A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista."— Transcrição da apresentação:

1 A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista

2 A agropecuária - É uma atividade primária; - É obtida de forma muito heterogênea no mundo – países desenvolvidos com agricultura moderna, e países subsenvolvidos com a agricultura se modernizando ou com sistemas rudimentares. - A modernização do campo tem gerado o êxodo rural. - Os países ricos produzem o que querem, e adquirem dos países pobres o que lhes falta. Nesse sentido o campo nos países pobres é submetido aos interesses dos países ricos.

3 A agropecuária - Neste sentido, o campo nos países pobres nem sempre atende as demandas alimentares da população. Desse fato emerge a fome. - Outro problema, é a má distribuição de terras nos países pobres. A concentração de terras aliada a monocultura, leva a necessidade de distribuição de terras, para que haja uma produção de alimentos que vise também o mercado interno. - Hoje em dia, o campo se submete a cidade, pois é ela quem dita o que deve ser produzido.

4 Os sistemas agrícolas - Os sistemas agrícolas podem ser classificados em extensivos ou intensivos. ExtensivaIntensiva - Baixa produtividade; - Agricultura tradicional; - Técnicas arcaicas; - Baixo índice de exploração da terra; - Rotação de terras - Mão-de-obra desqualificada - Alta Produtividade; - Agricultura moderna; - Mecanização; - Alto índice de exploração da terra; - Rotação de culturas; - Mão-de-obra qualificada

5 Os sistemas agrícolas Jardinagem - Origem no Sul e Sudeste Asiático; - Mão-de-obra numerosa; - Praticado em pequenas e médias propriedades - Alta produtividade (pela seleção de sementes, técnicas de preservação do solo, etc.) - Produção voltada para o mercado interno

6 Os sistemas agrícolas Plantation - Agricultura herdada do período colonial na América latina, África e sul e sudeste da Ásia; - Antes era numerosa mão-de-obra escrava, atualmente é assalariada em alguns casos, mas ainda persiste o trabalho escravo ou de semi- escravidão. - Uso de técnicas rudimentares; - Grande número de mão-de-obra em geral desqualificada; - Ocorre em grandes propriedades; - No Brasil destaque para a produção de cana-de- açúcar e café, além da cacau, da banana e do algodão.

7 As diferenças entre ricos e pobres DesenvolvidosSubdesenvolvidos Agricultura intensivaIntensiva e extensiva Pequena mão-de-obraDe pequena a grande Mercado interno e externo Mercado externo Pouca participação no PIB De pequena a grande participação no PIB

8 A agricultura no Brasil -Já foi a principal atividade econômica brasileira; - Emprega cerca de 25% da PEA; - Gera aproximadamente 8% do PIB;

9 A agricultura no Brasil - Grande parte da produção é feita de forma extensiva, embora a produção intensiva esteja cerscendo, e com ela cresce também a produtividade.

10 Nossos produtos agrícolas Soja: -É o principal produto agrícola brasileiro; -No sul do país é plantada em rotação com o trigo, no Centro-Oeste em rotação com o milho; - O Centro-Oeste e o Sul são os maiores produtores, sendo o estado de Mato Grosso, o maior produtor do país. - A produção da soja no Brasil está intimamente ligada a modernização do campo, (trangênicos no RS); - O Brasil produz no período de entressafra dos países do Hemisfério Norte.

11 Nossos produtos agrícolas Cana-de-açúcar: - Início da colonização, na Zona da Mata; - Sistema de plantation, com a presença do latifúndio, além da expansão da monocultura e do trabalho escravo, traço que em boa parte se mantém na organização social e econômica da região. -Na década de 1930, com a crise no café, a cana-de- açúcar passou a ser a alternativa de São Paulo; - Cresce a produção na década de 70 em função da crise do petróleo, e da criação do pró-alcool; - A produção de álcool gerou concentração de terras em São Paulo.

12 Nossos produtos agrícolas Laranja: -Até a década de 1960 estava praticamente restrita ao abastecimento do mercado nacional, na forma de fruta in natura; - Com o beneficiamento da fruta, o Brasil passou a exportar suco de laranja para os EUA, devido a queda na produção na Flórida; - Hoje em dia o Brasil é o maior exportador de laranja do mundo. - Só o estado de São Paulo, era em 1999, era responsável por 35% da produção de laranja no mundo.

13 Nossos produtos agrícolas Café: -Este produto chegou ao Brasil no início do século XVIII. Primeiramente foi plantado no Norte e Nordeste do país, chegando por volta de 1790, ao Vale do Paraíba em São Paulo (terra roxa); -Mesmo tendo nascido sob a estrutura do sistema de plantation, o café foi responsável pela adoção de trabalho assalariado; - Com os capitais gerados pelo café, foram construídas ferrovias, portos, indústrias, e etc.; - Hoje Minas Gerais seguido do Espírito Santo tal situação, saindo, portanto, de uma área passível de ocorrência de geada.

14 Nossos produtos agrícolas Cacau: -Esta é uma planta oriunda da Amazônia, porém seu cultivo comercial mais acentuado foi direcionado ao Sul da Bahia, através do sistema de plantation. - O Brasil já foi principal produtor e exportador de cacau do mundo, porém, hoje ocupa uma posição intermediária, devido a falta de investimentos em capital e tecnologia. - A área cultivada de cacau aumentou nos últimos anos, porém é acompanhada por uma queda na produtividade gerada por uma praga conhecida como vassoura de bruxa.

15 Estrutura agrária

16


Carregar ppt "A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google