A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tricomoníase. Definição A Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo parasita protozoário unicelular Trichomonas vaginalis. O T.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tricomoníase. Definição A Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo parasita protozoário unicelular Trichomonas vaginalis. O T."— Transcrição da apresentação:

1 Tricomoníase

2 Definição A Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo parasita protozoário unicelular Trichomonas vaginalis. O T. vaginalis é um protozoário oval ou piriforme, anaeróbio facultativo, flagelado, e que possui movimento contínuo característico.

3 Trichomonas Vaginalis

4 Sintomas na mulher O T. vaginalis infecta principalmente o epitélio escamoso do sistema genital. Nas mulheres, a doença pode começar com uma secreção espumosa de cor verde-amarelada e odor desagradável, proveniente da vagina. A vulva (os órgãos genitais femininos externos) pode estar irritada e dolorida, e é possível que o coito também cause dor (evento chamado dispareunia de intróito), devido à vaginite. Outros sintomas são dor ao urinar (disúria) ou um aumento na frequência das micções (polaciúria), que se assemelham aos de uma infecção do trato urinário baixo.

5 Sintomas no homem Os homens com tricomoníase não manifestam habitualmente sintomas (estado assintomático), mas podem infectar as suas parceiras sexuais. Alguns apresentam uma secreção proveniente da uretra, espumosa e semelhante ao pus, sentem dor ao urinar (disúria) e polaciúria (estado agudo).disúria

6 Diagnóstico No caso das mulheres, o diagnóstico geralmente estabelece-se em poucos minutos, examinando uma amostra da secreção vaginal ao microscópio. No caso dos homens, é necessária a coleta de secreção uretral, preferencialmente pela manhã, quando a secreção é mais abundante.

7 Tratamento O tratamento, que é específico e eficiente, pode ser realizado com os quimioterápicos nitroimidazólicos metronidazol ou tinidazol, administrados em dose oral única.

8 Prognóstico Com o uso do metronidazol oral a cura da tricomoníase chega aos % dos casos nas mulheres. Se o problema não for resolvido, freqüentemente é porque o parceiro sexual da pessoa infetada não foi tratado e continuou transmitindo o Trichomonas.

9 Prevenção Evita-se a transmissão do parasita causador da doença praticando o sexo seguro, ou seja, pela adequada higiene genital, diminuindo-se o número de parceiros sexuais e usando-se preservativos. Tanto o preservativo masculino quanto o feminino provaram-se eficazes em reduzir as chances de contaminação.

10 Hydra Breno - 07 Guilherme - 17 Leonardo - 25 Matheus - 29 Nicolas - 32 Vinícius - 40


Carregar ppt "Tricomoníase. Definição A Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo parasita protozoário unicelular Trichomonas vaginalis. O T."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google