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Critérios para Avaliação de Software Educacional

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Apresentação em tema: "Critérios para Avaliação de Software Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Critérios para Avaliação de Software Educacional
Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I

2 Segundo [Campos94] Propõe um manual para avaliação da qualidade de software educacional. Dividido em objetivos: Utilizabilidade Confiabilidade Conceitual Confiabilidade de Representação

3 Segundo [Campos94] Propõe um manual para avaliação da qualidade de software educacional. Dividido em objetivos: Utilizabilidade: o software pode ser utilizado Confiabilidade Conceitual refere-se a aspectos relacionados à forma do produto que o tornem de fácil entendimento e manipulação. Confiabilidade de Representação refere-se à confiança que necessitamos ter nos resultados ou nas informações que o software fornece.

4 Segundo [Campos94] Propõe um manual para avaliação da qualidade de software educacional. Dividido em objetivos: Utilizabilidade é alcançada através dos seguintes fatores: operacionalidade eficiência manutenibilidade portabilidade rentabilidade avaliabilidade

5 Operacionalidade O programa é ameno ao uso.
Existência de recursos motivacionais Existência de feedback (resposta errada tem ou não explicação) Existência de manual do usuário Uso de ilustrações, cores e som (atrapalham, favorecem ou não têm relação com a compreensão do programa) Legibilidade (textos apresentados na tela são confusos ou claros) Vocabulário adequado Fornecimento de informações e resultados de acordo com as aptidões do aluno

6 Operacionalidade Clareza dos comandos
Tempo de exposição das telas (permite a leitura) Controle da seqüencialização do programa pelo usuário (o usuário comanda a execução ou o programa?)

7 Eficiência Ausência de erros conceituais e técnicos (gramaticais ou de conteúdo) Capacidade de armazenamento de respostas Adaptabilidade ao nível do usuário (níveis de dificuldade) Geração randômica de atividades Tratamento de erro do usuário Tempo de troca dos comandos e mensagens de erro

8 Manutenibilidade Possibilidade de inclusão de novas estruturas como questões, testes ou textos Possibilidade de correção de erros encontrados Previsão de atualizações

9 Portabilidade Independência de Hardware
Independência de Linguagem e Ambiente

10 Rentabilidade Característica do programa de melhorar o ensino, denotando a relação custo-benefício adequada Integração a outros recursos computacionais Adequação às necessidades curriculares

11 Avaliabilidade Facilidade de avaliar se o software executa a função para o qual foi desenvolvido Adequação do programa ao nível do usuário Apresentação dos escores dos usuários Previsão de realimentação (permite a inclusão de novos conteúdos)

12 Integridade Resistência do programa a interações inadequadas (robustez) não interrompe o programa devido a entradas de dados incorretas evita falhas que possam provocar conseqüências desastrosas (p. ex. apresenta o formato para entrada de dados)

13 Legibilidade Diz respeito ao código do programa é importante para o caso de serem necessárias alterações (possibilidade de alterações por pessoas que não participaram do desenvolvimento) Facilidade de leitura dos meios técnicos do programa (relativos aos desenvolvedores) Facilidade de leitura da tela do software


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