A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RENASCIMENTO ARTÍSTICO. MUNDO URBANO Renascimento comercial urbano Burguesia lucro sucesso pessoal individualismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RENASCIMENTO ARTÍSTICO. MUNDO URBANO Renascimento comercial urbano Burguesia lucro sucesso pessoal individualismo."— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO ARTÍSTICO

2 MUNDO URBANO Renascimento comercial urbano Burguesia lucro sucesso pessoal individualismo

3 HUMANISMO Antropocentrismo são crentes em Deus submissão à Igreja? Antiguidade clássica Época de ouro Arte e filosofia Racionalismo Investigação Reflexão OBS: O homem é a maior expressão da criação divina

4 O homem é a medida de todas as coisas. Pitágoras OBS: Não é o espiritual, o divino que explica a dinâmica, a política, o social, o cultural e o econômico. O homem é a expressão máxima do renascimento. O mundo renascentista, a pintura, a filosofia é o reflexo do que o homem pensa de si.

5 VISÃO DE MUNDO HOMEM MEDIEVAL X HOMEM MODERNO SOCIEDADE DINÂMICA X SOCIEDADE ESTÁTICA

6 VISÃO DE MUNDO Para alguns estudiosos, o renascimento marca o início do período moderno. Mistura com mundo medieval misticismo sobrenatural astrologia Monday, Sunday, etc. ciência com alquimia, bruxaria

7 VISÃO DE MUNDO Nesse tempo a ciência não se impõe como explicação do natural, pois o mundo animado depende da força divina e é esta que dá caráter às coisas. O funcionamento da natureza nessa época é explicado pelo divino e não pela ciência plenamente.

8 LIVROS + alfabetização Gosto pela leitura Reflexão individual Diários Imprensa Johannes Gutenberg Academia e liceus X Universidades (Igreja) Humanismo Grego e Latim Reflexão Crítica

9 BURGUESIA Itália – XIV e XV d.C. Florença Veneza Gênova Milão Domínio do Mediterrâneo Contato cultural Riqueza Desenvolvimento cultural Mecenas Competição Status social Embelezar

10 UNESP Os centros artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por motivações variadas glorificação familiar ou individual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna estão dispostos a investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades consideráveis de recursos eventualmente destinados à produção artística. Além disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo, certamente (...). (Carlo Ginzburg. A micro-história e outros ensaios, 1991.) Os centros artísticos descritos no texto podem ser identificados (A) nos mosteiros medievais, onde se valorizava especialmente a arte sacra. (B) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural. (C) nos centros urbanos romanos, onde predominava a escultura gótica. (D) nas cidades-estados gregas, onde o estilo dórico era hegemônico. (E) nos castelos senhoriais, onde prevalecia a arquitetura românica.

11 A ARTE DO RENASCIMENTO Realismo e naturalismo paisagens expressividade proporções humanas Perspectiva profundidade volume matemática luz e sombra Mundo greco-romano edificações cultura

12 FASES Trecento transição Giotto introdução da perspectiva

13 FASES Quattrocento Florença Classicismo Retratos Tinta a óleo Botticelli Donatello Leonardo da Vinci Brunelleschi

14 FASES Cinquecento Roma Michelangelo Rafael Leonardo da Vinci

15 FASES Expansão XVI d.C. Europa Burguesia fortalecida Jan Van Eyck

16 BRUNELLESCHI - Santa Maria dei Fiori

17

18 GHIBERTTI

19 DONATELLO

20 BOTTICELLI

21 MICHELANGELO

22

23

24

25

26 RAFAEL

27

28 JAN VAN EYCK

29 LEONARDO DA VINCI Aprendiz de Verrocchio Florença Famoso Milão Mântova Veneza Roma França

30 LEONARDO DA VINCI Pintor Escultor Arquiteto Engenheiro Inventor Cientista Cartógrafo Anatomia Astronomia Física

31

32

33

34

35

36


Carregar ppt "RENASCIMENTO ARTÍSTICO. MUNDO URBANO Renascimento comercial urbano Burguesia lucro sucesso pessoal individualismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google