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2ª Campanha de Medidas do Projeto FluTuA no Arquipélago de São Pedro e São Paulo 2ª Campanha de Medidas do Projeto FluTuA no Arquipélago de São Pedro e.

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1 2ª Campanha de Medidas do Projeto FluTuA no Arquipélago de São Pedro e São Paulo 2ª Campanha de Medidas do Projeto FluTuA no Arquipélago de São Pedro e São Paulo Georgia Codato Grupo de Micrometeorologia Departamento de Ciências Atmosféricas – IAG/USP

2 Arquipélago São Pedro São Paulo Desde que a Estação no ASPSP foi inaugurada, o Brasil passou a contar com uma área marítima ao redor do arquipélago de cerca de km 2, denominada, pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), como Zona Econômica Exclusiva (ZEE). Direito garantido pela CNUDM de explorar os recursos naturais desde que fossem desenvolvidos, pelos Estados, projetos de pesquisa para o aproveitamento racional desses recursos; CIRM coordena o programa proarquipelago.

3 Arquipélago São Pedro São Paulo Características Gerais: Formado por pequenas ilhas rochosas, formadas a partir de uma falha tectônica; Localizado a 00º 56N 29º22W a cerca de 1000 km de Natal, RN; Região de atuação da ZCIT.

4 Objetivo do Projeto FluTuA Estabelecer uma base de medidas de turbulência no ASPSP; Quantificar a interação oceano-atmosfera no Atlântico Tropical em escala micrometeorológica; Desenvolver modelos de acoplamento oceano-Atmosfera.

5 Motivação Científica

6 Interação Oceano-Atmosfera Edson et al., 1999: Coupled Marine Boundary Layers and Air-Sea Interaction Initiative:Combining Process Studies, Simulations, and Numerical Models.

7 Medidas convencionais não adiantam!

8 Campanhas : 1ª Campanha maio/2002 –Navio Cmte. Manhães; 2ª Campanha janeiro/2004 –Ilha Belmount.

9 Objetivo Descrever a 2ª campanha de medidas composta pelas seguintes etapas: Treinamento realizado em agosto/2003; Viagem F. Noronha-ASPSP; Avaliação da instalação da torre; Observações Meteorológicas; Tratamento e análise.

10 O Treinamento Primeiros Socorros

11 O Treinamento Nós e voltas

12 O Treinamento Comunicação: HF, VHF e Globalstar

13 O Treinamento Combate a Incêndio

14 Sobrevivência no mar O Treinamento

15 Sobrevivência no mar O Treinamento

16 Sobrevivência no mar O Treinamento

17 Sobrevivência no mar O Treinamento

18 Sobrevivência no mar O Treinamento

19

20 Fernando de Noronha

21

22

23 A viagem

24 O Arquipélago São Pedro São Paulo

25 A Estação

26 O Arquipélago São Pedro São Paulo A Beleza

27 O Arquipélago São Pedro São Paulo A Dureza

28 Avaliação da instalação da torre Local Ideal Local Permitido

29 Problemas com o novo local: Não tem comunicação com Ilha Belmount; Não tem infraestrutura nenhuma; Precisamos da permissão do Comitê de Logística para a instalação do teleférico e do abrigo na Ilha São Paulo; buraco em baixo.... Avaliação da instalação da torre

30 Solução do problema de comunicação: Avaliação da instalação da torre Teleférico

31 Avaliação da instalação da torre Medição em janeiro de 2004: 16 m

32 Observações Meteorológicas

33 Tratamento e Análise Análise das Observações de: –Td e Tw –Pressão –Ocorrência de Chuva –Cobertura de Nuvem Comparação com os dados da estação automática do INMET e com os dados da plataforma do IAG;

34 Temperatura e Chuva

35 Pressão e Chuva

36 Cobertura de Nuvem e Chuva

37 Comparação da Temperatura

38 Comparação da Pressão

39 Conclusão Distância entre as ilhas foi medida; Observações Meteorológicas (Td, Tw, p e Vento) durante 13 dias; A análise dos dados indicam que: –A temperatura de Td e Tw não apresentam ciclo diurno; –E pressão atmosférica possui um ciclo diurno;

40 Próximas Etapas A 3ª Campanha de 2005 será realizada em Fevereiro; Serão realizados observações dos parâmetros meteorológicos de forma automática. Precisamos de um laptop com entrada serial (Alguém tem um para emprestar?) Radiação Solar.

41 Agradecimentos CNPq – Bolsa de Iniciação Cientifica CIRM (Comissão Interministerial para os Recursos do Mar)


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