Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmanuelly Gouveia Alterado mais de 10 anos atrás
1
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL
2
Plano da sessão O que são? No centro CRIE – FCUL Para quê? Que princípios? Que papel a ter e a fomentar? Como o pomos em acção? O que querem fazer?
3
O que são? Espaços de trabalho colaborativo que proporcionam: ferramentas que permitem: expressar ideias, participar em diálogos múltiplos e à vista, partilhar em projectos tanto síncrones como assíncrones funcionalidades várias: salas de chat, partilhar documentos, publicação de blogs, wikis, HTML
4
Moodle Software open-source Sistema de gestão de ensino e aprendizagem Funcionalidades com forte componente de participação, comunicação e colaboração entre formandos, formadores e pares. Oferece ferramentas de: discussões de fórum, envio e/ou realização online de trabalhos, construção de lições, chats, wikis, glossários, etc. avaliação
5
Princípios (do Moodle) Perspectiva de ensino-aprendizagem construtivista social ( em comunidades baseadas na Internet ) proporciona aspectos pedagógicos não contemplados anteriormente nas plataformas de e-learning O conhecimento é construído e não só transmitido de uma forma rígida pelos livros ou professores A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos que todos construem em conjunto partilha de papeis (dinamizador, aluno, participante,…) mudança de papeis (fonte de saber, influenciador, moderador,…) Neste sistema o professor cria um ambiente para ajudar o aluno a construir o conhecimento a partir das suas capacidades e saberes
6
Dimensões da capacidade de colaboração Confiança Empenho/engajamento Comunicação Ingredientes-chave para o sucesso das equipas Necessidade de trabalhar em conjunto Responsabilidade partilhada Empenho no trabalho de equipa Comunicação activa Interdependência e reciprocidade são essenciais Colaboração
7
Plataformas – exemplos de 2 sistemas http://moodle.org/ http://plone.org/
8
Exemplos em Plone http://www.weblabs.org.uk/wlplone/ http://cnx.org/
9
http://www.groups.edna.edu.au/ http://moodle.fct.unl.pt/ Exemplos em Moodle
10
http://www.stmarys.brighton-hove.sch.uk/moodle/ http://www.apvm.net:100/moodle/
11
http://www.pjb.co.uk/npl/bp31.htm New Perspectives for Learning - Briefing Paper 31 Computer-supported collaborative learning in primary, secondary and vocational education
12
Recepção na Plataforma – o que é que ela diz? http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/course/view.php?id=12
13
Áreas de trabalho diferentes níveis de participação e de acesso Para os inscritos Organização Temas/Grupos de trabalho Resposta a necessidades Transparência Orientações claras Apelo à participação Atenção ao que acontece Explicitamente (dar resposta a…) Implicitamente (re-orientar, perceber o que funciona ou não, re-organizando…) Manter disponível o conteúdo (mesmo quando fora de prazo) Para os visitantes Transparência Acessibilidade Aberto a: aceder ao que existe entrar na conversa
14
3 zonas na estrutura http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/course/view.php?id=12
15
O visitante da disciplina pode…
16
O participante da disciplina pode…
17
Dinamizador da disciplina pode…
18
Conversas privadas
19
Dinamizador da disciplina pode… http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/course/view.php?id=12
20
Disponível para trabalhar…
21
Ferramentas de trabalho…
22
Ferramenta – Forum Hiperligações Imagens
23
Ferramenta – Foruns
24
Ferramenta - Recurso
25
Ferramenta – Configuração da Disciplina
26
Definir dinamizadores
27
Outros exemplos… http://web.educom.pt/acime/ De formação De escolas Com alunos http://moodle.com.pt/eb23paiao/ http://www.stmarys.brighton-hove.sch.uk/moodle/ http://www.eb23-pontinha.rcts.pt/http://www.eb23-pontinha.rcts.pt/ (escolher moodle à esquerda) http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/course/view.php?id=23 Sites pessoais http://www.designplanet.com.au/
28
o que pensamos Então o que pensamos sobre isto? Vale a pena explorar? O que antecipo como útil? Em que contexto e com quem quero experimentar? Que papel quero ter?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.