A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A informação é para o cotidiano do SUS... Contando da experiência do Otics. Rio de Janeiro, 14 de julho de 2011. Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A informação é para o cotidiano do SUS... Contando da experiência do Otics. Rio de Janeiro, 14 de julho de 2011. Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla."— Transcrição da apresentação:

1 A informação é para o cotidiano do SUS... Contando da experiência do Otics. Rio de Janeiro, 14 de julho de 2011. Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.

2 www.otics.org Pontos de partida … A experiência da informação no cotidiano da gestão: Os avanços e a tradição brasileira nos sistemas de informação em saúde: potencialidade e ponto crítico, Os sistemas e as lógicas de especialização do conhecimento, da atenção e da gestão fragmentando o pensamento e seqüestrando a ação; A complexidade da saúde versus a pretensa universalidade e isenção dos indicadores. A construção da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde Para o SUS; O Edital CNPq/Decit nº 23/2006.

3 www.otics.org Pontos de partida …

4 www.otics.org Um conceito para o Observatório: Um conjunto de tecnologias (soluções de informática, processos de trabalho, saberes sistematizados) capazes de captar, tratar e disseminar informações e conhecimentos para suporte à tomada de decisão em uma rede de atores definidos e envolvidos com processos de gestão e de educação no sistema de saúde. O Observatório inclui a pesquisa (produção de conhecimentos no cotidiano), o desenvolvimento (sistematização de novas tecnologias), a atuação em rede científica e a cooperação horizontal (hibridização de saberes em redes implicadas).

5 www.otics.org Ciclo informação/inteligência coletiva: Informação: Comportamento epidemiológico; Comportamento demográfico; Comportamento gerencial; Determinantes sociais. Conhecimento: Redes explicativas; Redes de intervenção; Participação; Comportamento natural. Inteligência coletiva: Redes de conversação (diferentes atores); Interpretar o que acontece; Realizar ações específicas (informAÇÃO). Tem potência para descrever uma situação Tem potência para organizar a análise de uma situação Tem potência para a produção de sentidos para a intervenção

6 www.otics.org Educação Permanente: A Educação Permanente em Saúde apóia-se no ensino- aprendizagem embasado na produção de conhecimentos que respondam a perguntas que pertencem ao universo de experiências e vivências de quem aprende e que gerem novas perguntas sobre o ser e o atuar no mundo. Para isso, propõe por em análise o trabalho, as práticas cotidianas, as articulações formação + gestão + atenção + participação (quadrilátero/mandala). Nesse contexto, articula a educação dos diferentes atores que protagonizam o cotidiano do SUS, nos mais diversos locais, inclusive os profissionais em formação.

7 www.otics.org Estações de Observação: Uma Estação de Observação é uma unidade do Observatório que se ocupa de um tema específico que é significativo para um território delimitado e para uma comunidade de sujeitos. Exemplos: Estação Otics-Rio, parceria SMSDC RJ/ICICT/UFRGS tem como abrangência a atenção primária e promoção da saúde no município do Rio de Janeiro; Estação Produtos e Serviços Hospitalares, parceria GHC/Anvisa/UFRGS, tem como escopo a gestão da atenção especializada no contexto hospitalar Cada Estação se especializa em função de demandas, potencialidades, particularidades e núcleos de interesse locais.

8 www.otics.org Núcleos de Observação: É uma unidade das Estações do Otics, constituída por um ambiente híbrido que reúne soluções e conhecimentos para a educação permanente e apoio à gestão em saúde, com atuação descentralizada num território conceitual ou geográfico específico. Os núcleos constituem comunidades de práticas do Otics. Ex.: Serviço de Órteses e Próteses da Estação GHC, Clínicas da Família no Otics Rio etc. É a inserção da Estação de Observação em campo, tanto em Unidades de Saúde como em Unidades Especializadas de Observação. Dá capilaridade à gestão e à educação em saúde, constituindo o olhar do cotidiano local ao tema da Estação de Observação.

9 Otics: página inicial

10

11 Otics-Rio: página inicial

12 www.otics.org Objetivos da Estação Otics-Rio Prover soluções e conhecimentos para a educação permanente e continuada em saúde; Disponibilizar metodologias e tecnologias de informação úteis à gestão e tomada de decisão; Promover a construção compartilhada de conhecimento entre profissionais de saúde, pesquisadores, gestores e sociedade civil; Ampliar a inteligência institucional ao refletir sobre experiências da prática dos profissionais da APS, vigilância e promoção da saúde; Apoiar iniciativas locais de comunicação e informação em saúde.

13 Arquitetura da Informação da Estação Otics-Rio Apresentação Destaques Publicações Placar da Saúde Educação Permanente Agenda de Implementação das CSF Academias Cariocas de Saúde Detalhamento de cada CSF

14 www.otics.org Arquitetura da Informação das Unidades Locais: Institucional (apresentação, horários e gestor) Notícias locais Placar da Saúde da Unidade Perguntas Freqüentes Composição das equipes e contato Registro da famílias atendidas Comunicação das equipes com as famílias Comunidades de Prática (internas da Unidade e abertas)

15 www.otics.org Clínicas de Saúde da Família

16 www.otics.org Outras Estações Especializadas de Observação: Produtos e serviços hospitalares (GHC/Anvisa); Gestão do Trabalho (GHC/DRH-MS); Saúde Suplementar (Rede de Centros Colaboradores ANS); Integração ensino e sistema de saúde (UFRGS); Gestão estadual (PA);

17 www.otics.org + Com informação oportuna e significativa no cotidiano

18 www.otics.org Obrigado! Dr. Alcindo Antônio Ferla (alcindoferla@uol.com.br) Coordenador Geral do Otics, Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS. Bacharelado em Saúde Coletiva


Carregar ppt "A informação é para o cotidiano do SUS... Contando da experiência do Otics. Rio de Janeiro, 14 de julho de 2011. Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google