A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IRIS Request Tools Como requisitar dados (sismogramas) usando os clientes (DHI) JWEED 3.2 e SOD/BreqFast IAG – Jul/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IRIS Request Tools Como requisitar dados (sismogramas) usando os clientes (DHI) JWEED 3.2 e SOD/BreqFast IAG – Jul/2010."— Transcrição da apresentação:

1 IRIS Request Tools Como requisitar dados (sismogramas) usando os clientes (DHI) JWEED 3.2 e SOD/BreqFast IAG – Jul/2010

2 IRIS Data Access Chart IRIS_PondDataCenter IRIS_BudDataCenter

3 BreqFast Um especificamente formatado é enviado ao DMC do IRIS requisitando dados de um determinado evento e/ou estações. O é processado e após um intervalo de tempo (a depender da fila de requisições no momento) recebemos um link FTP para download dos arquivos.

4 BreqFast.NAME Joe Seismologist.INST Podunk University.MAIL 101 Fast Lane, Middletown, KS FAX MEDIA DVD.ALTERNATE MEDIA 1/2" tape ALTERNATE MEDIA EXABYTE.LABEL Joe's FIRST Request.SOURCE ~NEIC PDE~Jan 1990 PDE~National Earthquake Information Center - USGS DOI~.HYPO ~ ~ ~ ~135.0~18~216~Mariana Islands~.MAGNITUDE ~5.7~mb~.QUALITY B.END NNA II BHZ PFO TS BH Z opcional

5 BreqFast Solicitando dados por BreqFast: – para arquivos SEED – para arquivos Dataless.SEED – para arquivos mini SEED

6 JWEED 3.2 Versão java (gráfica) do popular WEED. Roda em qualquer plataforma que suporte java: Windows, Linux, Mac, Sun, etc... Através do JWEED, podemos obter dados em cinco passos básicos: selecionando servidores; selecionando eventos; selecionando estações; definindo os tempos de chegada; requisitando sismogramas. O JWEED 3.2 está disponível na borborema. Para acessá-lo basta digitar jweed32 em um terminal.

7 Event Source Catalogs NEICALRT: catálogo preliminar, distribuído pelo NEIS (National Earthquake Information Service) da USGS; FINGER: distribuído pelo NEIS, apresenta dados revisados por um especialista. Contém dados dos últimos sete dias; QED: assim que um evento sai da lista FINGER, aparece na QED. São dados preliminares sujeitos à revisões; WHDF: distribuído pelo NEIS, cobre até quatro semanas após a semana atual. MHDF: contém as determinações epicentrais mais completas, produzidas após alguns meses da ocorrência de um evento. ISCCD: boletim do ISC (International Seismological Center), produzido dois anos após a ocorrência de um evento.

8 Standing Order for Data O SOD automatiza através de receitas XML, a seleção de dados, os downloads e tarefas rotineiras de processamento em sismologia. Permite que você defina os dados desejados com base em eventos, estações e a combinação resultante de informações.

9 SODs Structure O objetivo é obter sismogramas, para isso o SOD precisa de uma janela de tempo e no mínimo um canal de uma determinada estação. Isto implica em três principais tarefas, chamadas Arms:

10 Event Arm

11 Network Arm

12 Waveform Arm

13 Uso de um recipe XML no SOD: sod -f

14 SOD Command LineTools find_events:

15 find_stations: SOD Command LineTools

16 find_seismograms: SOD Command LineTools

17 find_responses: SOD Command LineTools

18 SOD / BreqFast Por muitas vezes a requisição de dados através do SOD se dá de maneira muito lenta. Uma forma de agilizar o processo é usar as CLTs do SOD para requisitar os dados através do BreqFast. Para isso, foram criados pequenos programas em python que podem ser utilizados com os CLT´s do SOD, facilitando nosso processo de requisições.

19 CSV Source Files Como buscar eventos recentes que ainda não foram catalogados, como o da plataforma da Petrobrás em 01/07/2010? Uma solução possível é substituir o comando find_events por um arquivo.csv que contenha o tempo de origem do sismo procurado. Vamos ver como isso funciona.iles


Carregar ppt "IRIS Request Tools Como requisitar dados (sismogramas) usando os clientes (DHI) JWEED 3.2 e SOD/BreqFast IAG – Jul/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google