A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

10 A civilização bizantina Capítulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "10 A civilização bizantina Capítulo"— Transcrição da apresentação:

1 10 A civilização bizantina Capítulo
Aulas 10.1 – O Império Bizantino 10.4 – O poder e a Igreja no Império Bizantino HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Capítulo 10 – A civilização bizantina

2 A origem do Império Bizantino
Crise do Império Romano: transferência, em 330, da capital do Império Romano para Constantinopla (antiga Bizâncio). Teodósio dividiu, em 395, o Império em Oriente (capital: Constantinopla) e Ocidente (capital: Milão). Com a queda de Roma, em 476, o Império Romano do Oriente (Império Bizantino) torna-se o herdeiro da tradição romana. O Império Bizantino incluía Grécia, Egito e outras regiões de cultura helenística. A cultura no Império Bizantino incluía elementos gregos, romanos e orientais.

3 IMPÉRIO BIZANTINO SOB JUSTINIANO (SÉCULO VI)
O Império Bizantino na época de Justiniano IMPÉRIO BIZANTINO SOB JUSTINIANO (SÉCULO VI) CARTOGRAFIA: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL/FERNANDO JOSÉ FERREIRA 220 km Fonte: DUBY, Georges, Atlas historique. Paris: Larousse, p

4 A cidade de Constantinopla
Centro comercial e manufatureiro da Europa: Para a cidade afluíam produtos da Europa, da Índia, da China, da Arábia e de outros territórios. Produtos de luxo: joias, especiarias, objetos de arte. A economia bizantina envolvia também a produção agrícola: Grandes propriedades pertencentes à Igreja e à aristocracia.

5 A cidade de Constantinopla
A vida urbana era centrada na Catedral de Santa Sofia, no Hipódromo e no Palácio Imperial → locais de contato dos diferentes grupos sociais. A religião tinha papel importante na educação das crianças. Nas escolas, os alunos recebiam aulas de religião e de outras disciplinas.

6 A cidade de Constantinopla
2 PAULO MANZI 1 2. Catedral de Santa Sofia A Catedral de Santa Sofia foi erguida por Justiniano entre 531 e 537. Após a conquista turca, no século XV, a catedral foi transformada em mesquita. Atualmente a catedral funciona como museu e é uma das construções mais famosas de Istambul. 1. Hipódromo No Hipódromo realizavam-se festas populares, espetáculos teatrais e corridas. Ele tinha capacidade para 50 mil pessoas. Hoje restam apenas os dois obeliscos que faziam parte da construção original.

7 O exercício do poder político
10.4 – O poder e a Igreja no Império Bizantino O exercício do poder político O governo bizantino era despótico e teocrático. O poder era exercido pelo imperador, representante de Deus na Terra. O imperador chefiava o exército, a Igreja, as relações externas e controlava a economia. O mais importante imperador bizantino foi Justiniano ( ). Ele promoveu conquistas territoriais e a sistematização do direito romano.

8 Justiniano, o imperador mais importante de Bizâncio
REPRODUÇÃO - BASÍLICA DE SAN VITALE, RAVENA Justiniano e sua corte. Mosaico da parede esquerda da Basílica de San Vitale, Ravena, c

9 A Igreja Ortodoxa A divisão do Império Romano gerou um afastamento progressivo entre as Igrejas do Oriente e do Ocidente. Fatores de discordâncias: A igreja de Constantinopla não admitia a coroação de Carlos Magno como imperador do Ocidente. O papa se recusava a aceitar o comando do governo de Constantinopla. A língua (grega no Oriente e latina no Ocidente) separava as duas Igrejas. Algumas doutrinas e práticas religiosas divergiam, o que gerou a questão iconoclasta e o monofisismo. Em 1054, ocorreu o Cisma do Oriente, separação da igreja cristã em Igreja Católica Romana e Igreja Ortodoxa de Constantinopla.

10 Crise e queda do Império Bizantino
Fatores da crise do Império Bizantino: Disputas internas pelo poder. Alto custo financeiro para apaziguar povos vizinhos. Perda de importantes províncias para os árabes (Egito, Síria e Palestina). Conflitos entre as Igrejas de Roma e de Constantinopla. Competição comercial com o Ocidente. Enfraquecido por esses fatores, o império teve sua capital invadida e tomada pelos turcos em Era o fim do Império Bizantino.

11 Elaboração: Leandro Torelli e Gabriel Bandouk
ANOTAÇÕES EM AULA Coordenação editorial: Maria Raquel Apolinário, Eduardo Augusto Guimarães e Ana Claudia Fernandes Elaboração: Leandro Torelli e Gabriel Bandouk Edição de texto: Maria Raquel Apolinário, Vanderlei Orso e Gabriela Alves Preparação de texto: Mitsue Morrisawa Coordenação de produção: Maria José Tanbellini Iconografia: Aline Reis Chiarelli, Leonardo de Sousa Klein e Daniela Baraúna   EDITORA MODERNA Diretoria de Tecnologia Educacional Editora executiva: Kelly Mayumi Ishida Coordenadora editorial: Ivonete Lucirio Editoras: Jaqueline Ogliari e Natália Coltri Fernandes Assistentes editoriais: Ciça Japiassu Reis e Renata Michelin Editor de arte: Fabio Ventura Editor assistente de arte: Eduardo Bertolini Assistentes de arte: Ana Maria Totaro, Camila Castro, Guilherme Kroll e Valdeí Prazeres Revisores: Antonio Carlos Marques, Diego Rezende e Ramiro Morais Torres © Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei de 19 de fevereiro de 1998. Todos os direitos reservados. Rua Padre Adelino, 758 – Belenzinho São Paulo – SP – Brasil – CEP: Vendas e atendimento: Tel. (0__11) Fax (0__11) 2012 HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO


Carregar ppt "10 A civilização bizantina Capítulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google