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Uso e Conservação da Biodiversidade Vegetal de Santa Catarina

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Apresentação em tema: "Uso e Conservação da Biodiversidade Vegetal de Santa Catarina"— Transcrição da apresentação:

1 Uso e Conservação da Biodiversidade Vegetal de Santa Catarina
Seminário Catarinense sobre Biodiversidade Vegetal Uso e Conservação da Biodiversidade Vegetal de Santa Catarina Professor Dr. Maurício Sedrez dos Reis Departamento de Fitotecnia / UFSC

2 Formação de Recursos Humanos
Geração / Sistematização de conhecimento

3 Programas de Pós-Graduação SC
UFSC Biologia Vegetal Ecologia Recursos Genéticos Vegetais UDESC Produção Vegetal FURB Engenharia Ambiental Engenharia Florestal UNESC Ciências Ambientais Outras....

4 Recursos Genéticos Vegetais
Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais

5

6

7

8 Herbário Barbosa Rodrigues
Demais Herbários de Santa Cataina Lista Espécies Ameaçadas de SC

9 30 anos em 2011

10 Trabalhos de Longa Duração NPFT Espécies
Palmiteiro (Euterpe edulis) – 29 anos Plantas Medicinais (Piper spp) – 16 anos Xaxim (Dycksonia sellowiana) – 14 anos Araucaria (Araucaria angustifolia) - 13 anos Caraguatá (Bromelia antiacantha) – 13 anos Cataia (Drymis brasiliensis) – 7 anos Imbuia (Ocotea porosa) – 7 anos Bracatinga (Mimosa scabrela) – 6 anos

11 CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA e DEMOGRÁFICA DE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA e DEMOGRÁFICA DE Dyckia ibiramensis

12

13

14 Avanços Conhecimento sobre as espécies
Aprendizados/ ajustes metodológicos Muitas parcerias Formação de Recursos Humanos Novas hipóteses de trabalho

15 Avanços Articulação Institucional -Conselhos da FLONAS -CERBMA (SC)
-CONSEMA (SC) -Parcerias Suporte ¨técnico/ científico¨ para Regulamentações de Uso Contato com os atores sociais

16 Políticas Públicas Listas Vermelhas Restrições uso Unidades Conservação

17 Ação do pesquisador vai além da pesquisa
Envolvimento no contexto do “recurso” ou “tema” da pesquisa é imprescindível Escolha do “público” ou “posicionamento” é necessário

18 -Pesquisas com abordagem participativa Enfoque na Conservação pelo Uso
(sistemas de produção locais –sistemas agroflorestais - domesticação de paisagens) Trabalhos com avaliações / acompanhamento de longo prazo e Abordagem populacional - Regulamentações – limites à sobre-exploração Articulação dos atores envolvidos Sistematizar + Gerar Conhecimentos Disponibilizar/ retornar conhecimento (manutenção/valorização)

19 Araucária, Pinheiro Brasileiro – Araucaria angustifolia

20 Incentivos para o reflorestamento com Araucaria
Política Pública para conservação e uso da Biodiversidade de grande impacto no Estado: Incentivos para o reflorestamento com Araucaria Modelo para outras espécies: Erva-Mate, Palmiteiro, Bracatinga...

21 OBRIGADO !


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