A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL."— Transcrição da apresentação:

1 Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL

2 Plano da sessão O que são? No centro CRIE – FCUL Para quê? Que princípios? Que papel a ter e a fomentar? Como o pomos em acção? O que querem fazer?

3 O que são? Espaços de trabalho colaborativo que proporcionam: ferramentas que permitem: expressar ideias, participar em diálogos múltiplos e à vista, partilhar em projectos tanto síncrones como assíncrones funcionalidades várias: salas de chat, partilhar documentos, publicação de blogs, wikis, HTML

4 Moodle Software open-source Sistema de gestão de ensino e aprendizagem Funcionalidades com forte componente de participação, comunicação e colaboração entre formandos, formadores e pares. Oferece ferramentas de: discussões de fórum, envio e/ou realização online de trabalhos, construção de lições, chats, wikis, glossários, etc. avaliação

5 Princípios (do Moodle) Perspectiva de ensino-aprendizagem construtivista social ( em comunidades baseadas na Internet ) proporciona aspectos pedagógicos não contemplados anteriormente nas plataformas de e-learning O conhecimento é construído e não só transmitido de uma forma rígida pelos livros ou professores A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos que todos construem em conjunto partilha de papeis (dinamizador, aluno, participante,…) mudança de papeis (fonte de saber, influenciador, moderador,…) Neste sistema o professor cria um ambiente para ajudar o aluno a construir o conhecimento a partir das suas capacidades e saberes

6 Dimensões da capacidade de colaboração Confiança Empenho/engajamento Comunicação Ingredientes-chave para o sucesso das equipas Necessidade de trabalhar em conjunto Responsabilidade partilhada Empenho no trabalho de equipa Comunicação activa Interdependência e reciprocidade são essenciais Colaboração

7 Plataformas – exemplos de 2 sistemas

8 Exemplos em Plone

9 Exemplos em Moodle

10

11 New Perspectives for Learning - Briefing Paper 31 Computer-supported collaborative learning in primary, secondary and vocational education

12 Recepção na Plataforma – o que é que ela diz?

13 Áreas de trabalho diferentes níveis de participação e de acesso Para os inscritos Organização Temas/Grupos de trabalho Resposta a necessidades Transparência Orientações claras Apelo à participação Atenção ao que acontece Explicitamente (dar resposta a…) Implicitamente (re-orientar, perceber o que funciona ou não, re-organizando…) Manter disponível o conteúdo (mesmo quando fora de prazo) Para os visitantes Transparência Acessibilidade Aberto a: aceder ao que existe entrar na conversa

14 3 zonas na estrutura

15 O visitante da disciplina pode…

16 O participante da disciplina pode…

17 Dinamizador da disciplina pode…

18 Conversas privadas

19 Dinamizador da disciplina pode…

20 Disponível para trabalhar…

21 Ferramentas de trabalho…

22 Ferramenta – Forum Hiperligações Imagens

23 Ferramenta – Foruns

24 Ferramenta - Recurso

25 Ferramenta – Configuração da Disciplina

26 Definir dinamizadores

27 Outros exemplos… De formação De escolas Com alunos (escolher moodle à esquerda) Sites pessoais

28 o que pensamos Então o que pensamos sobre isto? Vale a pena explorar? O que antecipo como útil? Em que contexto e com quem quero experimentar? Que papel quero ter?


Carregar ppt "Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google