 18 anos do sexo masculino); h) Parecer de equivalência de estudos da Secretaria de Estado da Educação : duas fotocópias legíveis, para o candidato aprovado que tenha concluído estudos equivalentes ao Ensino Superior no exterior; i) Documentos em língua estrangeira : duas fotocópias legíveis, que devem estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhadas da respectiva tradução oficial. 28

29 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos 29


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