A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOQUÍMICA: PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE-POSPETRO Eduardo Gomes Vieira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOQUÍMICA: PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE-POSPETRO Eduardo Gomes Vieira."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOQUÍMICA: PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE-POSPETRO Eduardo Gomes Vieira de Melo SALVADOR – BA SOLOS x SEDIMENTOS

2 PRINCIPAIS CARACTERISTICAS SolosSedimentos Conceitosedimento que sofreu litificação. é o perfil de alteração estruturado verticalmente, a partir da rocha fresca. Representa a alteração intempérica, in situ, de uma rocha qualquer. produto de alteração de uma rocha preexistente que sofreu transporte e posterior deposição. Rocha sedimentar

3 Cor Textura Porosidade Permeabilidade É possível considerar que o solo é um material poroso, composto pelas fases sólida, líquida e gasosa, e que se origina pela intemperização física e química das rochas situadas em determinado relevo e sujeitas à ação do clima e dos organismos vivos. Abaixo, estão listadas as substâncias sólidas, líquidas e gasosas que compõem o solo.

4 A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

5 Regra geral, a contaminação do solo torna-se problema quando: 1. há uma fonte de contaminação; 2. há vias de transferência de poluentes que viabilizam o alargamento da área contaminada; 3. há indivíduos e bens ameaçados por essa contaminação.

6 O problema pode ser resolvido por: 1. remoção dos indivíduos e/ou bens ameaçados; 2. remoção da fonte de poluição; 3. bloqueamento das vias de transferência (isolamento da área).

7 Qual a sua natureza? Sedimentos detríticos – sofrem transporte mecânico (material detrítico). Sedimentos químicos – sofrem transporte na forma iônica (em solução). O grão passa a existir quando se inicia a precipitação.

8

9

10

11 Capacidade de acumular as baixas concentrações dos elementos presentes na água; a presença de contaminantes nos sedimentos aquáticos representa um potencial latente da degradação continuada, mesmo que a coluna dágua e sua biota não apresentem concentrações desses contaminantes acima daquelas previstas na legislação vigente da qualidade da água.

12 Os sedimentos são uma fonte significativa de poluição que pode deteriorar, persistentemente, a qualidade da água mesmo após a redução ou mesmo o abatimento completo das emissões antrópicas por isso a Importância de se avaliar a contaminação geoquímica nos sedimentos


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOQUÍMICA: PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE-POSPETRO Eduardo Gomes Vieira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google