A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Semana da Arte Moderna Amanda Simas nº 2 Giovanna Pipolo nº 9 Isabela Nogueira nº 8 Mariana Calenta nº 15 9º ano B.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Semana da Arte Moderna Amanda Simas nº 2 Giovanna Pipolo nº 9 Isabela Nogueira nº 8 Mariana Calenta nº 15 9º ano B."— Transcrição da apresentação:

1 A Semana da Arte Moderna Amanda Simas nº 2 Giovanna Pipolo nº 9 Isabela Nogueira nº 8 Mariana Calenta nº 15 9º ano B

2 O que foi a semana da arte moderna? A Semana da Arte Moderna foi uma ebulição de novas ideias totalmente libertadas, nacionalista em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Não tinham um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um único ideal moderno. Programa do primeiro festival

3 Objetivo da arte moderna O objetivo de fazer a "Semana da Arte Moderna" era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 2010.

4 Principais artistas da Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal, que contou com a participação de escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos. Participavam da desse movimento varios artistas, alguns deles são: Anita Malfatti, Oswaldo Goeldi, Tarsila do Amaral, com pinturas e desenhos; Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg, com esculturas; Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel, com projetos de arquitetura; Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Guilherme de Almeida, os escritores ; além de nomes já consagrados na música, como Heitor Villa-Lobos e Frutuoso Viana; entre vários outros artistas e intelectuais que vieram a tomar parte no movimento cultural que ali se iniciou.

5 Pinturas desenhos, Tarsila do Amaral Esculturas, Victor Brecheret.

6 Alguns dos artistas que participaram da Semana de Arte Moderna Tarsila participou ativamente da renovação da arte brasileira que se processou na década de 1920 (Semana da Arte Moderna). Integrou-se ao movimento modernista e ligou-se com especial interesse à questão da brasilidade. Tarsila esteve ainda representada na mostra Arte Moderna no Brasil, na XXXII Bienal de Veneza e na mostra Arte da América Latina desde a Independência. Em 1960 o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou retrospectiva de sua obra. Entre suas demais telas destacam-se "A negra", no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e "São Paulo", na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

7 O escultor Victor Brecheret, considerado o pioneiro do modernismo na escultura brasileira, iniciou sua formação artística em 1912, estudando desenho, modelagem e entalhe em madeira no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Participou da Semana da Arte Moderna e chamou bastante atencao do publico com suas esculturas. É possível notar em alguns de seus projetos, após seu retorno ao Brasil, a assimilação de temas e características formais relacionadas às culturas indígenas. A partir do final dos anos 40, o índio brasileiro passou a ser presença importante na escultura de Victor Brecheret. Observe a imagem:

8 Obras de Owsald Poesia: Pau-Brasil (1925); Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade (1927); Cântico dos cânticos para flauta e violão (1945); O escaravelho de ouro (1945). Romance: Os condenados (trilogia) ( ); Memórias sentimentais de João Miramar (l924); Serafim Ponte Grande (1933); Marco Zero - a revolução melancólica (1943). Teatro: O homem e o cavalo (1934); A mona (1937); O rei da vela (1933). Além disso, publicou os manifestos que já conhecemos: Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924); Manifesto Antropófago (1928). Escreveu ainda artigos e ensaios.

9 sobre: José Oswald de Sousa Andrade participou da Semana da Arte Moderna, foi um dos escritores que chamaram bastante atencao do publico. Nessa mesmo epoca, São Paulo despertava para a industrialização e a tecnologia. Abria-se um novo mundo urbano, que Oswald logo assimilaria fascinado: o bonde elétrico, o rádio, o cinema, a propaganda com sua linguagem- síntese...

10 Antonio garcia moya: Na arquitetura o interesse em romper com as formas tradicionais, buscando inspiração na arquitetura pré- colombiana e mesopotâmica como o poeta das pedras Antonio Garcia Moya e entre outros que releram obras e manifestações com um olhar brasileiro, no caso do Goya trazendo um olhar mais sul- americano.Desenhos de Antonio Moya apresentados na Semana de Arte Moderna. Imagens AMARAL, 1979.


Carregar ppt "A Semana da Arte Moderna Amanda Simas nº 2 Giovanna Pipolo nº 9 Isabela Nogueira nº 8 Mariana Calenta nº 15 9º ano B."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google