A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU/SC NA IMPLANTAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR ALESSANDRA MAASS GERENTE DE REGULAÇÃO SEMUS - BLUMENAU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU/SC NA IMPLANTAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR ALESSANDRA MAASS GERENTE DE REGULAÇÃO SEMUS - BLUMENAU."— Transcrição da apresentação:

1 EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU/SC NA IMPLANTAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
ALESSANDRA MAASS GERENTE DE REGULAÇÃO SEMUS - BLUMENAU

2 I N T R O D U Ç Ã O No ano de 2006, a Implantação Complexo Regulador foi condicionada à integração de diversas áreas da gestão, atuando de forma efetiva no âmbito ambulatorial, dominando as agendas, tetos e cotas, controlando ativamente a PPI, subsidiando ações de controle, avaliação, auditoria, planejamento e programação...

3 ...qualificando a informação, agregando o processamento da produção, as autorizações pré e pós-fato, a qualificação das bases e das rotinas cadastrais, incorporando protocolos, integrando-se à atenção as urgências, qualificando a comunicação com o usuário, provendo princípios básicos de eqüidade e integralidade, além de viabilizar a real e efetiva hierarquização da rede de serviços de saúde.

4 CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO
Blumenau assumiu a gestão plena mediante portaria GM/MS 3.260, de , e é sede regional para o Vale do Itajaí, abrangendo 57 municípios. Historicamente, o M unicípio contava com boa estrutura de gestão nas áreas de Controle, Avaliação e Auditoria, e teve nessa integração o grande pilar da sua estrutura de Regulação.

5 INÍCIO DAS ATIVIDADES DA REGULAÇÃO
O Complexo Regulador de Blumenau foi inaugurado em novembro de 2006 atuando na regulação da Tomografia Computadorizada e da Ressonância Magnética. Atualmente regulamos todas as consulta, exames e procedimentos , no âmbito ambulatorial, desde Unidades Básicas de Saúde (ESF) com agendamento local, até a Alta Complexidade, passando também pelo serviços odontológicos. Em outubro/2011 iniciaremos a regulação das cirurgias eletivas, ou seja, processo regulatório na internação hospitalar, sendo que todas as filas de espera encontram-se na Gerência de Regulação passando pelo processo de higienização.

6 A PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR MUNICIPAL, DEU-SE MEDIANTE DETALHAMENTO DE:
Decisão da Gestão (D) Apoio do Conselho Municipal de Saúde (D) Escolha da ferramenta (D) Criar ou fortalecer o “setor” de regulação no município (G) Conhecer a estrutura atual tecnológica (rede de internet, suporte, etc) (D) Equipe de manutenção para equipamentos de informática da rede (D) Plano de ação (determinar a inclusão dos procedimentos) respeitando a capacidade da regulação e dos solicitantes (I) Convencimento das unidades executantes (I)

7 RECURSOS HUMANOS INICIAL
1 MÉDICO REGULADOR 1 COORDENADOR ADMINISTRATIVO

8 Equipe de Apoio Inicial
7 enfermeiros (Supervisores das Unidades de Saúde por região) 1 médico (Integração entre a Regulação e as Unidades de Saúde e articulação dos protocolos) 5 funcionários (informática) 2 funcionários (PPI)

9 RECURSOS HUMANOS ATUAL
Equipe de Reguladores  = 14 médicos Alberto Pereira de Carvalho - Ginecologia, Obstetrícia - CRM 2246 Alexandre Ernani da Silva - Urologia - CRM 9252 Carlos Ivan Beduschi - Ginecologia, Obstetrícia - CRM 4628 Carmo Aparecido de Souza - Oftalmologia - CRM 8894 Elizabete Ternes Pereira - Pediatria (medicina do Adolescente) - CRM 2431 Fábio Siquineli - Neurologia, Clínica Médica - CRM 10871

10 RECURSOS HUMANOS ATUAL
Equipe de Reguladores = 14 MÉDICOS Gustavo Henrique Conceição Elias – Med. de Família e Com. - CRM 14669 José Lino Gonçalves - Cirurgia Torácica - CRM 9732 Leonardo Vassali Rigo- Cirurgião Dentista - CRO SC-CD-3833 Luciana Pantozzi de Souza Marchetti - Nefrologia, Clínica Médica - CRM 13778 Melissa Horvath de Lima - Psiquiatria - CRM 14765 Rodrigo Aurélio Monari - Ortopedia e Traumatologia - CRM 10849 Sandro Laércio Reichow - Cancerologia - CRM 6382

11 RECURSOS HUMANOS ATUAL
Equipe de Administrativa = 16 colaboradores Dr Marcelo Lanzarim – Secretário Municipal de Saude (apoio) Alexandre Ernani da Silva - Diretor de Assistência à Saúde Alessandra Maass - Gerente de Regulação Andrea Ritter - Responsável / Oftalmologia Arlene Miranda - Responsável / Odontologia Cintia Casagranda de Oliveira – Responsável Cirurgias Eletivas Cleci Fatima da Silva – Responsável Cirurgias Eletivas Eliziane De Souza Pereira - Responsável / Amb. Furb

12 RECURSOS HUMANOS ATUAL
Gabriela Dalri - Estagiária  Jose Carlos Soares Junior - Responsável / Oncologia Juçara de Souza Gomes David - Responsável / Atenção Básica Jucimara Regina Pamplona Waldrich - Responsável / odontologia Nilce Ribeiro Dos Santos - Responsável / Média Complexidade Ricardo César Weise - Responsável / Atenção Básica Sergio Friese - Responsável / Exames de Alta Complexidade Uiara Rautenberg - Responsável / Policlínica Vanuza Vieira Muniz - Responsável / PPI  

13 UNIDADES INTERLIGADAS AO REGULAÇÃO TODAS TRABALHAM COM O SISREG
UNIDADE EXECUTANTE = 24 UNIDADE EXEC/SOLICT. = 80 UNIDADES SOLICITANTES = 35 MUNICÍPIOS PPI = 57 TOTAL = 196 OBS = TODOS OS MUNICÍPIOS TREINADOS POR BLUMENAU

14 MUNICIPIOS DA REGIÃO QUE UTILIZAM O SISREG
BRUSQUE = BNU - TREINAMENTO DO MÓDULO ADM ATÉ OS OPERADORES GASPAR = BNU - AUXILIO NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E CONFIGURAÇÃO ITAJAI = BNU – COLABORADOR NA DECISÃO DA UTILIZAÇÃO DO E SISREG 15 SDR = SOLICITOU TREINAMENTO PARA BLUMENAU, MAS MEDIANTE AS CHEIAS DO RIO ITAJAI-AÇU ADIAMOS O TREINAMENTO ESTADO SC = TRABALHAMOS PARA QUE SE ADOTE O SISREG COMO FERRAMENTE DE REGULAÇÃO JOINVILLE = BNU - TREINAMENTO DO MODULO ADM E POSSÍVEL TREINAMENTO DOS OPERADORES

15 Após detalhamento, dividimos as ações em três grandes partes:
1ª AÇÃO = Levantamos informações essenciais para a ação prática da regulação assistencial, qualificando o processo de planejamento e direcionando prioridades nas ações de estruturação dos fluxos que norteiam a ação reguladora; 2ª AÇÃO = Diagnosticamos as ações já executadas no âmbito autorizativo, abrangendo todo o processo assistencial; 3ª AÇÃO = Focamos na captação dos recursos financeiros disponibilizados pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria GM/MS 1.571, de , fazendo a indicação da sua alocação e finalidade.

16 ORGANIZAÇÃO BÁSICA INICIAL
APROPRIAÇÃO DAS AGENDAS A PARTIR DOS CONTRATOS ESTABELECIDOS; ESTRUTURAÇÃO DOS FLUXOS DE AUTORIZAÇÃO; TRIAGEM DAS FILAS DE ESPERA; IMPLANTAÇÃO DE PROTOCOLOS DE FLUXOS ; QUALIFICAÇÃO DA COMUNICAÇÃO COM OS USUÁRIOS; CAPACITAÇÃO PERMANENTE DOS MÉDICOS DA ATENÇÃO BÁSICA

17 PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO
Treinamento da equipe municipal de Coordenadores pelo MS Treinamento dos executantes pelo MS Configuração do sistema a partir do escopo inicial, com apoio do MS;

18 PROCESSO DE AMPLIAÇÃO TREINAMENTO DOS OPERADORES MUNICIPAIS PELA GERÊNCIA DE REGULAÇÃO TREINAMENTO DOS OPERADORES DOS MUNICÍPIOS COM PACTUAÇÃO EM BLUMENAU PELA GERÊNCIA DE REGULAÇÃO OBS = INSTITUÍMOS A ROTINA DE TREINAMENTOS OCORRE BIMESTRALMENTE; ESPAÇO QUE DISCUTIMOS PROTOCOLOS, DIFICULDADES, PARA REALIZARMOS AJUSTES ATUALMENTE TEMOS EM MÉDIA 550 OPERADORES

19 AVANÇOS IMEDIATOS Qualificação do acesso baseado em protocolos e critérios de priorização; Tratamento e/ou eliminação das filas de espera; Redução do tempo de espera; Tratamento do absenteísmo; Controle dos limites físicos e financeiros; Subsídio para reavaliação de contratos; Apoio às ações de controle, avaliação e auditoria. Pagamento dos procedimentos vinculados à confirmação no Sistema.

20 PRINCIPAIS AVANÇOS NA ESTRUTURA MUNICIPAL DE SAÚDE
AMPLIAÇÃO DA COBERTURA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA 2006 = COBERTURA DE 37% 2011 = COBERTURA DE 70% ACRESCIMO = 33%

21 PRINCIPAIS AVANÇOS NA ESTRUTURA MUNICIPAL DE SAÚDE
AMPLIAÇÃO DA COBERTURA DO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE 2006 = COBERTURA DE 38% 2011 = COBERTURA DE 90% ACRESCIMO = 63%

22 IMPORTANTE TRABALHAR COM A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Todo paciente encaminhado para o especialista permanece sob a responsabilidade do médico que o encaminhou (médico da unidade básica) e a ele deve retornar mediante contra-referência .

23 FLUXOS 1 – DETERMINAMOS OS FLUXO DA REDE BÁSICA PARA ESPECIALIZADA USUÁRIO TEM QUE PASSAR PELA REDE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO; TODOS OS ENCAMINHAMENTOS REALIZADOS PELA UNIDADE BÁSICA, SÃO DE RESPONSABILIDADE DA MESMA, DESDE A SOLICITAÇÃO ATÉ A ENTREGA E ORIENTAÇÃO DO USUÁRIO QUANTO AO PREPARO, QUANDO O USUÁRIO RECEBE A AUTORIZAÇÃO PARA ATENDIMENTO EM UNIDADES ESPECIALIZADAS, MEDIANTE CRITÉRIOS DOS PROTOCOLOS DE FLUXO, O MESMO É REFERENCIADO, SENDO CONTRA-REFERENCIADO APÓS A LIBERAÇÃO DO TRATAMENTO OU PROCEDIMENTO. ;

24 É DE RESPONSABILIDADE DA UNIDADE ESPECIALIZADA A SOLICITAÇÃO, DEVOLUÇÃO AUTORIZADA E ORIENTAÇÃO DO PREPARO AO USUÁRIO; RESUMINDO = A UNIDADE QUE ATENDE OU RECEBE O USUÁRIO É RESPONSÁVEL POR TODO FLUXO DE SEU ATENDIMENTO, SOLICITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO,(INCLUSIVE O RETORNO DURANTE 60 DIAS) ATÉ O MESMO SER CONTRA-REFERÊNCIADO PARA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.

25 PRINCIPAIS RESULTADOS
SATISFAÇÃO DO USUÁRIO; SATISFAÇÃO DAS UNIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇO (EXECUTANTES) AUSÊNCIA DE FILA DE ESPERA EM TODOS OS EXAMES DE ALTA COMPLEXIDADE E 80% DA MÉDIA COMPLEXIDADE; DAS 42 ESPECIALIDADES OFERTADAS PELO MUNICÍPIO DE BLUMENAU, HÁ FILA DE ESPERA, DE NO MÁXIMO 6 MESES, EM APENAS 9 DELAS. NAS RESTANTES A AUTORIZAÇÃO É REALIZADA DE 1 – 60 DIAS DEPENDENDO DA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO E AVALIAÇÃO DO REGULADOR. AUTORIZAÇÃO DOS EXAMES MEDIANTE REALIZAÇÃO DE CONSULTA PELO MÉDICO SOLICITANTE. IMPLANTAÇÃO DE PROTOCOLOS DE FLUXO;

26 TRANSPARÊNCIA E CONTROLE EFETIVO DA PPI.
APOIO (INFORMATIVO) AS GERÊNCIAS DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO E AUDITÓRIA, BEM COMO, A GESTÃO COMO UM TODO. EM BLUMENAU, HOJE, TRABALHAMOS COM TODAS AS AGENDAS MÉDICAS. ODONTOLOGICAS, ETC = COM ESCALONAMENTO DE 15 MINUTOS DE ATENDIMENTO POR CONSULTA, FAZENDO COM QUE OS PROFISSIONAIS PERMANEÇAM NO SEU HORÁRIO CONTRATUALIZADO.

27 FONE: 47 – 47 –

28

29

30

31


Carregar ppt "EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU/SC NA IMPLANTAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR ALESSANDRA MAASS GERENTE DE REGULAÇÃO SEMUS - BLUMENAU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google