A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva

2 Formas de saber: conectada e destacada As mensagens individuais podem ser classificadas segundo uma escala baseada na teoria do saber conectado e destacado. Esta teoria oferece novas perspectivas de observação das interações humanas, descrevendo dois modos diversos em que as pessoas avaliam e aprendem as coisas que vêem e ouvem. Embora cada um de nós possa usar estes dois métodos, em diversas proporções e momentos, pode ser útil imaginar dois exemplos de pessoas: uma que demonstra sobretudo saber destacado (Jim), e uma caracterizada principalmente pelo saber conectado (Mary). Jim prefere ser tão 'objetivo' quanto for possível, evitando sentimentos e emoções. Ele tende a defender as suas próprias idéias em discussões com pessoas que têm opiniões diferentes, e usa a lógica para encontrar falhas nas idéias de seus oponentes. Ele critica todas as idéias novas que não forem fatos comprovados ou cujas fontes não sejam 'respeitáveis', como livros e professores respeitados, ou de sua experiência direta. Jim é carcterizado por um saber destacado. Mary é mais sensível à opinião de outras pessoas. Ela favorece a empatia, tende a ouvir e fazer perguntas, e procura entender o ponto de vista dos outros. Ela aprende compartilhando as experências que levaram outras pessoas a atingir um determinado conhecimento. Nas discussões, evita o confronto, e frequentemente tenta ajudar, se encontra o modo de fazê-lo, usando sugestões. Maria é caracterizada por um saber conectado. Você notou que nestes exemplos o saber destacado caracteriza um homem e o saber conectado caracteriza uma mulher? Alguns estudos mostram que, estatisticamente, este é o caso frequente, embora o saber de cada pessoa possa estar em qualquer parte do espectro entre estes extremos. Para que um grupo de aprendizagem colaborativa seja eficaz, o ideal é que cada pessoa seja capaz de proceder segundo os dois modos de saber. Em certas situações como o fórum, uma mensagem enviada por alguém pode mostrar uma destas características, ou ambas. Pode ser que uma mensagem que espresse saber conectado tenha sido enviada por uma pessoa que normalmente é caracterizada pelo saber destacado, e vice-versa. O objetivo de classificar cada mensagem segundo estes critérios é: a) ajudar você a refletir sobre o seu próprio modo de saber, quando lê as mensagens dos outros; b) dar um feedback a cada autor, para que saibam como são vistos pelos outros. Os resultados servem apenas para melhorar a comunicação e a aprendizagem. Em nenhum modo, afetam a avaliação do participante. Classificação dos saberes

3 Ícones

4

5

6 Características - Módulos Trabalho Atribui tarefas on-line ou off-line; Os alunos podem entregar as suas tarefas num ficheiro de qualquer formato. Chat Permite a comunicação em tempo real. Cada módulo dá ajudas sobre as suas características Referendo Os professores criam uma pergunta e um numero de opções para os alunos. Utilize este módulo para fazer votações rápidas sobre um tema. Diálogo Permite comunicação assíncrona privada entre o professor e um aluno ou entre os alunos.

7 Características - Módulos Fórum Os fóruns permitem diálogos assíncronos do grupo sobre um determinado tema. A participação em fóruns pode ser uma parte integral da experiência de aprendizagem, ajudando os alunos a esclarecerem e desenvolverem a sua compreensão sobre um tema. Os alunos podem classificar os comentários inseridos no fórum, baseando-se nas escalas determinadas pelo criador do curso

8 Características - Módulos Glossário Cria uma compilação dos termos mais usados numa disciplina. Existem várias opções de representação, incluindo em lista, enciclopédia, FAQ, dicionário e outras. Diário Permite aos alunos reflectirem sobre um tema. Etiquetas Acrescenta descrições com imagens na página principal do curso. Os termos do glossário aparecem em todos os recursos da disciplina. O Moodle tem o seu próprio motor de busca. Lição Permite criar e gerir um conjunto de "páginas ligadas". Cada página pode terminar com um pergunta. Consoante a resposta do aluno, este pode progredir na lição ou voltar atrás. No final existe uma qualificação.

9 Questionário Permite questionários incluindo perguntas de verdadeiro ou falso, escolha múltipla, respostas curtas, associação, perguntas aleatórias, numéricas, inseridas no texto e todas elas podem conter gráficos. Características - Módulos Os professores podem definir com precisão os exames do curso, e importar questões de formatos mais populares como IMS QTI, Blackboard ou WebCT. O Moodle permite ainda integrar áudio nos seus questionários.

10 Características - Módulos Inquérito Este módulo ajuda a criar cursos mais eficazes oferecendo uma variedade de inquéritos (COLLES, ATTLS). Workshop Serve para coordenação de trabalhos de grupo. Permite aos participantes diversas formas para avaliar os projectos dos outros, assim como projectos-protótipo. No final o professor classifica os trabalhos. Recurso Serve para incluir conteúdos num curso. Podem ser: texto sem formato, ficheiros, Links, Wiki ou HTML (Moodle tem os editores incorporados) ou ainda uma referencia bibliográfica. O Moodle permite adicionar expressões matemáticas numa actividade, usando o editor incorporado de HTML

11 Criar os conteúdos de aprendizagem é apenas uma parte do que deve fazer um sistema de gestão de cursos (CMS). Um CMS deve gerir os alunos de vários modos. A gestão dos alunos inclui: Ter acesso a informação sobre os alunos da disciplina. Capacidade para realizar grupos de alunos Aplicar diversas escalas nas classificações dos alunos Monitorização e registo dos acessos dos utilizadores Upload de ficheiros externos para utilizar no curso E muitos mais. Características da gestão da disciplina

12 Gestão da disciplina - Participantes Podemos ver a actividade de todos os participantes do curso. Os alunos criam um perfil pessoal que pode incluir uma imagem, o que ajuda a estabelecer laços sociais na comunidade de aprendizagem Os alunos preenchem uma página pessoal com o seu perfil. A inclusão de uma imagem e dos detalhes do seu perfil criam laços sociais.

13 Gestão da disciplina - Grupos Dividir os alunos em grupos é uma actividade normal em educação. O Moodle permite que o professor da disciplina crie grupos facilmente, e determine como os membros se relacionam com os outros grupos e nas diferentes actividades. Criar nomes de grupo distintos é fácil. Com um click atribuem-se alunos e professores a um grupo.

14 Gestão da disciplina - Calendário Manter um calendário de acontecimentos é importante para o aluno e o professor do curso. Os acontecimentos podem-se criar em diversas categorias, incluindo: Os acontecimentos próximos aparecem na página principal do curso, avisando o aluno. Os alertas são de cores por categorias. Os acontecimentos globais aparecem em todos os cursos Os acontecimentos do curso são afixados pelo professor. Os acontecimentos de um grupo apenas são visíveis ao grupo. Os acontecimentos do utilizador são afixados pelo utilizador. (Por ex.: datas assinaladas, pessoais, etc.).

15 Gestão da disciplina - Administração O painel de controlo de administração coloca à distancia de um click, todas as funções importantes da gestão do curso. Os professores e os estudantes podem ser inscritos ou eliminados manualmente. As opções para efectuar cópias de segurança e restauração de uma disciplina obtém-se num único ecrã. A recuperação de uma disciplina existente consegue-se com apenas um click. O Moodle torna fácil reutilizar disciplinas e comparti-las com outros professores. A cópia de segurança pode incluir ou excluir os ficheiros dos alunos e dados da disciplina.

16 Gestão da disciplina - Escalas Os professores podem definir escalas que se utilizarão para classificar fóruns, trabalhos e diários. As escalas normais podem atribuir valores de 1 a 100% em cada actividade (ou nenhuma classificação), ou indicar se o estudante demonstra uma das três características na actividade: As escalas à medida permitem ao professor fazer qualificações especificas para cada conteúdo, criar facilmente vários tipos de escalas, e aplica-las nas diversas actividades do curso. Mostra um conhecimento CONECTADO. Mostra um conhecimento SEPARADO. Igual separado que conectado.

17 Gestão da disciplina - Notas A opção de classificações oferece uma visualização de todas as classificações dos fóruns, trabalhos, diários, questionários, lições e oficinas. A escala de classificações aplicada numa actividade de aprendizagem mostra-se, junto com um total acumulado, numa única página. As classificações podem-se puxar em formato de Excel ou em texto para incluir num boletim electrónico externo.

18 Gestão da disciplina - Notas Nas janelas de um trabalho ou diário vêem-se os ficheiros enviados, as classificações e os comentários de todos os alunos numa única página. A gestão dos ficheiros enviados pelos alunos nos seus trabalhos e diários da disciplina faz- se a partir de una janela central. Isto reduz o tempo necessário para aceder aos trabalhos de todos os alunos.

19 Gestão da disciplina - Relatórios Monitoriza quando e quais os recursos que foram acedidos, por um determinado aluno. Os registos estabelecem claramente onde está um aluno na disciplina. Pode localizar facilmente a data e o acesso específico de uma actividade da disciplina, um aluno, ou um módulo.

20 Gestão da disciplina - Ficheiros Todos os recursos da disciplina estão localizados dentro da área dos ficheiros do Moodle. Os recursos estão disponíveis ao usar o editor de HTML, permitindo inclui-los facilmente no conteúdo de uma actividade. A gestão dos ficheiros assemelha-se ao do seu computador, tornando fácil acrescentar, mover, descomprimir e eliminar recursos.

21 Gestão da disciplina - Ajuda Um grande número de ajudas estão acessíveis no seu contexto. Os cursos incluem um fórum exclusivo de professores, onde podem colaborar em tarefas y compartir ideias. O Moodle tem um manual do professor que proporciona instruções passo a passo em todos os aspectos e, claro, a gestão da aprendizagem.

22 Experiência do aluno – Iniciar sessão Os alunos acham fácil navegar nas páginas das disciplinas do Moodle com o seu browser, pois um histórico de links está sempre presente. O inicio de sessão ocorre numa janela intuitiva. O registo do aluno pode ser efectuado pelo próprio aluno ou pelo administrador. O Moodle tem o seu próprio sistema de autenticação, no entanto integra também uma base de dados, POP3, IMAP, LDAP o NNTP externo, permitindo um vasto domínio da ligação. A barra de navegação proporciona links para a página principal do curso e as suas actividades

23 Experiência do aluno – Chaves de inscrição Os professores podem exigir una palavra chave para permitir a inscrição numa disciplina. Assim consegue-se um processo de inscrição individualizado. As disciplinas que necessitem uma chave para a inscrição indicam-no na descrição das categorias de disciplinas. Na categoria da disciplina pode ver-se a descrição de cada disciplina. Os símbolos na página de da descrição indicam quando um curso requer uma chave de inscrição e se permite a entrada a convidados. Os alunos vem as suas disciplinas na página principal do site depois de efectuado o inicio de sessão

24 Experiência do aluno – Notificação via O correio electrónico é enviado, em formato HTML, a cada aluno inscrito nos fóruns. Se os alunos se inscreverem nos fóruns, as novas mensagens serão enviados via correio electrónico. Além disso, os professores podem escolher a notificação via , também, para diálogos privados.


Carregar ppt "Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google