A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Barroco Final do século XVI e início do século XVIII."— Transcrição da apresentação:

1 Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
Termo significa pérola imperfeita. Tinha interesse na arte da Antiguidade clássica, mas a tratava de forma diferente dos renascentistas. Possuíam: - contrastes mais fortes - maior dramaticidade - exuberância de estilo - tensão entre o material e o espiritual Concílio de Trento (1545 – 1563): - convocado para assegurar a unidade da fé e a disciplina eclesiástica. - um grande conflito espiritual e estético (arte ambivalente, polimorfa).

2 Características da literatura barroca
» Culto do contraste: o dualismo barroco coloca em contraste a matéria e o espírito, o bem e o mal, Deus e o Diabo, céu e a terra, pureza e o pecado, a alegria e a tristeza, a vida e a morte. » Gosto pela grandiosidade: característica comum expressa com o auxilio de hipérboles, ou seja exageros, figura de linguagem que consiste em aumentar exageradamente algo a que se estar referindo. » Frases interrogativas: que refletem dúvidas e incertezas, questionamentos: “que amor sigo? Que busco? Que desejo? O que quero da vida? » Cultismo: é o jogo de palavras, o estilo trabalhado. Predominam hipérbole, hipérbatos (isto é, alteração da ordem natural das palavras na frase ou das orações no período), sinestesia e metáforas (comparações), como: diamantes que significam dentes ou olhos. » Conceptismo: é o jogo de idéias ou conceitos, de conformidade com a técnica de argumentação. É comum o uso de antítese, ou seja idéias contrárias, paradoxos. Enquanto os cultistas tinham a visão direcionada aos sentidos, já os conceptistas eram direcionados a inteligência.

3 QUADRO COMPARATIVO RENASCIMENTO BARROCO Razão Razão/Fé Unidade Duplicidade Contenção Intensidade Claridade Obscuridade Otimismo Pessimismo Equilíbrio Desequilíbrio Linha reta Linha curva

4 Barroco no Brasil Este movimento só se tornou realidade no Brasil quando a exploração das minas de metais preciosos em Minas gerias deu oportunidade para o surgimento de novas cidades e vilarejos, pois com elas vieram também a cultura e a arte. A publicação, em 1601, do poema Prosopopéia, de Bento Teixeira, marca o início da literatura barroca no Brasil. Estendendo-se até 1768, a literatura barroca produzida no Brasil refletiu as tendências e características literárias de península ibérica.

5 Gregório de Matos (1636 – 1695) Boca do inferno: recebe a alcunha pelas críticas que realizou contra a Igreja Católica, muitas vezes ofendendo padres e freiras. Desenvolveu a poesia lírica, satírica, erótica e encomiástica. A figura feminina é interpretada como a personificação do pecado.


Carregar ppt "Barroco Final do século XVI e início do século XVIII."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google