A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento do Projeto Experimental em Jornalismo Por que planejar? Para otimizar o tempo e atingir os objetivos propostos. O que é planejamento? É o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento do Projeto Experimental em Jornalismo Por que planejar? Para otimizar o tempo e atingir os objetivos propostos. O que é planejamento? É o."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento do Projeto Experimental em Jornalismo Por que planejar? Para otimizar o tempo e atingir os objetivos propostos. O que é planejamento? É o ato de relacionar e avaliar informações e atividades – de forma ordenada e com lógico encadeamento entre elas – a serem executadas num prazo definido, visando a consecução de objetivos predeterminados.

2 Como planejar o projeto experimental? 1º passo – buscar as relações que o projeto mantém para sua realização. Assim: - Do que ele vai depender para ser viabilizado? - Aspectos legais - Elementos de pré-produção - Elementos de produção - Cronograma de trabalho - Elementos de pós-produção/veiculação

3 Pontos comuns das modalidades: 1.Revisão Bibliográfica: de jornalismo e do tema (e co-relações possíveis que sustentem a pauta definida) 2.Pré-produção: - fontes (nome, critério de seleção, endereço, disponibilidade, fones, etc) - documentos (imagens de arquivo, autorizações, etc) - despesas com viagens, deslocamentos (ver item no final etc). - confirmação do ineditismo do tema/pauta (breve pesquisa de trabalhos similares) 3. Cronograma de trabalho: elementos da equipe x tempo de produção

4 Modalidade vídeo: - Locações/cenários - Equipamentos de gravação (luz, dolly, trilho, câmeras, etc) - Trilha, arte (se for usar) e imagens de terceiros (arquivo) - Pré-roteiro da produção (abordagens/focos que se articulem com as entrevistas previstas) - Reprodução de mídia - Propostas de financiamento/apoios para cada etapa. - Registro da obra (Condecine)

5 Modalidade livro-reportagem: - Levantamento de gráficas para produção (pré- contrato) - Definição de tiragem - Contato com editoras que poderiam publicar o trabalho - Fontes - Equipamento de gravação - Reprodução das entrevistas (incluir no cronograma) - Autorização da publicação das entrevistas - Registro da obra (no cartório, para direitos autorais e, depois, na Câmara Brasileira de Livros) - Ir à Biblioteca para verificar a Ficha Catalográfica

6 Modalidades Digital / Multimídia / Assessoria de Imprensa: -Definição das modalidades previstas (se só texto, no caso do digital, se serão usadas fotos, vídeos, etc) -Planejar produção de cada modalidade, incluindo as autorizações -Fontes (a partir do tema, do recorte e/ou, no caso de assessoria, de responsabilidades) - Pré-contrato de parceria para o desenvolvimento do projeto

7 2º passo - estabelecer um cronograma de trabalho: - definir procedimentos através de planos que mostrem como as atividades devem ser executadas, por meio de uma ordem cronológica 3º passo - estimativa de custo: - prever quanto será investido no projeto (tempo e dinheiro, principalmente se for feito com recursos próprios) - pré-projeto para financiamentos e/ou apoios

8 É fundamental: - ter claro que o trabalho é um Projeto Experimental em Jornalismo. Portanto, deve ajustar-se ao regulamento (políticas) do curso -precisa ter objetivos (finalidades) -deve priorizar as estratégias frente aos recursos disponíveis (financeiros e humanos)


Carregar ppt "Planejamento do Projeto Experimental em Jornalismo Por que planejar? Para otimizar o tempo e atingir os objetivos propostos. O que é planejamento? É o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google