A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS Meio ambiente e Planejamento Profa. Sueli Bettine.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS Meio ambiente e Planejamento Profa. Sueli Bettine."— Transcrição da apresentação:

1 EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS Meio ambiente e Planejamento Profa. Sueli Bettine

2 Bens Minerais comuns ELEMENTO/USO SUBSTÂNCIA ELEMENTO/USO SUBSTÂNCIA Tijolo argila vermelha Estrutura de concreto calcário(cimento),areia,brita Caixa dágua amianto e cimento Lâmpada tungstênio,alumínio,(vidro) Vidro quartzo e feldspato Apar. Eletrônicos quartzo,silício,germânio Automóvel ferro,alumínio,cromo,petróleo Alimentação sal,fostato,potássio,calcário,nitrato Energia petróleo,carvão,urânio Higiene água,caulim,talco,calcita

3 Exploração Mineral A implantação de minerações interfere nos processos naturais do meio físico e biótico e também no meio antrópico impactos ambientais A implantação de minerações interfere nos processos naturais do meio físico e biótico e também no meio antrópico impactos ambientais Impactos positivos – benefícios socio- econômicos Impactos positivos – benefícios socio- econômicos Impactos negativos – degradação do meio físico e biótico Impactos negativos – degradação do meio físico e biótico

4 Metodologias usuais de extração mineral Desmonte de rocha por explosivos; Desmonte de rocha por explosivos; Escavação mecânica; Escavação mecânica; Desmonte hidráulico; Desmonte hidráulico; Dragagem hidráulica em meios submersos Dragagem hidráulica em meios submersos

5 Processos passíveis de alteração MEIO FÍSICO Erosão pela água, Deposição de sedimentos ou partículas, Inundação, Escorregamento de massas, Erosão eólica, Circulação de partículas sólidas e gases na atmosfera, Propagação de ondas sonoras, Propagação de sismos,

6 MEIO BIÓTICO MEIO BIÓTICO Desenvolvimento da vegetação, Desenvolvimento da fauna, MEIO ANTRÓPICO MEIO ANTRÓPICO Trânsito ( operações de transporte do produto, de insumos e de funcionários) Percepção ambiental (alteração da paisagem imagem negativa do empreendimento)

7 Erosão pela água Desagregação e remoção de solo e partículas de rocha pela ação pluvial e de escoamento mineração agrava provoca a desestruturação de solos pela realização de movimentos do solo e rochas para exploração e criação de superfícies sem proteção dos bota-fora. Desagregação e remoção de solo e partículas de rocha pela ação pluvial e de escoamento mineração agrava provoca a desestruturação de solos pela realização de movimentos do solo e rochas para exploração e criação de superfícies sem proteção dos bota-fora. Aceleração de assoreamentos, Aceleração de assoreamentos, Perda de solo, Perda de solo, Atingir áreas além da de mineração Atingir áreas além da de mineração

8

9

10 Assoreamento e Inundação Inicia-se pela intensificação dos processos erosivos e pela supersaturação de sedimentos nas águas induzindo à deposição de partículas Inicia-se pela intensificação dos processos erosivos e pela supersaturação de sedimentos nas águas induzindo à deposição de partículas Este processo pode ser agravado pelo extravasamento de bacias de rejeito líquido e por vazamento no dutos de transporte. Este processo pode ser agravado pelo extravasamento de bacias de rejeito líquido e por vazamento no dutos de transporte. Assoreamento Inundação Assoreamento Inundação Turvamento das águas interfere no habitat de organismos aquáticos e compromete o uso da água à jusante do empreendimento. Turvamento das águas interfere no habitat de organismos aquáticos e compromete o uso da água à jusante do empreendimento.

11 Escorregamento e movimento de blocos Escorregamento movimento rápido de solo ou rocha ocasionados pelo desmonte e formação de bota-fora com taludes íngremes e instáveis. Escorregamento movimento rápido de solo ou rocha ocasionados pelo desmonte e formação de bota-fora com taludes íngremes e instáveis. Movimento em bloco deslocamento por gravidade de blocos de rochas. Movimento em bloco deslocamento por gravidade de blocos de rochas. Ambos podem ser mais significativos após a desativação da atividade de mineração. Ambos podem ser mais significativos após a desativação da atividade de mineração.

12

13 Interações físico-químicas e bacterianas na água e no solo A contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas pode ocorrer em função de vazamentos durante a manutenção de veículos e equipamentos, descarte de óleo usado; rompimento de tanques de óleos usados e de combustíveis. A contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas pode ocorrer em função de vazamentos durante a manutenção de veículos e equipamentos, descarte de óleo usado; rompimento de tanques de óleos usados e de combustíveis. E ainda de descarte de lixo e fossas negras na área do empreendimento E ainda de descarte de lixo e fossas negras na área do empreendimento

14

15

16 Circulação de partículas sólidas e gases na atmosfera Esse processo é potencializado pelo tráfego de veículos em estradas sem pavimentação; Esse processo é potencializado pelo tráfego de veículos em estradas sem pavimentação; Pela circulação de veículos com carga descoberta; Pela circulação de veículos com carga descoberta; Pelas operações de perfuração, detonação e beneficiamento (britagem, transferência por correias); Pelas operações de perfuração, detonação e beneficiamento (britagem, transferência por correias); Pela exposição de pilhas de estocagem. Pela exposição de pilhas de estocagem.

17

18 Propagação de ondas sonoras Operações da mineração que interferem na vibração acústica: detonação, a britagem e o transporte de minério e rejeito. Operações da mineração que interferem na vibração acústica: detonação, a britagem e o transporte de minério e rejeito. Nível de som Efeito na saúde Nível de som Efeito na saúde >180 dB morte(ruptura alvéolospulmonares) 140 a 155 distúrbios psicológicos, fadiga(2min) 120 a 140 distúrbios psicológ., fadiga (horas) <120 ação não danosa p/exposição curta, distúrbios desconhecidos para longas exposições. <120 ação não danosa p/exposição curta, distúrbios desconhecidos para longas exposições.

19 MEDIDAS DE CONTROLE AMBIENTAL - EXEMPLOS MEDIDAS DE MITIGAÇÃO MEDIDAS DE MITIGAÇÃO Realizar o decapeamento concomitante ao desmonte, retirar o solo imediatamente após a retirada da vegetação; Instalar sistema de drenagem a montante da área decapeada para disciplinamento do escoamento das águas superficiais; Retirar e estocar de forma disciplinada o solo orgânico(leiras com no máx. 1,5 de altura e 2,0 metros de largura) e revesti-lo com leguminosas. Este solo será retomado em trabalhos de recuperação.

20 Construir corpos de bota-fora em locais não sujeitos a inundação, instalar sistema de drenagem e implantar cobertura vegetal. Construir corpos de bota-fora em locais não sujeitos a inundação, instalar sistema de drenagem e implantar cobertura vegetal. Na minerações que utilizam água no processo produtivo, instalar e manter barragem de rejeitos líquidos para decantação das partículas sólidas antes de sua liberação para o meio externo. Na minerações que utilizam água no processo produtivo, instalar e manter barragem de rejeitos líquidos para decantação das partículas sólidas antes de sua liberação para o meio externo. Realizar perfuração da rocha a úmido ou com perfuratriz com coletor de pó. Realizar perfuração da rocha a úmido ou com perfuratriz com coletor de pó. Realizar detonação quando o vento não estiver soprando no sentido das edificações de vizinhança. Realizar detonação quando o vento não estiver soprando no sentido das edificações de vizinhança.

21 Realizar aspersão de água sobre o material fragmentado imediatamente após a detonação. Realizar aspersão de água sobre o material fragmentado imediatamente após a detonação. Instalar barreira vegetal entre área de cava e as áreas com edificações e áreas com mata nativa. Instalar barreira vegetal entre área de cava e as áreas com edificações e áreas com mata nativa. Realizar aspersão de água sobre os acessos não pavimentados situados no interior e no acesso ao empreendimento. Realizar aspersão de água sobre os acessos não pavimentados situados no interior e no acesso ao empreendimento. Instalar barreira acústica entre o empreendimento e edificações vizinhas(cinturão vegetal 30m de largura) Instalar barreira acústica entre o empreendimento e edificações vizinhas(cinturão vegetal 30m de largura)

22 Não remover vegetação em períodos de procriação de animais silvestres. Não remover vegetação em períodos de procriação de animais silvestres. No decapeameamento remover a vegetação de acordo com o avanço das escavações. No decapeameamento remover a vegetação de acordo com o avanço das escavações. Recompor com vegetação nativa áreas desprovidas de cobertura vegetal no interior ou no exterior do empreendimento, com as mesmas dimensões das áreas desmatadas. Recompor com vegetação nativa áreas desprovidas de cobertura vegetal no interior ou no exterior do empreendimento, com as mesmas dimensões das áreas desmatadas. Colocar placas de acessos, em trechos que circulam animais orientado para trafegarem em baixa velocidade. Colocar placas de acessos, em trechos que circulam animais orientado para trafegarem em baixa velocidade.


Carregar ppt "EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS Meio ambiente e Planejamento Profa. Sueli Bettine."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google