A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF.ª MARCELLE PIMENTEL Estilística Fônica. A Estilística fônica A estilística fônica tem como alvo de estudo o significado e a expressividade produzidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF.ª MARCELLE PIMENTEL Estilística Fônica. A Estilística fônica A estilística fônica tem como alvo de estudo o significado e a expressividade produzidos."— Transcrição da apresentação:

1 PROF.ª MARCELLE PIMENTEL Estilística Fônica

2 A Estilística fônica A estilística fônica tem como alvo de estudo o significado e a expressividade produzidos por determinados sons.

3 FIGURAS DE EFEITO SONORO ALITERAÇÃO: é a repetição de uma consoante ao longo de um verso ou ao longo do poema. Consiste na repetição do mesmo fonema consonântico, de forma a obter um efeito expressivo. Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas Vagam nos velhos vórtices velozes 'Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas (Violões que choram... - Cruz e Sousa)

4 ALITERAÇÃO – NOMES MARCANTES A aliteração permite construir frases marcantes e é frequentemente utilizada em títulos, nomes de empresas, publicidade etc.: Coca-Cola Mickey Mouse Marilyn Manson Jack Johnson (Wikipédia)

5 ASSONÂNCIA É a repetição de vogais iguais ao longo de um verso ou de um poema. "Sou Ana, da cama da cana, fulana, bacana Sou Ana de Amsterdam (Chico Buarque) "Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrático do litoral. (Caetano Veloso)

6 ONOMATOPEIA É a imitação de um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias. (…) foguetes, bombas, chuvinhas, chios, chuveiros, chiando, chiando chovendo chuvas de fogo chá – Bum?

7

8 EFEITOS EXPRESSIVOS FONEMAS CONSONANTAIS: sensações auditivas, táteis e cinéticas e os traços afetivos que delas emanam. Repetição de /p/,/b/, /t/, /d/, /k/, /g/, /f/, /v/, /s/,/m/,/z/, /x/,/j/ – podem sugerir sensações auditivas (explosões, assobios,ruídos abafados) Fonemas /r/, /l/ – sensações cinéticas e táteis.

9 FONEMAS VOCÁLICOS Os fonemas vocálicos se prestam a intensificar as sensações visuais. Fonema /a/ - indicativo de formas extensas e iluminadas. Fonema /u/ - revela a visualização de ambientes lúgubres e melancólicos.


Carregar ppt "PROF.ª MARCELLE PIMENTEL Estilística Fônica. A Estilística fônica A estilística fônica tem como alvo de estudo o significado e a expressividade produzidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google