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INDICE Configurações Gerais da Disciplina Adicionar Recursos e Atividades Partilhar Ficheiros / Documentos Adicionar uma Etiqueta Adicionar uma Página.

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Apresentação em tema: "INDICE Configurações Gerais da Disciplina Adicionar Recursos e Atividades Partilhar Ficheiros / Documentos Adicionar uma Etiqueta Adicionar uma Página."— Transcrição da apresentação:

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2 INDICE Configurações Gerais da Disciplina Adicionar Recursos e Atividades Partilhar Ficheiros / Documentos Adicionar uma Etiqueta Adicionar uma Página de Texto Mostrar um Diretório Mostrar um Ficheiro Testes e Tipos de Perguntas Criar um Teste Editar um Teste Adicionar um Apontador para Ficheiro ou Página Pedir Trabalhos aos Alunos Pedir Envio de Ficheiros Avançado Pedir um Texto Simples Pedir um Trabalho de Casa Criar um Referendo Editar as Definições de uma Disciplina Criar um Inquérito Predefinido Criar um Questionário Criar um Fórum Gerir a Disciplina SAIR

3 Editar as Definições de uma Disciplina Entre na disciplina que quer editar Clique Configuração Altere os campos que desejar Clique gravar alterações

4 Nome Completo – Surge no topo da página Nome Curto – surge na barra de navegação (é uma sigla) Sumário – Deve explicar de forma concisa o que é a disciplina. Também é mostrado na lista detalhada das disciplinas. Formato – existem vários, mas os mais úteis são o formato de tópicos - permite publicar actividade e materiais) formato semanal – o mesmo que o de tópicos mas com um calendário semanal rígido. Mostrar Notas – define se os alunos podem visualizar as notas das avaliações ou trabalhos realizados. Configurações Gerais da Disciplina

5 Mostrar Relatórios de Actividade: Sim: os alunos terão acesso a todos os relatórios de actividade da disciplina Não: só os professores têm acesso aos relatórios. Configurações Gerais da Disciplina

6 Chat: sala de conversa em tempo real Fórum: Tópico de conversa para quem quiser participar; pode ser limitado a grupos de utilizadores pré-definidos Glossário: uma lista de termos e seus significados Inquérito: inquéritos para recolher informação Lição: uma lição para ser resolvida pelos participantes; pode ter tempo limite Adicionar Recursos e Atividades

7 Referendo: Um bloco com uma única pergunta de escolha múltipla em que os participantes votam Tabela: Cria uma base de dados para poder ser pesquisada Teste: cria uma sequência de perguntas cotadas para os participantes resolverem Trabalho: espaço para receber trabalhos dos participantes Inquérito: inquéritos para recolher informação Adicionar Recursos e Atividades

8 Entre na disciplina Clique em Ficheiros no Menu Administração (normalmente na coluna esquerda) Clique em Enviar Ficheiro (é aconselhável organizar os seus ficheiros em pastas, para poder partilhar uma directoria com os alunos) Clique Browse para escolher o ficheiro desejado no seu computador Clique em Enviar este ficheiro e aguarde que o ficheiro seja enviado. (Se desejar pode seleccionar um ou vários ficheiros e no Menu Com os ficheiros escolhidos... Converter em ZIP. Partilhar Ficheiros / Documentos

9 Uma etiqueta permite adicionar títulos ou texto na página principal de uma disciplina. As etiquetas podem ser formatadas como: títulos (com diferentes tipos ou tamanhos de letra) avançadas para classificarem e organizarem as actividades e os recursos disponíveis. Um bloco de texto, visível para todos os alunos. Clique Activar modo de Edição Clique Inserir etiqueta no menu Adicionar Recurso Preencha os campos obrigatórios Grave as alterações Adicionar uma Etiqueta

10 Cada página de texto terá de ter um título, que será mostrado na página na forma de um Hiperlink Depois de clicar no hiperlink, o aluno verá o conteúdo. Clique Activar modo de Edição No menu Adicionar Recurso, escolha a opção: Escrever página de texto (o mais simples é escolher auto-formatação moodle) Grave as alterações Adicionar uma Página de Texto

11 Ao mostrar um directório (pasta), está a disponibilizar aos alunos todos os ficheiros que lá foram colocados. Clique Activar modo de Edição No menu Adicionar Recurso, escolha a opção: Mostrar um directório (este recurso pode ser adicionado num tópico específico) Preencha os campos obrigatórios Escolha a directoria que vai ser partilhada Grave as alterações Mostrar um Diretório

12 Ao mostrar um ficheiro, está a disponibilizar aos alunos um único documento. Clique Activar modo de Edição No menu Adicionar Recurso, escolha a opção: Apontador para ficheiro. (Este recurso pode ser adicionado num tópico específico) Preencha os campos obrigatórios Escolha o ficheiro que vai ser partilhado (procure na pasta onde o colocou) Grave as alterações Mostrar um Ficheiro

13 Um teste é constituído por vários tipos de perguntas que podem ser reutilizadas na mesma disciplina ou em outras disciplinas. Com excepção da pergunta tipo Ensaio, todas as outras são avaliadas automaticamente facilitando o trabalho de correção. Testes e Tipos de Perguntas

14 Descrição – na realidade não é uma pergunta: serve para colocar texto/imagens numa parte do teste. Ensaio – corresponde a uma questão a que o aluno deve responder com um texto (curto ou longo); é o único tipo de pergunta que necessita de avaliação manual. Correspondência correta – Cria um mínimo de três perguntas e associa, a cada uma delas, uma resposta correta que será baralhada. Testes e Tipos de Perguntas GLOSSÁRIO

15 Escolha múltipla – as perguntas de escolha múltipla podem ter uma única hipótese correcta ou várias. Resposta curta – é uma pergunta directa que vai ser respondida com texto, normalmente com apenas uma ou duas palavras. Podem ser definidas várias hipóteses correctas de resposta com cotações diferentes. Testes e Tipos de Perguntas GLOSSÁRIO

16 Numérica – é idêntica à pergunta de resposta curta, mas o aluno só pode responder com um valor numérico. A vantagem é que, nesta, podem ser definidas margens de erro para os resultados. Verdadeiro/Falso – é um tipo de pergunta simples que consiste apenas numa afirmação que o aluno classifica como sendo verdadeira ou falsa. Testes e Tipos de Perguntas GLOSSÁRIO

17 Todos os tipos de pergunta permitem configurar sugestões e feed-back para respostas correctas ou erradas; Outra possibilidade útil é a de colocar imagens juntamente com (ou em lugar do) texto da pergunta. Depois de activar o modo de edição, no menu Adicionar uma Actividade, clique em Teste. Preencha o nome do teste e configure as opçõesconfigure Grave as alterações. Criar um Teste

18 Sincronização – permite definir a data de início e de entrega do teste, o tempo que o aluno tem para o fazer, e no caso de permitir mais do que uma tentativa, o tempo mínimo de espera entre tentativas. Mostar – define o número de perguntas que quer em cada página. (Pode definir um número ilimitado e mais tarde configurar manualmente as quebras de página.) Pode ainda definir se deseja que as perguntas sejam aleatórias ou apenas que a ordem seja baralhada. Criar um Teste CONFIGURAÇÕES

19 Tentativas – Se deseja que seja possível repetir o teste é aqui que define o número de tentativas (ilimitadas por defeito). No caso de permitir mais do que uma, se definir que cada é construída a partir da última, o aluno pode parar o teste a meio, sendo que voltará à posição anterior, quando voltar a entrar no teste. Criar um Teste CONFIGURAÇÕES

20 Notas Escolha o método de avaliação que prefere: Nota mais alta – a classificação final é a mais elevada de todas as tentativas Nota média – a classificação final é a média simples de todas as tentativas Criar um Teste CONFIGURAÇÕES

21 Nota mais alta – a classificação final é a mais elevada de todas as tentativas Nota média – a classificação final é a média simples de todas as tentativas Primeira nota – a classificação final é a que se obtém na primeira tentativa Última nota – a classificação final é a que é obtida na última tentativa Criar um Teste CONFIGURAÇÕES

22 Defina depois se vão ser aplicadas penalizações quando um aluno escolhe uma resposta errada. Opções de revisão – aqui define-se o que se deseja que os alunos vejam nas três situações seguintes: Logo depois de fazer o teste Depois de fazer o teste e antes de acabar o prazo de entrega Depois de acabar o prazo Criar um Teste CONFIGURAÇÕES

23 Comentários e sugestões são definidos ao nível de cada pergunta. Comentário global – é um comentário genérico que surge quando o aluno termina o teste, conforma a classificação obtida. Se definir uma fronteira aos 80% e estabelecer comentário Bom trabalho, todos os alunos que acabarem o teste com nota entre 80% e 100% vão pode ler Bom trabalho no fim do teste. Criar um Teste CONFIGURAÇÕES

24 Entre no teste em modo de edição. Na base de dados de perguntas, na caixa criar uma nova pergunta, escolha o tipo Ensaio Preencha o nome da pergunta (o nome da pergunta só é utilizado no modo edição). Escreva o texto da pergunta Atribua uma cotação à pergunta Grave as alterações Adicione ao teste Editar um Teste Criar uma pergunta Ensaio

25 Entre no teste em modo de edição. Na base de dados de perguntas, na caixa criar uma nova pergunta, escolha o tipo Escolha múltipla Preencha o nome da pergunta Escreva o texto da pergunta Atribua uma cotação à pergunta Escreva cada resposta e a nota a atribuir à correcta Grave as alterações Adicione ao teste Editar um Teste Criar uma pergunta Escolha Múltipla

26 Entre no teste em modo de edição. Na base de dados de perguntas, na caixa criar uma nova pergunta, escolha o tipo Resposta curta Preencha o nome da pergunta Escreva o texto da pergunta Atribua uma cotação à pergunta Escreva a resposta e a nota a atribuir (pode prever várias respostas com notas diferentes, mas uma tem de valer 100%) Grave as alterações Adicione ao teste Editar um Teste Criar uma pergunta Resposta Curta

27 Entre no teste em modo de edição. Na base de dados de perguntas, na caixa criar uma nova pergunta, escolha o tipo Correspondência correta Preencha o nome da pergunta Escreva o texto do bloco de perguntas Atribua uma cotação para o bloco de perguntas Escreva a pergunta e a resposta correcta (pelo menos 3 opções) Grave as alterações Adicione ao teste Editar um Teste Criar uma pergunta Correspondência Correta

28 Ative o modo de edição No bloco central em Adicionar um recurso, escolha e opção Apontador para ficheiro ou página Preencha os campos obrigatórios Grave as alterações Os ficheiros são previamente gravados nos ficheiros da disciplina; a página é um endereço da Internet (por ex.: Adicionar um Apontador para Ficheiro ou Página

29 Um trabalho permite que o professor especifique uma tarefa que os alunos devem preparar em conteúdo digital e enviar para o servidor. Envio de ficheiros avançado – útil para receber um ou mais trabalhos (pode ser definido) de um aluno em formato digital Texto em linha – o trabalho é escrito no próprio moodle Pedir Trabalhos aos Alunos

30 Envio de um ficheiro único – útil quando se deseja receber apenas um ficheiro em formato digital Trabalho de casa – ao contrário dos outros três tipos de trabalhos, este não permite feedback. É entendido como trabalho de carácter não obrigatório para efeitos de classificação Pedir Trabalhos aos Alunos

31 Entre na disciplina em modo de edição e no menu adicionar uma actividade escolha a opção trabalhos: envio de ficheiros avançado Preencha os campos obrigatórios Grave as alterações Pedir Envio de Ficheiros Avançado

32 Em alternativa, pode criar-se um trabalho Texto em linha, que o aluno pode escrever na plataforma e submeter ao professor para avaliação No menu Adicionar uma actividade, clique Trabalhos: Texto em linha Preencha os campos obrigatórios Grave as alterações Pedir um Texto Simples

33 Ao contrário dos outros trabalhos, este não tem feedback da parte do aluno. Trata-se apenas de orientações ou informação disponibilizada aos alunos, mas cujo resultado não será devolvido ao professor. Por exemplo: faça os exercícios das páginas 15 e 16 do manual Proceder como nos anteriores escolhendo a opção trabalhos: trabalho de casa Pedir um Trabalho de Casa

34 Um referendo é uma atividade simples – o professor coloca uma questão e fornece uma lista de respostas para os alunos selecionarem uma: Por ex.: Escolha a opção que melhor se adapta para descrever as dificuldades que sentiu no teste: o Muito fácil o Fácil o Acessível o Difícil o Muito difícil Criar um Referendo

35 Active o modo edição No menu Adicionar uma actividade, clique Referendo Preencha os campos obrigatórios Escreva as opções de resposta Grave as alterações Criar um Referendo

36 O Moodle vem com inquéritos incorporados baseados em modelos tipo ATTLS e COLLES, já muito testados nos USA. Active o modo edição No menu Adicionar uma actividade, clique Inquérito Preencha os campos obrigatórios Grave as alterações Criar um Inquérito Predefinido

37 No menu Adicionar uma actividade, clique Questionário Preencha os campos obrigatórios Escolha o tipo de perguntas Redija as perguntas Grave as alterações Criar um Questionário

38 Um fórum serve para facilitar discussões sobre temas específicos Active o modo de edição e, no menu adicionar uma actividade, clique em fórum Preencha os campos obrigatórios Grave as alterações Criar um Fórum

39 Por defeito, quando se cria uma disciplina, ela tem um fórum com as notícias genéricas mais recentes. Este fórum tem o nome Notícias. Também existe o bloco últimas notícias na página principal do sítio Gerir a Disciplina

40 Clique notícias no menu principal ou aceda ao bloco últimas notícias. Clique começar novo tema Preencha os campos obrigatórios Clique Enviar para o fórum Gerir a Disciplina Adicionar Notícia

41 Clique notícias no menu principal Clique no tema da notícia que deseja editar No fim da notícia, clique Editar ou Remover Faça as alterações que pretende e clique Gravar alterações Gerir a Disciplina Editar ou Remover Notícia

42 Pode ser feito a partir de qualquer sítio onde tenha acesso a nomes de alunos, como por exemplo, fóruns ou lista de participantes. Clique no nome do utilizador a quem deseja enviar mensagem Clique Enviar mensagem Escreva a mensagem e clique Enviar mensagem Para ler uma mensagem, basta fazer login e entrar na disiciplina Gerir a Disciplina Enviar e Ler Mensagens


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