A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Além da transição histórica, inspirou movimentos emancipacionistas na América Latina. 1. Situação da França pré-revolucionária (Fatores da Revolução) A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Além da transição histórica, inspirou movimentos emancipacionistas na América Latina. 1. Situação da França pré-revolucionária (Fatores da Revolução) A."— Transcrição da apresentação:

1 Além da transição histórica, inspirou movimentos emancipacionistas na América Latina. 1. Situação da França pré-revolucionária (Fatores da Revolução) A sociedade dividida em estamentos proporcionava desigualdades sociais e o descontentamento da burguesia; A instabilidade climática comprometia a produção de alimentos, gerando inflação, fome, miséria; O 3º Estado sobrecarregado

2

3 O tratado comercial com a Inglaterra (Eden-Rayneval / 1786); O déficit público; O autoritarismo do rei Luís XVI; A influência iluminista, etc. Reunião de filósofos iluministas franceses, no final do séc. XVIII. rei Luís XVI

4 Paris, no final do século XVIII, já era uma grande cidade, bastante movimentada, como se observa nesta gravura que retrata a rua Saint-Denis.

5 Pintura de Pierre Patel, de 1682, mostrando o imponente palácio de Versalhes, sede da corte absolutista de Luís XIV.

6 2. Os estamentos sociais: CLERO ( Alto e Baixo = pessoas ou 1% da população) NOBREZA ( Cortesã, Provincial e de Toga = pessoas ou 3% da população) POVO ( Burguesia, Sans-culottes e camponeses = 24,5 milhões de pessoas ou 96% da população) POPULAÇÃO TOTAL DE 25 MILHÕES DE HABITANTES

7

8 A nobreza francesa, retratada em um de seus rotineiros encontros de lazer, teria seus privilégios de nascimento abolidos pela Revolução Francesa, em 1789.

9 Gravura francesa do final do século XVIII denunciando a exploração a que estava submetido o terceiro Estado. À esquerda, observando a cena, representantes do clero ( primeiro Estado) e da nobreza ( segundo Estado).

10 3. A gota dágua – Revolta aristocrática / O início da Revolução (Maio/1787): Ameaçada de pegar tributos a aristocracia exige a convocação da Assembléia dos Estados Gerais; Tiro pela culatra: o Terceiro Estado exige voto individual. Assembléia dos Estados Gerais de 5 de maio de 1789, retratada por Auguste Colder.

11 Os deputados decidem elaborar uma constituição

12 4. Assembléia Nacional Constituinte ( ) A Tomada da Bastilha ( 14 de julho/1789 – Importância histórica) A massa insurgente era composta de marceneiros, sapateiros, operários, negociantes de vinhos, chapeleiros, alfaiates e outros artesãos. A fortaleza, por sua vez, defendia-se com 32 guardas suíços e 82 "inválidos" de guerra, possuindo 15 canhões, dos quais apenas três em funcionamento.

13 O Grande Medo (agosto/1789 – A revolução se alastra pelo interior) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; Os camponeses, após anos de humilhação, saqueiam e incendeiam castelos de nobres.

14 Extinção de privilégios aristocráticos; A Contra-Revolução (1792, 93 e 98) A aristocracia sacrificava o 3º Estado No mapa, as setas indicam as tropas que invadiram a França tentando sufocar a Revolução.

15 Arsenal dos Inválidos

16 A Tomada da Bastilha ( 14 de julho/1789 – Importância histórica)

17

18 ATAQUES À FRANÇA REVOLUCIONÁRIA ATAQUES À FRANÇA REVOLUCIONÁRIA

19 5. A Monarquia Constitucional (1791-2) Abolição oficial do absolutismo e a conseqüente tentativa de fuga do rei Luís XVI. Numa gravura da época, Luís XVI é mostrado sendo apanhado em flagrante durante a desastrada fuga do casal real.

20 6. A Convenção Nacional e a República (1792-4) Grupos político-partidários (características) Agitação jacobina durante a Convenção Nacional

21

22 Criação de um novo calendário para a França revolucionária; O calendário revolucionário ou Republicano se iniciava em 22 de setembro. Introduzido oficialmente em 1793, dividia-se em 12 meses de 30 dias; os restantes 5 dias que faltavam para completar os 365 dias anuais eram feriados públicos, chamados de dia dos sans-culottes. Os nomes dos meses ligavam-se aos ciclos agrícolas e da natureza: Vindimário ( do francês vendémiaire = colheita ), 22/09 a 21/10 Brumário ( do francês brumas = nevoeiro), de 22/10 a 20/11 Frimário ( do francês frimas = geada), de 21/11 a 20/12 Nivoso ( do latim nivosus = neve), de 21/12 a 19/1 Pluvioso ( do latim pluviosus = chuvoso), de 20/1 a 18/2 Ventoso ( do latim ventosus = vento), de 19/2 a 20/3 Germinal ( do latim germem = germinação), de 21/3 a 19/4 Floreal ( do latim florens = flores), de 20/4 a 19/5 Prairial ( do francês prairie = prado), de 20/5 a 18/6 Messidor ( do latim messis = colheita), de 19/6 a 18/7 Termidor ( do grego therme = calor), de 19/7 a 17/8 Frutidor ( do latim fructus = fruto), de 18/8 a 16/9

23 A fase do Terror (ditadura Jacobina); O tribunal Revolucionário utilizou a violência indiscriminada contra a oposição. Medidas de alcance popular (a saber); Uma nova Constituição (do Ano I); Golpe do 9 Termidor (27/julho/1794). Prisão de Robespierre durante o Golpe do 9 Termidor

24

25 A lâmina da guilhotina pronta para cortar fora a cabeça do rei. Em volta, a população comemora a execução do tirano.

26 Georges Jacques Danton (segundo), líder da fase radical da Revolução disputou com Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (primeiro) o destino do governo montanhês. Na sequência: Saint Just; Marat e Hebert Líderes da fase Jacobina da Revolução – Fase do Terror

27 7. Governo do Diretório (1795-9) Revogação de todas as medidas tomadas pelos Jacobinos, de alcance popular; Preparação do projeto político burguês; Combate à oposição (jacobinos e monarquistas) 8.Golpe do 18 Brumário (10/novembro/1799) 9. Conseqüências da Revolução Francesa (a saber) A ascensão de Napoleão Bonaparte, dissolvendo o Diretório e instituindo o Consulado com o apoio da burguesia e do exército. Aclamação de Napoleão como Cônsul francês.

28


Carregar ppt "Além da transição histórica, inspirou movimentos emancipacionistas na América Latina. 1. Situação da França pré-revolucionária (Fatores da Revolução) A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google