A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CHINA: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DE SUA ECONOMIA PROF. LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 15.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CHINA: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DE SUA ECONOMIA PROF. LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 15."— Transcrição da apresentação:

1 CHINA: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DE SUA ECONOMIA PROF. LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 15

2

3 Área: Km²; Capital: Pequim; População: 1,304 bilhão; Moeda: iuan; Divisão: 22 províncias, 5 regiões autônomas, 4 cidades administradas pelo governo central e 2 regiões administrativas especiais.

4 NATUREZA E AGRICULTURA A CHINA APROVEITA SUA PLANÍCIES E VALES PARA O CULTIVO AGRÍCOLA. A CHINA SE DESTACA NA PRODUÇÃO ARROZ, TRIGO, SOJA, CANA-DE-AÇÚCAR, CHÁ, ALGODÃO, BATATA, FRUTAS CÍTRICAS ETC. MESMO COM UMA GRANDE PRODUÇÃO, OS PRODUTOS AGRÍCOLAS SÃO INSUFICIENTES PARA ATENDER A POPULAÇÃO.

5 CLIMAS DA CHINA NORTE COM CLIMA TEMPERADO CONTINENTAL: TRIGO, SOJA E ALGODÃO. SUL COM CLIMA SUBTROPICAL: ARROZ, CANA-DE-AÇÚCAR, CHÁ, FRUTAS CÍTRICAS. A PORÇÃO ORIENTAL É MARCADA POR VALES FLUVIAIS FÉRTEIS: RIO HUANG-HO (AMARELO) YANG-TSÉ (AZUL).

6 CLIMAS DA CHINA NO NOROESTE PREDOMINAM DESERTOS, POIS O HIMALAIA IMPEDE A PASSAGEM DE MASSAS DE AR ÚMIDAS. (UVA E ALGODÃO). NESSA MESMA REGIÃO EXISTE A CIDADE DE URUMQUI, CAPITAL DE XINJIANG ONDE ALÉM DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA SE DSTACA A EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL.

7 INDÚSTRIA CHINESA A CHINA POSSUI UM GRANDE CRESCIMENTO INDUSTRIAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS TORNANDO-SE A SEGUNDA ECONOMIA MUNDIAL EM POSSUI A MAIOR USINA HIDROELÉTRICA DO MUNDO: TRÊS GARGANTAS NO RIO YANG- TSÉ-KIANG. ESSA USINA DISPONIBILIZA 25% DA ENERGIA MUNDIAL.

8 INDÚSTRIA CHINESA A USINA DE TRÊS GARGANTAS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: SUBMERGIU SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS. INUNDOU COMUNIDADES RIBEIRINHAS CAUSANDO MOVIMENTO MIGRATÓRIO DE MILHARES DE PESSOAS. DESCARACTERIZAÇÃO CULTURAL E DESVALORIZAÇÃO DOS LUGARES E TERRITÓRIOS EM BUSCA DO PROGRESSO.

9 INDÚSTRIA CHINESA MESMO COM TODOS ESSES RECURSOS ENERGÉTICOS, O CRESCIMENTO DA ECONOMIA CHINESA É MUITO GRANDE, PRECISANDO O PAÍS IMPORTAR RECURSOS PRA ATENDER SUA NECESSIDADE INTERNA. A CHINA PRODUZ CARVÃO MINERAL, GÁS NATURAL, URÂNIO, MINÉRIO DE FERRO, ZINCO, COBRE ETC.

10 INDÚSTRIA CHINESA UM DOS MAIORES PRODUTORES DE AÇO DO MUNDO FABRICAÇÃO DE NAVIOS, TRENS, TRATORES, AUTOMÓVEIS, ELETRODOMÉSTICOS, TECIDOS, MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. PRESENÇA DA EMBRAER CONQUISTANDO O MERCADO CHINÊS.

11 POPULAÇÃO CHINESA

12 1 BILHÃO E TREZENTOS MILHÕES DE HABITANTES. DISTRIBUÍDA DE FORMA DESIGUAL. PORÇÃO OCIDENTAL FORMADA POR DESERTOS E MONTANHAS. 70% DA POPULAÇÃO VIVE NA ZONA RURAL, PORÉM OS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS PARA A CIDADE SÃO CONSTANTES. PORÇÃO ORIENTAL COM CONCENTRAÇÃO URBANA E INDUSTRIAL.

13 CHINA SOCIALISTA A CHINA FOI COLÔNIA DO JAPÃO ( ) SEGUNDA GUERRA SINO-JAPONESA. COM O ENFRAQUECIMENTO DO JAPÃO APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, MAO TSÉ TUNG LIDERA UMA REVOLUÇÃO SOCIALISTA LONGA MARCHA COM O EXÉRCITO VERMELHO DIVULGANDO O SOCIALISMO.

14 CHINA SOCIALISTA FOI TRABALHADA A AUTOESTIMA DO POVO CHINÊS. HOUVE UMA REFORMA AGRÁRIA. (A LUTA COMEÇOU NO CAMPO). AUMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA. ESTATIZAÇÃO DE BANCOS E FABRICAS NAS ZONAS URBANAS. INVESTIMENTOS EM SIDERURGIA, METALURGIA, FABRICAÇÃO DE ÔNIBUS, CAMINHÕES, NAVIOS ETC.

15 CHINA SOCIALISTA INVESTIMENTOS EM FÁBRICAS DE CALÇADOS, TECIDOS, MÓVEIS, ELETRODOMÉSTICOS, PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ETC. IMPORTANTE LEMBRAR QUE TODOS ESSES INVESTIMENTOS TORNAVAM A CHINA UM PAÍS FECHADO E DITADOR. A LIDERANÇA DE MAO TSÉ TUNG NÃO PERMITIAM UMA ABERTURA ECONÔMICA DO PAÍS.

16 A CHINA APÓS MAO TSÉ TUNG APÓS A MORTE DE MAO TSÉ TUNG EM 1976 A CHINA TENTA MODERNIZAR O SEU PARQUE INDUSTRIAL, AGRICULTURA, FORÇAS ARMADAS, AVANÇO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. ESSA ABERTURA ECONÔMICA CHAMADA DE POLÍTICA DE PORTAS ABERTAS NÃO FOI ACOMPANHADA DE UMA ABERTURA POLÍTICA INTERNA NO PAÍS.

17 O MASSACRE DA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL EM TODO O PAÍS, PRINCIPALMENTE EM PEQUIM, OS PROTESTOS POPULARES EXIGIAM UMA ABERTURA POLÍTCA. O ESTADO REPRIMIU COM MUITA VIOLÊNCIA ESSAS MANIFESTAÇÕES POPULARES. O PC – PARTIDO COMUNISTA CHINÊS APRESENTAVA APENAS ALGUNS AVANÇOS COMO DIREITOS IGUAIS PARA PROPRIEDADES PRIVADAS E ESTATAIS.

18 POLÍTICA DO FILHO ÚNICO política do filho único Devido ao elevado número de habitantes, há cerca de 30 anos a China passou por um rigoroso controle de natalidade. Conhecido como a política do filho único, onde cada casal pode ter apenas um filho, regra que, se descumprida pode resultar em multas e perda do emprego. recebia 100% de apoio financeiro do governo O primeiro filho recebia 100% de apoio financeiro do governo (educação, saúde, lazer).

19

20 CHINA ATUAL MACAU E HONG KONG SÃO REGIÕES DIFERENCIADAS E GOZAM DE ESTATUTOS QUE FAVORECEM ALGUMA AUTONOMIA E A PERMANÊNCIA NO SISTEMA CAPITALISTA. A CHINA É UM DOS PAÍSES QUE MAIS POLUEM NO MUNDO. EXISTE UMA GRANDE PRECARIEDADE DE VIDA GERANDO UMA CONCORRÊNCIA DESLEAL COM OUTROS PAÍSES.

21

22


Carregar ppt "CHINA: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DE SUA ECONOMIA PROF. LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 15."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google