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Critérios para Avaliação de Software Educacional Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I.

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Apresentação em tema: "Critérios para Avaliação de Software Educacional Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I."— Transcrição da apresentação:

1 Critérios para Avaliação de Software Educacional Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I

2 Segundo [Campos94] n Propõe um manual para avaliação da qualidade de software educacional. n Dividido em objetivos: –Utilizabilidade –Confiabilidade Conceitual –Confiabilidade de Representação

3 Segundo [Campos94] n Propõe um manual para avaliação da qualidade de software educacional. n Dividido em objetivos: –Utilizabilidade: o software pode ser utilizado –Confiabilidade Conceitual refere-se a aspectos relacionados à forma do produto que o tornem de fácil entendimento e manipulação. –Confiabilidade de Representação refere-se à confiança que necessitamos ter nos resultados ou nas informações que o software fornece.

4 Segundo [Campos94] n Propõe um manual para avaliação da qualidade de software educacional. n Dividido em objetivos: –Utilizabilidade é alcançada através dos seguintes fatores: operacionalidade eficiência manutenibilidade portabilidade rentabilidade avaliabilidade

5 Operacionalidade n O programa é ameno ao uso. n Existência de recursos motivacionais n Existência de feedback (resposta errada tem ou não explicação) n Existência de manual do usuário n Uso de ilustrações, cores e som (atrapalham, favorecem ou não têm relação com a compreensão do programa) n Legibilidade (textos apresentados na tela são confusos ou claros) n Vocabulário adequado n Fornecimento de informações e resultados de acordo com as aptidões do aluno

6 Operacionalidade n Clareza dos comandos n Tempo de exposição das telas (permite a leitura) n Controle da seqüencialização do programa pelo usuário (o usuário comanda a execução ou o programa?)

7 Eficiência n Ausência de erros conceituais e técnicos (gramaticais ou de conteúdo) n Capacidade de armazenamento de respostas n Adaptabilidade ao nível do usuário (níveis de dificuldade) n Geração randômica de atividades n Tratamento de erro do usuário n Tempo de troca dos comandos e mensagens de erro

8 Manutenibilidade n Possibilidade de inclusão de novas estruturas como questões, testes ou textos n Possibilidade de correção de erros encontrados n Previsão de atualizações

9 Portabilidade n Independência de Hardware n Independência de Linguagem e Ambiente

10 Rentabilidade n Característica do programa de melhorar o ensino, denotando a relação custo-benefício adequada Integração a outros recursos computacionais Adequação às necessidades curriculares

11 Avaliabilidade n Facilidade de avaliar se o software executa a função para o qual foi desenvolvido n Adequação do programa ao nível do usuário n Apresentação dos escores dos usuários n Previsão de realimentação (permite a inclusão de novos conteúdos)

12 Integridade n Resistência do programa a interações inadequadas (robustez) não interrompe o programa devido a entradas de dados incorretas evita falhas que possam provocar conseqüências desastrosas (p. ex. apresenta o formato para entrada de dados)

13 Legibilidade n Diz respeito ao código do programa é importante para o caso de serem necessárias alterações (possibilidade de alterações por pessoas que não participaram do desenvolvimento) n Facilidade de leitura dos meios técnicos do programa (relativos aos desenvolvedores) n Facilidade de leitura da tela do software


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