A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º Seminário Catarinense sobre a Biodiversidade Vegetal Ações do Governo Federal Visando à Valorização e Conservação da Biodiversidade Vegetal João de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º Seminário Catarinense sobre a Biodiversidade Vegetal Ações do Governo Federal Visando à Valorização e Conservação da Biodiversidade Vegetal João de."— Transcrição da apresentação:

1 1º Seminário Catarinense sobre a Biodiversidade Vegetal Ações do Governo Federal Visando à Valorização e Conservação da Biodiversidade Vegetal João de Deus Medeiros Departamento de Florestas Secretaria de Biodiversidade e Florestas Ministério do Meio Ambiente

2 Plantas Terrestres Briófitas – espécies Pteridófitas – a espécies Gimnospermas – 14 a 16 Angiospermas – (FB Martius) espécies.

3 Mapas de Cobertura Vegetal PROBIO mapeamento da cobertura vegetal, adotando-se o recorte de biomas estabelecido no Mapa de Biomas do Brasil (IBGE, 2004).

4 Mapas de Cobertura Vegetal Bioma Amazônia Instituição executora: Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais – FUNCATE. Bioma Pantanal Instituições executoras: Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Gado de Corte, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE e Instituto de Meio Ambiente Pantanal – IMAP/SEMA, MS.

5 Mapas de Cobertura Vegetal Bioma Cerrado Instituições executoras: Embrapa Cerrados, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Universidade Federal de Goiás – UFG e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Agronegócio – FAGRO. Bioma Caatinga Instituições executoras: Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Associação Plantas do Nordeste – APNE, Embrapa Solos, Embrapa Semi-árido, Universidade Federal do Ceará - UFC, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Centro de Recursos Ambientais da Bahia - CRA e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia - SEMARH.

6 Mapas de Cobertura Vegetal Bioma Mata Atlântica Instituições executoras: Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense – UFF e Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia – IESB. Bioma Pampa Instituições executoras: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FAURGS, Embrapa Clima Temperado e Embrapa Pecuária Sul.

7 Monitoramento Desmatamento Biomas Resultados Revisados do Monitoramento do bioma Cerrado Resultados do Monitoramento do bioma Caatinga Resultados do Monitoramento do bioma Pantanal Resultados do Monitoramento do bioma Pampa

8 Inventário Florestal Nacional Parcelas Permanentes - situação julho 2007 Dispor informações sobre recursos florestais: levantamento sistematizado de informações sobre os recursos florestais brasileiro;

9 Lista Nacional das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção Instrução Normativa MMA nº 06, de 23 de setembro de 2008 Instrução Normativa MMA nº 06, de 23 de setembro de Reconhece como espécies da flora brasileira ameaçada de extinção aquelas constantes do Anexo I e reconhece como espécies da flora brasileira com deficiência de dados aquelas constantes do Anexo II a esta Instrução.

10 Informe Nacional sobre Espécies Exóticas Invasoras Plano de Contingência – Espécies Invasoras – Sanidade Florestal

11 Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira: Vol I. 300 p. e Vol.II: 8 mapas murais e 1 CD- ROM (reeditado em 2008). Bioma Amazônia; Bioma Pantanal; Bioma Cerrado; Bioma Caatinga; Bioma Mata Atlântica; Bioma Pampa; Zona Costeira e Marinha; Resultados e Anexos.

12 Biodiversidade dos Campos do Planalto das Araucárias: Este livro contribui para o conhecimento e a compreensão dos fatores bióticos e abióticos indispensáveis para subsidiar futuras ações para a conservação dos Campos de Altitude do Planalto das Araucárias.

13 Biodiversidade - Regiões da Lagoa do Casamento e dos Butiazais de Tapes, Planície Costeira do Rio Grande do Sul: Este livro traz o resultado de inventários de biodiversidade nas regiões dos Butiazais de Tapes e Lagoa do Casamento, na Planície costeira do Rio Grande do Sul.

14 Diversidade Biológica e Conservação da Floresta Atlântica ao Norte do Rio São Francisco: Este livro traz o resultado de inventários de biodiversidade nas regiões da Floresta Atlântica ao norte do rio São Francisco, PE.

15 Biodiversidade e Conservação da Chapada Diamantina: Este livro traz o resultado de inventários de biodiversidade na região da Chapada da Diamantina.

16 Análise das Variações da Biodiversidade do Bioma Caatinga - Suporte a estratégias regionais de conservação: O livro apresenta uma caracterização dos conjuntos florísticos no bioma Caatinga, são apresentados três estudos de caso sobre o estado atual da cobertura vegetal e análise das variações da biodiversidade em áreas consideradas prioritárias para conservação nos Estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Acompanha CD com o canto das aves da Caatinga.

17 Brejos de Altitude em Pernambuco e Paraíba: História Natural, Ecologia e Conservação: p Este livro apresenta o resultado de quatro anos de pesquisas propiciadas pelo desenvolvimento do projeto Recuperação e manejo dos ecossistemas naturais de Brejos de Altitude de Paraíba e Pernambuco que teve como objetivo promover a conservação dos remanescentes de brejos de altitude no agreste de Pernambuco e Paraíba.

18 Campos Sulinos: Conservação e uso sustentável da biodiversidade Este livro oferece uma visão integrada do conhecimento científico existente sobre os Campos Sulinos, sua importância biológica, cultural e econômica e as ameaças à sua integridade.

19 Biodiversidade do Complexo Aporé Sucuriú A obra apresenta levantamento da flora e da fauna, em região do Estado do Mato Grosso do Sul onde o bioma Cerrado sofre intensa fragmentação.

20 Cerrado: Ecologia, Biodiversidade e Conservação O livro desvenda as peculiaridades, belezas e a diversidade biológica dos cerrados brasileiros.

21 Biodiversidade da Caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação Este livro contém os textos que embasaram as indicações de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade da Caatinga. Disponível também em CD-Rom.

22 Dr. João de Deus Medeiros Departamento de Florestas Secretaria de Biodiversidade e Florestas


Carregar ppt "1º Seminário Catarinense sobre a Biodiversidade Vegetal Ações do Governo Federal Visando à Valorização e Conservação da Biodiversidade Vegetal João de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google