A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida e Obra de Gaspar Fructuoso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida e Obra de Gaspar Fructuoso."— Transcrição da apresentação:

1 Vida e Obra de Gaspar Fructuoso

2

3 Nascimento e falecimento
Gaspar Fructuoso, nasceu em Ponta Delgada (S. Miguel), filho de Isabel Fernandes e de Fructuoso Dias. Faleceu na Ribeira Grande.

4 Vida Gaspar Fructuoso um historiador, sacerdote e humanista açoreano.
Na sua juventude – Administrou as terras de seus pais. Entre 1548 e 1558 – Com algumas interrupções, frequentou a Universidade de Salamanca e completou o bacharelato de Artes e Teologia. 1554 – Terá sido ordenado presbítero, aparentemente numa visita a São Miguel. Entre 1558 e 1560 – Regressado a São Miguel, foi pároco da vila da Lagoa, na freguesia de Santa Cruz, onde existem registos por ele lavrados referentes a estes dois anos.

5 Vida 1560 – Regressa a Salamanca, talvez para se doutorar.
1560 – Mudou-se para Bragança, passando a ser um próximo colaborador do bispo D. Julião de Alva, aí permanecendo até 1563. 1565 – Passa a usar o grau de Doutor, embora não se conheça o registo da sua obtenção. Poderá ter sido obtido, na Universidade de Évora, então uma instituição da Companhia de Jesus, o que explicaria a sua profunda ligação posterior aquela organização.

6 Universidade de Salamanca
Universidade de Évora

7 Vida 1565 - Chegou à Vila da Ribeira Grande
A 20 de Maio de 1565, foi nomeado vigário e pregador da Matriz de Nossa Senhora da Estrela da então vila da Ribeira Grande, cargo que exerceu durante 26 anos, até à sua morte. Dedicou-se à vida paroquial e à prática de caridade, dentro e fora da ilha. Em Aquando do assalto francês ao Funchal, fez um peditório a favor dos madeirenses, tendo enviado à Madeira trigo e dinheiro.

8 Foi sepultado na igreja Matriz da Ribeira Grande.

9 Obra Gaspar Fructuoso destacou-se, pela autoria da obra “Saudades da Terra”. Uma detalhada descrição histórica e geográfica dos arquipélagos dos açores, Madeira e Canárias, para além de múltiplas referências ao de Cabo Verde e a outras regiões atlânticas.

10 Gaspar Fructuoso é considerado o cronista das ilhas
Gaspar Fructuoso é considerado o cronista das ilhas. A sua obra é uma fonte imprescindível para o conhecimento dos tempos do povoamento da Madeira e dos Açores, sendo um repositório de informações sobre: - História; - Geografia; - Usos e costumes; - Toponímia; - Fauna; - Flora.

11 Livros de “Saudades da Terra”
Gaspar Fructuoso é um verdadeiro cronista, insulano, já que a sua obra interessa ao conhecimento de toda a Macaronésia. Livro I - Cabo Verde e Canárias; Livro II – Madeira; Livro III - Açores: Santa Maria; Livro IV - Açores: São Miguel;

12 Livros de “Saudades da Terra”
Livro V - Poema – de carácter ficcional, descreve, em estilo pastoril, a história de dois amigos forçados a viver longe de casa, em que alguns biógrafos de Fructuoso vislumbram uma aparente autobiografia do autor e do seu companheiro de estudos, o médico micaelense Gaspar Gonçalves; Livro VI - Açores: Terceira, Faial, Pico, Flores, Graciosa e Pico de S. Jorge.

13 Escola EB2 Gaspar Frutuoso Escola Básica Integrada de Ribeira Grande
Ano Lectivo 2009/2010


Carregar ppt "Vida e Obra de Gaspar Fructuoso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google