A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A atividade agrícola e o espaço agrário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A atividade agrícola e o espaço agrário"— Transcrição da apresentação:

1 A atividade agrícola e o espaço agrário
Prof. Bruno Batista

2 A agropecuária É uma atividade primária;
É obtida de forma muito heterogênea no mundo – países desenvolvidos com agricultura moderna, e países subsenvolvidos com a agricultura se modernizando ou com sistemas rudimentares. A modernização do campo tem gerado o êxodo rural. Os países ricos produzem o que querem, e adquirem dos países pobres o que lhes falta. Nesse sentido o campo nos países pobres é submetido aos interesses dos países ricos.

3 A agropecuária Neste sentido, o campo nos países pobres nem sempre atende as demandas alimentares da população. Desse fato emerge a fome. Outro problema, é a má distribuição de terras nos países pobres. A concentração de terras aliada a monocultura, leva a necessidade de distribuição de terras, para que haja uma produção de alimentos que vise também o mercado interno. Hoje em dia, o campo se submete a cidade, pois é ela quem dita o que deve ser produzido.

4 Os sistemas agrícolas Os sistemas agrícolas podem ser classificados em extensivos ou intensivos. Extensiva Intensiva Baixa produtividade; Agricultura tradicional; Técnicas arcaicas; Baixo índice de exploração da terra; Rotação de terras Mão-de-obra desqualificada Alta Produtividade; Agricultura moderna; Mecanização; Alto índice de exploração da terra; Rotação de culturas; Mão-de-obra qualificada

5 Os sistemas agrícolas Jardinagem Origem no Sul e Sudeste Asiático;
Mão-de-obra numerosa; Praticado em pequenas e médias propriedades Alta produtividade (pela seleção de sementes, técnicas de preservação do solo, etc.) Produção voltada para o mercado interno

6 Os sistemas agrícolas Plantation
- Agricultura herdada do período colonial na América latina, África e sul e sudeste da Ásia; Antes era numerosa mão-de-obra escrava, atualmente é assalariada em alguns casos, mas ainda persiste o trabalho escravo ou de semi-escravidão. Uso de técnicas rudimentares; Grande número de mão-de-obra em geral desqualificada; Ocorre em grandes propriedades; No Brasil destaque para a produção de cana-de-açúcar e café, além da cacau, da banana e do algodão.

7 As diferenças entre ricos e pobres
Desenvolvidos Subdesenvolvidos Agricultura intensiva Intensiva e extensiva Pequena mão-de-obra De pequena a grande Mercado interno e externo Mercado externo Pouca participação no PIB De pequena a grande participação no PIB

8 A agricultura no Brasil
Já foi a principal atividade econômica brasileira; Emprega cerca de 25% da PEA; Gera aproximadamente 8% do PIB;

9 A agricultura no Brasil
Grande parte da produção é feita de forma extensiva, embora a produção intensiva esteja cerscendo, e com ela cresce também a produtividade.

10 Nossos produtos agrícolas
Soja: É o principal produto agrícola brasileiro; No sul do país é plantada em rotação com o trigo, no Centro-Oeste em rotação com o milho; O Centro-Oeste e o Sul são os maiores produtores, sendo o estado de Mato Grosso, o maior produtor do país. A produção da soja no Brasil está intimamente ligada a modernização do campo, (trangênicos no RS); O Brasil produz no período de entressafra dos países do Hemisfério Norte.

11 Nossos produtos agrícolas
Cana-de-açúcar: Início da colonização, na Zona da Mata; Sistema de plantation, com a presença do latifúndio, além da expansão da monocultura e do trabalho escravo, traço que em boa parte se mantém na organização social e econômica da região. Na década de 1930, com a crise no café, a cana-de-açúcar passou a ser a alternativa de São Paulo; Cresce a produção na década de 70 em função da crise do petróleo, e da criação do pró-alcool; A produção de álcool gerou concentração de terras em São Paulo.

12 Nossos produtos agrícolas
Laranja: Até a década de 1960 estava praticamente restrita ao abastecimento do mercado nacional, na forma de fruta in natura; Com o beneficiamento da fruta, o Brasil passou a exportar suco de laranja para os EUA, devido a queda na produção na Flórida; Hoje em dia o Brasil é o maior exportador de laranja do mundo. Só o estado de São Paulo, era em 1999, era responsável por 35% da produção de laranja no mundo.

13 Nossos produtos agrícolas
Café: Este produto chegou ao Brasil no início do século XVIII. Primeiramente foi plantado no Norte e Nordeste do país, chegando por volta de 1790, ao Vale do Paraíba em São Paulo (terra roxa); Mesmo tendo nascido sob a estrutura do sistema de plantation, o café foi responsável pela adoção de trabalho assalariado; Com os capitais gerados pelo café, foram construídas ferrovias, portos, indústrias, e etc.; Hoje Minas Gerais seguido do Espírito Santo tal situação, saindo, portanto, de uma área passível de ocorrência de geada.

14 Nossos produtos agrícolas
Cacau: Esta é uma planta oriunda da Amazônia, porém seu cultivo comercial mais acentuado foi direcionado ao Sul da Bahia, através do sistema de plantation. O Brasil já foi principal produtor e exportador de cacau do mundo, porém, hoje ocupa uma posição intermediária, devido a falta de investimentos em capital e tecnologia. A área cultivada de cacau aumentou nos últimos anos, porém é acompanhada por uma queda na produtividade gerada por uma praga conhecida como vassoura de bruxa.

15 Estrutura agrária

16 Estrutura agrária


Carregar ppt "A atividade agrícola e o espaço agrário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google