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INDICE SAIR Editar um Teste Criar um Referendo Gerir a Disciplina

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Apresentação em tema: "INDICE SAIR Editar um Teste Criar um Referendo Gerir a Disciplina"— Transcrição da apresentação:

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2 INDICE SAIR Editar um Teste Criar um Referendo Gerir a Disciplina
Editar as Definições de uma Disciplina Configurações Gerais da Disciplina Adicionar Recursos e Atividades Partilhar Ficheiros / Documentos Adicionar uma Etiqueta Adicionar uma Página de Texto Mostrar um Diretório Mostrar um Ficheiro Testes e Tipos de Perguntas Criar um Teste Editar um Teste Adicionar um Apontador para Ficheiro ou Página Pedir Trabalhos aos Alunos Pedir Envio de Ficheiros “Avançado” Pedir um Texto Simples Pedir um Trabalho de Casa Criar um Referendo Criar um Inquérito Predefinido Criar um Questionário Criar um Fórum SAIR Gerir a Disciplina

3 Editar as Definições de uma Disciplina
Entre na disciplina que quer editar Clique Configuração Altere os campos que desejar Clique gravar alterações

4 Configurações Gerais da Disciplina
Nome Completo – Surge no topo da página Nome Curto – surge na barra de navegação (é uma sigla) Sumário – Deve explicar de forma concisa o que é a disciplina. Também é mostrado na lista detalhada das disciplinas. Formato – existem vários, mas os mais úteis são o formato de tópicos - permite publicar actividade e materiais) formato semanal – o mesmo que o de tópicos mas com um calendário semanal rígido. Mostrar Notas – define se os alunos podem visualizar as notas das avaliações ou trabalhos realizados.

5 Configurações Gerais da Disciplina
Mostrar Relatórios de Actividade: Sim: os alunos terão acesso a todos os relatórios de actividade da disciplina Não: só os professores têm acesso aos relatórios.

6 Adicionar Recursos e Atividades
Chat: sala de conversa em tempo real Fórum: Tópico de conversa para quem quiser participar; pode ser limitado a grupos de utilizadores pré-definidos Glossário: uma lista de termos e seus significados Inquérito: inquéritos para recolher informação Lição: uma lição para ser resolvida pelos participantes; pode ter tempo limite

7 Adicionar Recursos e Atividades
Referendo: Um bloco com uma única pergunta de escolha múltipla em que os participantes votam Tabela: Cria uma base de dados para poder ser pesquisada Teste: cria uma sequência de perguntas cotadas para os participantes resolverem Trabalho: espaço para receber trabalhos dos participantes Inquérito: inquéritos para recolher informação

8 Partilhar Ficheiros / Documentos
Entre na disciplina Clique em Ficheiros no Menu Administração (normalmente na coluna esquerda) Clique em Enviar Ficheiro (é aconselhável organizar os seus ficheiros em pastas, para poder partilhar uma directoria com os alunos) Clique Browse para escolher o ficheiro desejado no seu computador Clique em Enviar este ficheiro e aguarde que o ficheiro seja enviado. (Se desejar pode seleccionar um ou vários ficheiros e no Menu Com os ficheiros escolhidos... Converter em ZIP.

9 Adicionar uma Etiqueta
Uma etiqueta permite adicionar títulos ou texto na página principal de uma disciplina. As etiquetas podem ser formatadas como: títulos (com diferentes tipos ou tamanhos de letra) “avançadas” para classificarem e organizarem as actividades e os recursos disponíveis. Um bloco de texto, visível para todos os alunos. Clique Activar modo de Edição Clique Inserir etiqueta no menu Adicionar Recurso Preencha os campos obrigatórios Grave as alterações

10 Adicionar uma Página de Texto
Cada página de texto terá de ter um título, que será mostrado na página na forma de um Hiperlink Depois de clicar no hiperlink, o aluno verá o conteúdo. Clique Activar modo de Edição No menu Adicionar Recurso, escolha a opção: Escrever página de texto (o mais simples é escolher auto-formatação moodle) Grave as alterações

11 Mostrar um Diretório Ao mostrar um directório (pasta), está a disponibilizar aos alunos todos os ficheiros que lá foram colocados. Clique Activar modo de Edição No menu Adicionar Recurso, escolha a opção: Mostrar um directório (este recurso pode ser adicionado num tópico específico) Preencha os campos obrigatórios Escolha a directoria que vai ser partilhada Grave as alterações

12 Mostrar um Ficheiro Ao mostrar um ficheiro, está a disponibilizar aos alunos um único documento. Clique Activar modo de Edição No menu Adicionar Recurso, escolha a opção: Apontador para ficheiro. (Este recurso pode ser adicionado num tópico específico) Preencha os campos obrigatórios Escolha o ficheiro que vai ser partilhado (procure na pasta onde o colocou) Grave as alterações

13 Testes e Tipos de Perguntas
Um teste é constituído por vários tipos de perguntas que podem ser reutilizadas na mesma disciplina ou em outras disciplinas. Com excepção da pergunta tipo Ensaio, todas as outras são avaliadas automaticamente facilitando o trabalho de correção.

14 Testes e Tipos de Perguntas
GLOSSÁRIO Descrição – na realidade não é uma pergunta: serve para colocar texto/imagens numa parte do teste. Ensaio – corresponde a uma questão a que o aluno deve responder com um texto (curto ou longo); é o único tipo de pergunta que necessita de avaliação manual. Correspondência correta – Cria um mínimo de três perguntas e associa, a cada uma delas, uma resposta correta que será baralhada.

15 Testes e Tipos de Perguntas
GLOSSÁRIO Escolha múltipla – as perguntas de escolha múltipla podem ter uma única hipótese correcta ou várias. Resposta curta – é uma pergunta directa que vai ser respondida com texto, normalmente com apenas uma ou duas palavras. Podem ser definidas várias hipóteses correctas de resposta com cotações diferentes.

16 Testes e Tipos de Perguntas
GLOSSÁRIO Numérica – é idêntica à pergunta de resposta curta, mas o aluno só pode responder com um valor numérico. A vantagem é que, nesta, podem ser definidas margens de erro para os resultados. Verdadeiro/Falso – é um tipo de pergunta simples que consiste apenas numa afirmação que o aluno classifica como sendo verdadeira ou falsa.

17 Criar um Teste Todos os tipos de pergunta permitem configurar sugestões e feed-back para respostas correctas ou erradas; Outra possibilidade útil é a de colocar imagens juntamente com (ou em lugar do) texto da pergunta. Depois de activar o modo de edição, no menu Adicionar uma Actividade, clique em Teste. Preencha o nome do teste e configure as opções Grave as alterações.

18 Criar um Teste CONFIGURAÇÕES
Sincronização – permite definir a data de início e de entrega do teste, o tempo que o aluno tem para o fazer, e no caso de permitir mais do que uma tentativa, o tempo mínimo de espera entre tentativas. Mostar – define o número de perguntas que quer em cada página. (Pode definir um número ilimitado e mais tarde configurar manualmente as quebras de página.) Pode ainda definir se deseja que as perguntas sejam aleatórias ou apenas que a ordem seja baralhada.

19 Criar um Teste CONFIGURAÇÕES
Tentativas – Se deseja que seja possível repetir o teste é aqui que define o número de tentativas (ilimitadas por defeito). No caso de permitir mais do que uma , se definir que cada é construída a partir da última, o aluno pode parar o teste a meio, sendo que voltará à posição anterior, quando voltar a entrar no teste.

20 Criar um Teste CONFIGURAÇÕES Notas
Escolha o método de avaliação que prefere: Nota mais alta – a classificação final é a mais elevada de todas as tentativas Nota média – a classificação final é a média simples de todas as tentativas

21 Criar um Teste CONFIGURAÇÕES
Nota mais alta – a classificação final é a mais elevada de todas as tentativas Nota média – a classificação final é a média simples de todas as tentativas Primeira nota – a classificação final é a que se obtém na primeira tentativa Última nota – a classificação final é a que é obtida na última tentativa

22 Criar um Teste CONFIGURAÇÕES
Defina depois se vão ser aplicadas penalizações quando um aluno escolhe uma resposta errada. Opções de revisão – aqui define-se o que se deseja que os alunos vejam nas três situações seguintes: Logo depois de fazer o teste Depois de fazer o teste e antes de acabar o prazo de entrega Depois de acabar o prazo

23 Criar um Teste CONFIGURAÇÕES
Comentários e sugestões são definidos ao nível de cada pergunta. Comentário global – é um comentário genérico que surge quando o aluno termina o teste, conforma a classificação obtida. Se definir uma fronteira aos 80% e estabelecer comentário “Bom trabalho”, todos os alunos que acabarem o teste com nota entre 80% e 100% vão pode ler “Bom trabalho” no fim do teste.

24 Criar uma pergunta “Ensaio”
Editar um Teste Criar uma pergunta “Ensaio” Entre no teste em modo de edição. Na base de dados de perguntas, na caixa criar uma nova pergunta, escolha o tipo Ensaio Preencha o nome da pergunta (o nome da pergunta só é utilizado no modo edição). Escreva o texto da pergunta Atribua uma cotação à pergunta Grave as alterações Adicione ao teste

25 Editar um Teste Criar uma pergunta “Escolha Múltipla” Entre no teste em modo de edição. Na base de dados de perguntas, na caixa criar uma nova pergunta, escolha o tipo Escolha múltipla Preencha o nome da pergunta Escreva o texto da pergunta Atribua uma cotação à pergunta Escreva cada resposta e a nota a atribuir à correcta Grave as alterações Adicione ao teste

26 Editar um Teste Criar uma pergunta “Resposta Curta”
Entre no teste em modo de edição. Na base de dados de perguntas, na caixa criar uma nova pergunta, escolha o tipo Resposta curta Preencha o nome da pergunta Escreva o texto da pergunta Atribua uma cotação à pergunta Escreva a resposta e a nota a atribuir (pode prever várias respostas com notas diferentes, mas uma tem de valer 100%) Grave as alterações Adicione ao teste

27 “Correspondência Correta”
Editar um Teste “Correspondência Correta” Criar uma pergunta Entre no teste em modo de edição. Na base de dados de perguntas, na caixa criar uma nova pergunta, escolha o tipo Correspondência correta Preencha o nome da pergunta Escreva o texto do bloco de perguntas Atribua uma cotação para o bloco de perguntas Escreva a pergunta e a resposta correcta (pelo menos 3 opções) Grave as alterações Adicione ao teste

28 Adicionar um Apontador para Ficheiro ou Página
Ative o modo de edição No bloco central em Adicionar um recurso, escolha e opção Apontador para ficheiro ou página Preencha os campos obrigatórios Grave as alterações Os ficheiros são previamente gravados nos ficheiros da disciplina; a página é um endereço da Internet (por ex.:

29 Pedir Trabalhos aos Alunos
Um trabalho permite que o professor especifique uma tarefa que os alunos devem preparar em conteúdo digital e enviar para o servidor. Envio de ficheiros avançado – útil para receber um ou mais trabalhos (pode ser definido) de um aluno em formato digital Texto em linha – o trabalho é escrito no próprio moodle

30 Pedir Trabalhos aos Alunos
Envio de um ficheiro único – útil quando se deseja receber apenas um ficheiro em formato digital Trabalho de casa – ao contrário dos outros três tipos de trabalhos, este não permite feedback. É entendido como trabalho de carácter não obrigatório para efeitos de classificação

31 Pedir Envio de Ficheiros “Avançado”
Entre na disciplina em modo de edição e no menu adicionar uma actividade escolha a opção trabalhos: envio de ficheiros avançado Preencha os campos obrigatórios Grave as alterações

32 Pedir um Texto Simples Em alternativa, pode criar-se um trabalho Texto em linha, que o aluno pode escrever na plataforma e submeter ao professor para avaliação No menu Adicionar uma actividade, clique Trabalhos: Texto em linha Preencha os campos obrigatórios Grave as alterações

33 Pedir um Trabalho de Casa
Ao contrário dos outros trabalhos, este não tem feedback da parte do aluno. Trata-se apenas de orientações ou informação disponibilizada aos alunos, mas cujo resultado não será devolvido ao professor. Por exemplo: “faça os exercícios das páginas 15 e 16 do manual” Proceder como nos anteriores escolhendo a opção trabalhos: trabalho de casa

34 Criar um Referendo Um referendo é uma atividade simples – o professor coloca uma questão e fornece uma lista de respostas para os alunos selecionarem uma: Por ex.: Escolha a opção que melhor se adapta para descrever as dificuldades que sentiu no teste: Muito fácil Fácil Acessível Difícil Muito difícil

35 Criar um Referendo Active o modo edição
No menu Adicionar uma actividade, clique Referendo Preencha os campos obrigatórios Escreva as opções de resposta Grave as alterações

36 Criar um Inquérito Predefinido
O Moodle vem com inquéritos incorporados baseados em modelos tipo ATTLS e COLLES, já muito testados nos USA. Active o modo edição No menu Adicionar uma actividade, clique Inquérito Preencha os campos obrigatórios Grave as alterações

37 Criar um Questionário No menu Adicionar uma actividade, clique Questionário Preencha os campos obrigatórios Escolha o tipo de perguntas Redija as perguntas Grave as alterações

38 Criar um Fórum Um fórum serve para facilitar discussões sobre temas específicos Active o modo de edição e, no menu adicionar uma actividade, clique em fórum Preencha os campos obrigatórios Grave as alterações

39 Gerir a Disciplina Por defeito, quando se cria uma disciplina, ela tem um fórum com as notícias genéricas mais recentes. Este fórum tem o nome Notícias. Também existe o bloco últimas notícias na página principal do sítio

40 Gerir a Disciplina Adicionar Notícia
Clique notícias no menu principal ou aceda ao bloco últimas notícias. Clique começar novo tema Preencha os campos obrigatórios Clique Enviar para o fórum

41 Editar ou Remover Notícia
Gerir a Disciplina Editar ou Remover Notícia Clique notícias no menu principal Clique no tema da notícia que deseja editar No fim da notícia, clique Editar ou Remover Faça as alterações que pretende e clique Gravar alterações

42 Gerir a Disciplina Enviar e Ler Mensagens
Pode ser feito a partir de qualquer sítio onde tenha acesso a nomes de alunos, como por exemplo, fóruns ou lista de participantes. Clique no nome do utilizador a quem deseja enviar mensagem Clique Enviar mensagem Escreva a mensagem e clique Enviar mensagem Para ler uma mensagem, basta fazer login e entrar na disiciplina


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