A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumo por tópicos. Clique para prosseguir! PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumo por tópicos. Clique para prosseguir! PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)"— Transcrição da apresentação:

1 Resumo por tópicos. Clique para prosseguir! PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

2 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL MOTIVOS: Crise do Imperialismo; Revanchismo; Rivalidade anglo-alemã; Pan-Eslavismo (Independência dos povos eslavos); Pan-Germanismo (União dos povos germânicos).

3 PAZ ARMADA: Investimentos na indústria bélica (período antecedente a guerra); POLÍTICA DE ALIANÇAS: Tríplice Aliança (Potências Centrais) X Tríplice Entente (Aliados) TRÍPLICE ENTENTE Inglaterra + França + Rússia TRÍPLICE ALIAN Ç A Alemanha + Áustria - Hungria + It á lia X

4 O INÍCIO: 1914: Assassinato do herdeiro do Império Austro- Húngaro, Ferdinando II em Sarajevo, região dos Bálcãs. Império Austro-Húngaro (I.A-H) declara guerra aos eslavos. Rússia, a fim de manter sua influência nos Bálcãs, vai ao socorro eslavo. Alemanha entra, aliada ao I.A-H. Intercessão francesa para ajudar sua aliada, a Rússia. A Itália declara neutralidade. Iniciava-se a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. A GUERRA: PLANO SHLIFFEN: Dividida entre atacar a França ou a Rússia, Alemanha ruma primeiramente a Paris. Ingleses se inclinavam para uma mediação, mas Alemanha, rumando a Paris, viola a neutralidade do território belga.

5 3 Fases:1) Guerra de Movimento; 2) Guerra de Trincheiras / de Posições 3) Nova Guerra de Movimento / Ofensivas de 1918 OFENSIVAS DE 1918: Novidades modificaram as condições de combate: tanques, melhores aviões de caça, chegada de mais de um milhão de soldados norte-americanos, : Saída da Rússia TRATADO DE BREST-LITOVSKY (1918): Indenização a Alemanha; Tome Nota ! BRASIL E A PRIMEIRA GUERRA O Brasil entra ao lado da Tríplice Entente, em novembro de 1917, após submarinos alemães afundarem dois navios mercantes brasileiros.

6 Sucessivas vitórias alemãs; 1917: Alegando ameaça a navios norte-americanos e outros, os Estados Unidos entram para mudar o que já parecia o destino final da guerra. Os EUA queriam, na verdade, proteger seus investimentos na Tríplice Entente. BATALHA DO RIO MARNE: Tropas anglo-francesas impedem os alemães de tomarem Paris; Diante da situação, Guilherme II (II Reich) da Alemanha abdica. É proclamada a República; 1918: Fim da guerra e vitória dos aliados 1919: TRATADO DE VERSALHES Imposições a Alemanha (derrotada): CLÁUSULAS TERRITORIAS: Perca de territórios, colônias e criação do Corredor Polonês; CLÁUSULAS ECONÔMICAS: Pagamento de fortes indenizações;

7 CLÁUSULAS MILITARES / DE SEGURANÇA: Redução do exército a 100 mil homens; Retenção de produção bélico-militar (navios, aviões); CLÁUSULAS DIVERSAS: Ao assinar o tratado, a Alemanha assumia total responsabilidade pelo conflito. CONSEQUÊNCIAS: Reformulação do mapa europeu; Europa perde seu brilho – deixa de ser o centro do mundo; Hegemonia dos EUA; 8 milhões de mortos; 20 milhões de inválidos; Queda de 30% da riqueza francesa; Queda de 22% da riqueza inglesa; Queda de 40% na produção industrial européia; Queda de 30% na produção agropecuária européia; Valorização do dólar;

8 Alguns países não industrializados se beneficiaram por fornecerem alimentos e matérias-primas ou por desenvolverem sua própria indústria. Exemplo disso, o Brasil e o Canadá. Dê sua opinião ou sugestão: Envie um para nós! RESUMOS EM TÓPICOS® FIM !


Carregar ppt "Resumo por tópicos. Clique para prosseguir! PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google