A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação do século XXI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação do século XXI"— Transcrição da apresentação:

1 Educação do século XXI

2 Novos tempos e espaços para aprender e ensinar! E-Learning – Ensino à distância com recurso a PCs. B-Learning – Compromisso entre o ensino à distância e o presencial.

3 E-Learning Mito De futuro os professores serão substituídos por processadores de alto desempenho Mito Os alunos serão avaliados por máquinas que corrigem e classificam automaticamente todas as suas provas

4 Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment Sistema de Gestão de Aprendizagem em trabalho colaborativo num ambiente virtual.

5 Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment Fácil criação de cursos a partir de recursos existentes Conteúdos reutilizáveis Inscrição e autenticação de alunos, simples e segura Um sistema intuitivo para professores e alunos Estimula comunidades activas e colaborativas Acessível

6 O MOODLE O Moodle é uma alternativa às soluções comerciais como Blackboard, WebCT, FORMARE, Class-Server e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source. O contexto de aprendizagem do Moodle está baseado nos princípios pedagógicos construtivistas, com um desenho modular que torna fácil acrescentar conteúdos que motivem o estudante.

7 Construtivismo Social O Moodle foi desenhado por um educador e informático, baseando-se nos princípios do construtivismo social tendo as actividades como coração do sistema de gestão de cursos. Constituição de grupos sociais em que se aprende uns com os outros, criando, em colaboração, uma cultura de partilha de conteúdos e significados, numa aprendizagem contínua. Martin Dougiamas Criador e director de desenvolvimento

8 Promover uma aprendizagem activa O Moodle permite que o aluno possa analisar, investigar, colaborar e partilhar. Os alunos aprendem sozinhos e com o professor. Os alunos aprendem praticando. Todos os alunos podem expressar-se.

9 A disciplina (Curso)

10 Blocos Em cada curso/disciplina podemos activar ou desactivar blocos de informação.

11 Módulos O Moodle tem um desenho modular que facilita o processo de acrescentar as actividades que formam um curso/disciplina.

12 Módulos Trabalho Atribui tarefas on-line ou off-line. Os alunos podem entregar as suas tarefas num ficheiro de qualquer formato. Chat Permite a comunicação em tempo real.

13 Módulos Referendo Os professores criam uma pergunta e opções de resposta para os alunos. Este módulo utiliza-se para fazer votações rápidas sobre um tema. Diálogo Permite a comunicação assíncrona privada entre o professor e um aluno ou entre os alunos.

14 Módulos Fórum Os fóruns permitem diálogos assíncronos do grupo sobre um determinado tema. A participação em fóruns pode ser uma parte integral da experiência de aprendizagem, ajuda os alunos a esclarecer e desenvolver a sua compreensão de um tema. Os alunos podem classificar os comentários inseridos no fórum, baseando-se nas escalas determinadas pelo criador do curso.

15 Módulos Lição Permite criar e gerir um conjunto de "páginas ligadas". Cada página pode terminar com uma pergunta. Consoante a resposta do aluno, este pode progredir na lição ou voltar atrás. No final existe uma classificação.

16 Módulos Glossário Cria uma compilação dos termos mais usados numa disciplina. Existem várias opções de representação, incluindo em lista, enciclopédia, FAQ, dicionário e outras. Pode também ser utilizado como portfólio digital do aluno. Os termos do glossário aparecem em todos os recursos da disciplina. O Moodle tem o seu próprio motor de busca. Diário Permite aos alunos reflectirem sobre um tema.

17 Módulos Etiquetas Acrescenta descrições com imagens na página principal do curso. Questionário Permite questionários incluindo perguntas de verdadeiro ou falso, escolha múltipla, respostas curtas, associação, perguntas aleatórias, numéricas, inseridas no texto e todas elas podem conter gráficos. Os professores podem definir com precisão os exames do curso, e importar questões de formatos mais populares como IMS QTI, Blackboard ou WebCT. O Moodle permite ainda integrar áudio nos seus questionários.

18 Módulos Recurso Serve para incluir conteúdos num curso. Podem ser: texto sem formato, ficheiros, Links, Wiki ou HTML (Moodle tem os editores incorporados) ou ainda uma referencia bibliográfica. O Moodle permite adicionar expressões matemáticas numa actividade, usando o editor incorporado de HTML

19 Módulos Inquérito Este módulo ajuda a criar cursos mais eficazes oferecendo uma variedade de inquéritos (COLLES, ATTLS) Workshop Serve para coordenação de trabalhos de grupo. No final o professor classifica os trabalhos.

20 Gestão da Disciplina Criar os conteúdos de aprendizagem é apenas uma parte do que deve fazer um sistema de gestão de cursos (CMS). Um CMS deve gerir os alunos de vários modos. A gestão dos alunos inclui: – Ter acesso à informação sobre os alunos da disciplina. – Capacidade para realizar grupos de alunos – Aplicar diversas escalas nas classificações dos alunos – Monitorização e registo dos acessos dos utilizadores – Upload de ficheiros externos para utilizar no curso – …

21 Gestão da Disciplina - Participantes Podemos ver a actividade de todos os participantes do curso. Os alunos criam um perfil pessoal que pode incluir uma imagem, o que ajuda a estabelecer laços sociais na comunidade de aprendizagem.

22 Gestão da Disciplina - Grupos Dividir os alunos em grupos é uma actividade normal em educação. O Moodle permite que o professor da disciplina crie grupos e determine como os membros se relacionam com os outros grupos e nas diferentes actividades.

23 Gestão da disciplina - Calendário Manter um calendário de acontecimentos é importante para o aluno e o professor do curso. Os acontecimentos podem criar- se em diversas categorias, incluindo: – Os acontecimentos globais aparecem em todos os cursos – Os acontecimentos do curso são afixados pelo professor. – Os acontecimentos de um grupo apenas são visíveis ao grupo. – Os acontecimentos do utilizador são afixados pelo utilizador. (Por ex.: datas assinaladas, etc.).

24 Gestão da disciplina - Administração O painel de controlo de administração coloca à distancia de um click, todas as funções importantes da gestão do curso. Os professores e os estudantes podem ser inscritos ou eliminados manualmente. As opções para efectuar cópias de segurança e restauração de uma disciplina obtém-se num único ecrã.

25 Gestão da disciplina - Escalas Os professores podem definir escalas que se utilizarão para classificar fóruns, trabalhos e diários. As escalas normais podem atribuir valores de 1 a 100% em cada actividade. As escalas podem ser personalizadas. – (0 a 20; 1 a 5; I-S-B-MB;…)

26 Gestão da disciplina - Notas A opção de classificações oferece uma visualização de todas as classificações dos fóruns, trabalhos, diários, questionários, lições e oficinas. A escala de classificações aplicada numa actividade de aprendizagem mostra-se, junto com um total acumulado, numa única página.

27 Gestão da disciplina - Notas Nas janelas de um trabalho ou diário vêem-se os ficheiros enviados, as classificações e os comentários de todos os alunos numa única página. A gestão dos ficheiros enviados pelos alunos nos seus trabalhos e diários da disciplina faz-se a partir de una janela central. Isto reduz o tempo necessário para aceder aos trabalhos de todos os alunos.

28 Gestão da disciplina - Relatórios Monitoriza quando e quais os recursos que foram acedidos, por um determinado aluno.

29 Gestão da disciplina - Ficheiros Todos os recursos da disciplina estão localizados dentro da área dos ficheiros do Moodle. Os recursos estão disponíveis ao usar o editor de HTML, permitindo inclui-los facilmente no conteúdo de uma actividade.

30 Experiência do aluno – Iniciar sessão Os alunos acham fácil navegar nas páginas das disciplinas do Moodle com o seu browser, pois um histórico de links está sempre presente. O registo do aluno pode ser efectuado pelo próprio aluno ou pelo administrador.

31 Experiência do aluno – Chaves de inscrição Os professores podem exigir uma palavra chave para permitir a inscrição numa disciplina. Assim consegue-se um processo de inscrição individualizado e seguro.

32 Experiência do aluno – Notificação via Se os alunos se inscreverem nos fóruns, as novas mensagens ser-lhe-ão enviadas via correio electrónico. Além disso, os professores podem escolher a notificação via , também, para diálogos privados.

33 24/7/365 Os alunos podem ligar-se a qualquer momento, de onde quiserem, para usar os recursos da disciplina, e podem especificar a zona horária e o idioma que desejem utilizar.

34 Organização e Gestão Escolar O Moodle é também uma valiosa ferramenta na gestão de reuniões de C.P., D.Turma, Grupo Disciplinar, etc. – Gestão da informação – Informação sempre disponível – Ganho de tempo – Diminuição de custos


Carregar ppt "Educação do século XXI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google