A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1-ORGANIZAÇÃO CELULAR 2-NECESSIDADE DE ENERGIA 3-CRESCIMENTO 4-DESENVOLVIMENTO 5-REPRODUÇÃO 6-RESPOSTAS A ESTÍMULOS 7-EVOLUÇÃO Características dos seres.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1-ORGANIZAÇÃO CELULAR 2-NECESSIDADE DE ENERGIA 3-CRESCIMENTO 4-DESENVOLVIMENTO 5-REPRODUÇÃO 6-RESPOSTAS A ESTÍMULOS 7-EVOLUÇÃO Características dos seres."— Transcrição da apresentação:

1 1-ORGANIZAÇÃO CELULAR 2-NECESSIDADE DE ENERGIA 3-CRESCIMENTO 4-DESENVOLVIMENTO 5-REPRODUÇÃO 6-RESPOSTAS A ESTÍMULOS 7-EVOLUÇÃO Características dos seres vivos:

2 Robert Hooke: Inventou a palavra célula para descrever a estrutura da cortiça que viu em seu microscópio e que ele comparou a um favo de colméia.

3

4 Teoria celular: TODOS OS SERES VIVOS SÃO FORMADOS POR UMA OU MAIS CÉLULAS. UMA CÉLULA SÓ SE FORMA A PARTIR DE OUTRA PREEXISTENTE.

5 Organização celular:

6 Célula vegetal:

7 Seres unicelulares: Ex:ameba Seres unicelulares: Ex:ameba Seres pluricelulares: Ex:macaco Seres pluricelulares: Ex:macaco 1-Todos os seres vivos são formados por células!!!

8 Procariontes : Não possuem envoltório nuclear Eucariontes:Possuem envoltório nuclear. Possuem núcleo: As células podem ser:

9 2-Todos os seres vivos precisam de energia!! Metabolismo – conjunto de reações químicas que ocorre nas células dos seres vivos e permite a produção ou o consumo de substâncias com grande eficiência. Ex: fotossíntese e respiração Seres autótrofos: usam a energia do sol, CO2, água, sais minerais para produzirem seu próprio alimento. Ex: algas, plantas e algumas bactérias.

10 METABOLISMO: Anabolismo: Síntese ou produção de substâncias utilizadas na formação de células, tecidos e órgãos. Catabolismo: Degradação ou consumo de substâncias para liberação de energia necessária para manutenção da vida.

11 Autótrofo:

12 Heterótrofo: Seres que não produzem seu próprio alimento. Ex: coelho,mosca,águia,peixe.

13 A energia é transferida na cadeia alimentar:

14 Crescimento: é o aumento do tamanho do organismo:

15 3-Crescimento e desenvolvimento:

16

17 : As caracterís ticas são copiadas e passadas ao longo das gerações. 4-Reprodução:

18 Reprodução sexuada União de gametas femininos e masculinos Reprodução assexuada Não ocorre a união de gametas.

19

20 Hereditariedade e Mutações O ser vivo nasce,se desenvolve, envelhece e morre, mas antes disso ele se reproduz. Os filhotes são semelhante aos pais, esse fenômeno chama-se hereditariedade.

21 5-Respostas a estímulos:

22 Girassol:

23 Todos os organismos reagem a estímulos. Mudanças ambientais, diferenças de luminosidade pressão, temperatura ou substâncias químicas dissolvidas no ar, água ou no solo.

24

25 5- Evolução: processo contínuo de adaptação ao meio

26 Os seres vivos podem adaptar-se: Adaptação também significa a capacidade de um organismo desenvolver, ao longo de milhares de anos, características que permitem melhor ajustamento ao ambiente. Esse processo de mudanças que levam à adaptação recebe o nome de evolução biológica

27 Exercícios: 1) Um inseto é um ser vivo e uma pedra não. Que características os diferenciam? 2) Um grão de areia levado pelo vento está em movimento. É característica dos seres vivos a capacidade de movimentação. Mas, embora um grão de areia possa se deslocar, ele não é um ser vivo. Por quê? 3) Por que o organismo necessita de alimento? 4) Os vegetais são seres vivos que produzem seu próprio alimento sem retirá-lo de outro ser vivo. Como eles fazem isso? 5) Quais as principais diferenças entre uma célula animal e uma vegetal? 6) Ao longo de sua vida, uma planta passa por diferentes etapas de desenvolvimento. Indique as semelhanças entre ciclo vital de uma árvore e de um ser humano.


Carregar ppt "1-ORGANIZAÇÃO CELULAR 2-NECESSIDADE DE ENERGIA 3-CRESCIMENTO 4-DESENVOLVIMENTO 5-REPRODUÇÃO 6-RESPOSTAS A ESTÍMULOS 7-EVOLUÇÃO Características dos seres."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google