A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Webster – 2º ANO. 1.Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1.1 Concorrência econômica ( choque de imperialismos): Inglaterra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Webster – 2º ANO. 1.Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1.1 Concorrência econômica ( choque de imperialismos): Inglaterra."— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Webster – 2º ANO

2 1.Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1.1 Concorrência econômica ( choque de imperialismos): Inglaterra ( 1º pais industrializado ) X Alemanha ( aceleradamente desenvolvida após a unificação);

3 Como faremos para apertar as mãos ?. Na charge, a rivalidade naval entre a Alemanha e a Grã-Bretanha.

4 1.2 Disputa colonial na África e Ásia por mercados e matérias-primas;

5 1.3 Conflitos nacionalistas: Pan – eslavismo, liderado pela Rússia contra o Império Áustro- Húngaro Pan – germanismo, liderado pela Alemanha; Revanchismo francês, devido à perda da Alsácia-Lorena, em 1870.

6 1.4 Tensões no Marrocos e nos Bálcãs; 1.5 Assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando, na Bósnia. Arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia, uma hora antes do atentado em Sarajevo, em 28 de junho de 1914.

7 Ilustração feita em 1914 mostra o atentado em Sarajevo contra o herdeiro austríaco Francisco Ferdinando. Veja que sua esposa também será baleada pelo terrorista.

8 2. A política de alianças e a paz armada Percebendo o inevitável conflito, inicia-se a corrida armamentista; Formação de dois blocos militares

9 3.Inicia-se a guerra ( 28 de julho/1914) O império Áustro-Húngaro declara guerra à Sérvia; A Rússia mobiliza-se contra os Áustro-húngaros e alemães;

10 A Alemanha ataca a Bélgica (neutra) para chegar à França ( Plano Schlieffen), Generalizando o conflito.

11

12 Com a invasão das tropas alemãs, a população belga foi obrigada a fugir do país.

13

14 3.1 A guerra de posições (trincheiras) 3.2 O aperfeiçoamento da metralhadora (1916) : Dois fatos marcantes: Saída da Rússia, devido à Revolução Socialista (Tratado de Brest-Litovsk); Entrada dos Estados Unidos, para garantir seus interesses econômicos.

15 Na primeira Guerra, ocorreu a estréia de armas mortíferas: o tanque e o avião. Os aviões eram biplanos ( com duas asas ) e atingiam uma velocidade de até 200 km/h. O tanque foi uma invenção inglesa, excelente para enfrentar as trincheiras.

16 Tropas norte- americanas escoltam prisioneiros alemães no final da Primeira Guerra Mundial.

17 3.4 O Programa dos 14 Pontos: a tentativa de paz sem vencedores; 4. O fim da guerra e os Tratados de Paz: O Kaiser Guilherme II abdica e a Alemanha, transformada numa república, assina o armistício (11 de novembro/1918).

18 O Tratado de Versalhes: 440 artigos que humilharam a Alemanha, com indenizações, devolução de territórios, desmilitarização, etc. Surgimento de novos países: Tchecoslováquia, Hungria, Polônia, Iugoslávia, entre outros, desmembrando impérios como o Áustro-Húngaro. Criação da liga das Nações (1919), sem as participações dos Estados Unidos e União Soviética.

19 Soldados britânicos em ação Representantes dos países envolvidos no Tratado de Versalhes. À esquerda, o primeiro-ministro britânico, David Lloyd George. No centro, o primeiro-ministro francês George Clemenceau. À direita, o presidente norte-americano Woodrow Wilson.

20 5. A supremacia mundial dos Estados Unidos ( fatores ) A neutralidade durante a maior parte do conflito, fornecendo produtos e empréstimos aos países da Entente; A dependência européia pós-guerra e o conseqüente aumento de divisas.

21 Charge ironiza os vencedores da guerra: o inglês David Lloyd-George, o francês Georges Clemenceau e o americano Woodrow Wilson redefinem o mapa do mundo.

22

23

24

25 Tanque Renault usado na Primeira Guerra Mundial. Bala de canhão usada na Primeira Guerra.

26 Soldados a frente e ao fundo um tanque britânico.

27 Canhões em campo aberto preparando-se para agir.

28 General Pershing, comandante das tropas americanas na Europa. Marechal von Hindenburg, sob cujo comando estiveram os alemães ao final das operações.

29 Carros blindados numa estrada. O aspecto desses carros mostra como era incipiente o uso da mecanização que mais tarde se generalizaria.

30 Soldados em repouso, numa trincheira, aguardam o momento de entrar novamente em ação.

31 O rei Jorge da Inglaterra ao lado do presidente da República Francesa, Poincaré, num grupo quando em visita ao front.

32 Já na I Guerra Mundial muitas cidades foram duramente castigadas pelos bombardeios. Aqui vemos o aspecto a que os Alemães reduziram a cidade francesa de Ypres.

33 Comboio alemão de tanques durante a guerra.

34 Comboio aliado transportando provisões durante a guerra.

35 Aviões alemães num campo de pouso, à espera para decolagem.

36 Canhão utilizado na primeira grande guerra mundial.

37 Uma cidade totalmente destruída durante a guerra.

38 Mapa da Europa durante a I Guerra Mundial.

39 A humanidade é louca! Deve ser louca para fazer o que está fazendo. Que massacre! Que cenas de horror e carnificina. Não consigo encontrar palavras para traduzir minhas impressões. O inferno não pode ser tão terrível. Os homens estão loucos! Soldado francês, pouco antes de morrer, vítima da guerra.


Carregar ppt "Professor: Webster – 2º ANO. 1.Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1.1 Concorrência econômica ( choque de imperialismos): Inglaterra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google