A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente Disciplina Caracterização de Ambientes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente Disciplina Caracterização de Ambientes."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente Disciplina Caracterização de Ambientes Contaminados Salvador Zinco (Zn) Aluno: Alexandre Milazzo

2 Zinco (Zn) Número Atômico: elétrons e 30 prótons Massa Atômica: 65,4 u Densidade: 7,1 x 10³ Kg/m³ - 20º C Solúvel em água Ponto de fusão: 419,5º C Maleável entre 100 a 150º C

3 Se apresenta no estado sólido Coloração branca azulada Metal de transição Semelhanças com magnésio e berílio Reage com ácidos não oxidantes O metal apresenta uma grande resistência à deformação O Zinco tende a ser adsorvido e transportado por sólidos suspensos em águas não contaminadas Em águas contaminadas, a remoção de zinco por precipitação dos hidróxidos é possível.

4 Aplicação: - Galvanização em aços e ferros; protetores solares; fabricação de ligas metálicas; fabricação de pilhas Pouco abundante na crosta terrestre Porém, pode ser obtido com certa facilidade Importância: - elemento essencial para seres humanos Intervém no metabolismo de proteínas e ácidos nucléicos Estimula a atividade de mais de 100 enzimas Síntese de DNA

5 Emissões - Natural: o Zinco é parte da natureza, e existe naturalmente no Ar, na água e no solo. Resultado dos processos naturais de erosão, incêndio de florestas, erupções vulcânicas, etc. - Mar Costeiro - Grandes lagos - Ar (relativamente baixa) - Solo - Manguezais - Antrópica: Mineração, Corrosão de estruturas galvanizadas, combustão de carvão e combustível, uso de fertilizantes, mas a produção de Zinco pelo homem vem diminuindo nos últimos 20 anos.

6 O Zinco é um elemento Essencial - Todas as formas de vida na Terra evoluíram na presença do Zinco - O corpo humano adulto contém 2-3 gramas de Zn O Zinco é reciclável infinitamente sem qualquer perda de suas propriedades químicas e físicas Efeitos Tóxicos: - maior parte dos efeitos tóxicos do Zinco se deve a sua combinação com outros metais e a contaminação durante os processos de extração. - paladar adocicado; - secura na garganta; - tosse; - fraqueza;

7 Toxicidade - Ingestão de quantidades elevadas; Aguada: doses acima de 25 mg Crônica: resultado da ingestão prolongada em quantidades altas.


Carregar ppt "Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente Disciplina Caracterização de Ambientes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google