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PublicouLuan Garro Alterado mais de 10 anos atrás
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03/03/2007
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CONVÊNIO INTERINSTITUCIONAL Universidade Federal do Ceará Universidade Norte do Paraná
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JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO Ph.D em Novas Tecnologias e Educação Matemática University of Texas at Austin Professor do Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira da UFC Coordenador Pedagógico do Instituto UFC Virtual j.castro@ufc.br Ph.D em Novas Tecnologias e Educação Matemática University of Texas at Austin Professor do Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira da UFC Coordenador Pedagógico do Instituto UFC Virtual j.castro@ufc.br
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USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA MODALIDADE DE EAD Aula 1 Compreendendo objetos de aprendizagem. Aula 1 Compreendendo objetos de aprendizagem.
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OBJETIVOS 1.Conhecer o conceito de Objeto de Aprendizagem (OA); 2.Conhecer alguns exemplos de OA a partir de repositórios; 3.Conhecer o processo de produção de OA; 1.Conhecer o conceito de Objeto de Aprendizagem (OA); 2.Conhecer alguns exemplos de OA a partir de repositórios; 3.Conhecer o processo de produção de OA;
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DEFINIÇÕES Objetos de Aprendizagem são qualquer entidade, digital ou não, que pode ser utilizada, re-utilizada ou referenciada durante o aprendizado apoiado pela tecnologia. (IEEE Learning Technology Standardization Committee - LTSC). OU SEJA => TUDO Objetos de Aprendizagem são qualquer entidade, digital ou não, que pode ser utilizada, re-utilizada ou referenciada durante o aprendizado apoiado pela tecnologia. (IEEE Learning Technology Standardization Committee - LTSC). OU SEJA => TUDO
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Recurso digital que pode ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos blocos possibilitando re-utilização em vários ambientes de aprendizado. (Wiley) Recurso digital que pode ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos blocos possibilitando re-utilização em vários ambientes de aprendizado. (Wiley) DEFINIÇÕES
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Propósito pedagógico bem definido (Bettio & Martins, 2004) Pequenos Propósito pedagógico bem definido (Bettio & Martins, 2004) Pequenos Características
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Podem usar várias mídias (imagens, documentos, simulações, vídeos, hipertextos etc) Características
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Pedagógico Reutilização em outro contexto – Disciplinar, histórico, social etc Técnico Reutilização do código Modificar, adaptar ou criar outro OA. Pedagógico Reutilização em outro contexto – Disciplinar, histórico, social etc Técnico Reutilização do código Modificar, adaptar ou criar outro OA. Reuso
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METÁFORAS LEGO; Átomos e moléculas; Programação orientada a objetos. LEGO; Átomos e moléculas; Programação orientada a objetos.
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METÁFORAS
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Vídeo Fell in Love with a Girl The Stripes Fell in Love with a Girl The Stripes
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Por quê as peças LEGO podem ser caracterizadas como Objetos de Aprendizagem? PERGUNTAS
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METÁFORAS Lego Fractais
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LEGO COMO OA Pequenos objetos combinados para criar outros objetos; Reutilizáveis; Qualquer peça de LEGO pode se combinar com qualquer outra peça LEGO; Podem ser agrupadas de qualquer forma; São tão simples e divertidas que até mesmo crianças pequenas podem usá-las. Pequenos objetos combinados para criar outros objetos; Reutilizáveis; Qualquer peça de LEGO pode se combinar com qualquer outra peça LEGO; Podem ser agrupadas de qualquer forma; São tão simples e divertidas que até mesmo crianças pequenas podem usá-las.
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LIMITAÇÕES DA METÁFORA LEGO OA não podem ser tão simples e flexíveis quanto o LEGO; Nem todos os objetos na natureza têm essa característica do LEGO; Deve-se buscar outras metáforas. OA não podem ser tão simples e flexíveis quanto o LEGO; Nem todos os objetos na natureza têm essa característica do LEGO; Deve-se buscar outras metáforas.
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METÁFORAS Átomos e moléculas
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Por quê as átomos e moléculas podem ser caracterizados como Objetos de Aprendizagem? PERGUNTAS
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Componentes básicos das moléculas e da matéria comum; Compostos por partículas subatómicas (prótons, nêutrons, elétrons etc.) Podem ser combinados para formar moléculas. Componentes básicos das moléculas e da matéria comum; Compostos por partículas subatómicas (prótons, nêutrons, elétrons etc.) Podem ser combinados para formar moléculas. ÁTOMOS
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Conjunto de dois ou mais átomos que se comportam como uma única partícula; Menor parte de uma substância pura que ainda é aquela substância; Possuem características diferentes dos átomos que as compõem. Conjunto de dois ou mais átomos que se comportam como uma única partícula; Menor parte de uma substância pura que ainda é aquela substância; Possuem características diferentes dos átomos que as compõem. MOLÉCULAS
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ÁTOMOS COMO OA Nem todo átomo se combina com qualquer outro átomo. Átomos só podem ser combinados em certas estruturas pré-determinadas por suas próprias estruturas internas. Algum treinamento é necessário para combinar átomos. Moléculas têm propriedades diferentes de átomos; Nem todo átomo se combina com qualquer outro átomo. Átomos só podem ser combinados em certas estruturas pré-determinadas por suas próprias estruturas internas. Algum treinamento é necessário para combinar átomos. Moléculas têm propriedades diferentes de átomos;
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ÁTOMOS COMO OA Métafora mais apropriada, pois OA devem tem algum grau de complexidade para poderem ser úteis. A criação de OA depende de conhecimentos (assim como a combinação de Moléculas). Métafora mais apropriada, pois OA devem tem algum grau de complexidade para poderem ser úteis. A criação de OA depende de conhecimentos (assim como a combinação de Moléculas).
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Metáfora: – Programação orientada a objetos (componentes); – Características: Portabilidade; Flexibilidade; Facilidade de uso e atualização; Reutilização; Metáfora: – Programação orientada a objetos (componentes); – Características: Portabilidade; Flexibilidade; Facilidade de uso e atualização; Reutilização; OBJETOS DE APRENDIZAGEM
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- receptivo (vídeos e animações); - descoberta guiada (jogos e animações interativas); Ex: Conhecendo o Universo – Exploratório (simulações e ferramentas); (Prata, 2006) - receptivo (vídeos e animações); - descoberta guiada (jogos e animações interativas); Ex: Conhecendo o Universo – Exploratório (simulações e ferramentas); (Prata, 2006) Tipos de OA
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OA Receptivo Vídeo De onde vem a TV
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PERGUNTAS Quais os vantagens e desvantagens de OA receptivos?
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OA - Jogos
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Cirurgia de joelho Cirurgia de joelho OA Descoberta Guiada
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PERGUNTAS Quais os vantagens e desvantagens de OA do tipo descoberta guiada?
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Interações OA exploratório
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GANGORRA INTERATIVA
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Quais os vantagens e desvantagens de OA exploratórios? Por que usar OA? Quais os vantagens e desvantagens de OA exploratórios? Por que usar OA? PERGUNTAS
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POR QUÊ USAR OA?
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Desenvolvedor: – Reduzir: Tempo de desenvolvimento; Custo dos objetos; – Facilitar: Distribuição; Adaptação de cursos e currículos. Desenvolvedor: – Reduzir: Tempo de desenvolvimento; Custo dos objetos; – Facilitar: Distribuição; Adaptação de cursos e currículos. POR QUÊ USAR OA?
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Em termos tecnológicos: – A tecnologia utilizada na Internet lida melhor com pequenas quantidades de informação: HTML; Java applets; Activex controls; Shockwave; Flash. Em termos tecnológicos: – A tecnologia utilizada na Internet lida melhor com pequenas quantidades de informação: HTML; Java applets; Activex controls; Shockwave; Flash. POR QUÊ USAR OA?
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Usuários (professores e alunos): – Por serem pequenos, encorajam o aprendiz a usá-los; – Facilitam o gerenciamento da aprendizagem; – Flexibilidade no planejamento de cursos; – Melhor aproveitamento do tempo. Usuários (professores e alunos): – Por serem pequenos, encorajam o aprendiz a usá-los; – Facilitam o gerenciamento da aprendizagem; – Flexibilidade no planejamento de cursos; – Melhor aproveitamento do tempo. POR QUÊ USAR OA?
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REPOSITÓRIOS Locais (virtuais) onde os OA são armazenados; Permitem – Classificação – Armazenamento – Recuperação Uso de Palavras-chaves (meta-dados) Locais (virtuais) onde os OA são armazenados; Permitem – Classificação – Armazenamento – Recuperação Uso de Palavras-chaves (meta-dados)
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REPOSITÓRIOS
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PROJETO RIVED Rede Interativa Virtual de Educação; Início – Brasil, Peru, Venezuela 1999; Projeto foi estruturado a partir das seguintes ações: – Desenvolvimento de um processo de produção replicável e escalonável; – Produção de material didático multimídia (organizado em módulos com conteúdos digitais); Rede Interativa Virtual de Educação; Início – Brasil, Peru, Venezuela 1999; Projeto foi estruturado a partir das seguintes ações: – Desenvolvimento de um processo de produção replicável e escalonável; – Produção de material didático multimídia (organizado em módulos com conteúdos digitais);
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PROJETO RIVED – Capacitação de novas equipes de produção para otimizar o desenvolvimento de módulos digitais; – Capacitação de educadores para uso dos conteúdos produzidos; – Criação de um sistema de armazenamento e distribuição dos conteúdos produzidos. http://rived.proinfo.mec.gov.br – Capacitação de novas equipes de produção para otimizar o desenvolvimento de módulos digitais; – Capacitação de educadores para uso dos conteúdos produzidos; – Criação de um sistema de armazenamento e distribuição dos conteúdos produzidos. http://rived.proinfo.mec.gov.br
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FÁBRICA VIRTUAL
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REPOSITÓRIOS
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http://www.proativa.vdl.ufc.br
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ARQUITETURA DE ESCADAS
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PRINCÍPIOS PARA DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE OA Fundamentação em teorias de ensino e aprendizagem; Vantagens em relação ao uso de manipulativos e materiais tradicionais; Aspectos motivacionais => raciocínio. Facilitar diluir; Professor deve atuar como mediador. Fundamentação em teorias de ensino e aprendizagem; Vantagens em relação ao uso de manipulativos e materiais tradicionais; Aspectos motivacionais => raciocínio. Facilitar diluir; Professor deve atuar como mediador.
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As atividades com um OA devem: – Estimular o raciocínio e pensamento crítico (minds-on); – Trazer questões relevantes aos alunos (reality-on); – Oferecer oportunidade de exploração (hands-on); (Reis e Farias, 2003: 2-3; Disponível em Rived.proinfo.mec.gov.br/artigos.php) As atividades com um OA devem: – Estimular o raciocínio e pensamento crítico (minds-on); – Trazer questões relevantes aos alunos (reality-on); – Oferecer oportunidade de exploração (hands-on); (Reis e Farias, 2003: 2-3; Disponível em Rived.proinfo.mec.gov.br/artigos.php) PRINCÍPIOS PARA DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE OA
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PERGUNTAS
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