A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

. Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza. Abrange os processos de gerenciamento requeridos para haver certeza de que a equipe do projeto realizará.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ". Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza. Abrange os processos de gerenciamento requeridos para haver certeza de que a equipe do projeto realizará."— Transcrição da apresentação:

1 . Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza

2 Abrange os processos de gerenciamento requeridos para haver certeza de que a equipe do projeto realizará todo e somente o trabalho necessário para o sucesso do projeto. Objetivo principal: definir e controlar os trabalhos pertinentes ao projeto - garantir que o produto/serviço, seja obtido pelo menor trabalho possível, sem abandonar nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto. Gerenciamento do Escopo

3

4

5 Escopo do Projeto x Escopo do Produto Escopo do Produto são características e funcionalidades que caracterizam o produto ou serviço Escopo do Projeto é todo o trabalho que terá que ser realizado para produzir o produto ou serviço

6

7 Processo de Gerenciamento do Escopo

8 Etapas do Processo de Gerenciamento do Escopo Planejamento do Escopo Criação de um plano de gerenciamento que documenta como o escopo do projeto será definido, verificado e controlado e como a estrutura analítica do projeto (EAP) será criada e definida.

9 Etapas do Processo de Gerenciamento do Escopo Definição do Escopo Desenvolvimento de uma declaração de escopo detalhada do projeto como a base para futuras decisões.

10 Etapas do Processo de Gerenciamento do Escopo Criar EAP Subdivisão dos principais resultados do projeto em componentes menores para melhor gerenciamento.

11 Etapas do Processo de Gerenciamento do Escopo Verificação do Escopo Formalização da aprovação das entregas do projeto.

12 Etapas do Processo de Gerenciamento do Escopo Controle do escopo Controle das mudanças no escopo do projeto.

13 Plano de Gerenciamento do Escopo Sua finalidade é descrever como o projeto deve ter seu escopo gerenciado e como as mudanças do projeto devem ser incorporadas ao mesmo.

14 O processo está fundamentado na idéia de que uma descrição clara sobre o trabalho a ser realizado é insuficiente para o controle do dia-a-dia do projeto. Definição do Escopo É o processo de subdivisão dos resultados principais do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.

15 Definição do Escopo É necessário que se transforme a descrição de escopo em produtos, entregas ou resultados concretos do trabalho realizado. Fornece uma base de referência (baseline) em termos de escopo do projeto, para a medição e o controle de desempenho destes termos.

16 Definição do Escopo Possui Outras Finalidades Melhorar a precisão das estimativas de custo, duração e recursos. Facilitar as designações de responsabilidades.

17 Decomposição do Escopo É a própria subdivisão dos principais produtos até que eles cheguem em nível de detalhe suficiente para auxiliar a equipe na definição das atividades do projeto.

18 Estrutura Analítica do Projeto EAP é um agrupamento orientado a produtos de elementos do projeto que organiza e define o escopo total do trabalho. Esta ferramenta deve ser orientada para produtos ou deliverables (produtos, itens ou resultados tangíveis, mensuráveis e verificáveis que, obrigatoriamente, devem ser produzidos para que um projeto, ou parte dele, seja considerado concluído).

19 1) Define a hierarquia dos deliverables - significa que a realização de um conjunto de elementos em um nível inferior produz o trabalho do nível superior imediatamente relacionado. 2)Auxilia na obtenção de todo o trabalho exigido para alcançar o objetivo final do projeto e os deliverables, portanto trabalho que não está na EAP é considerado trabalho não necessário ao projeto. Segundo o Practice Standart for Work Breakdown Structure, a EAP :

20 3)Fornece uma representação gráfica do escopo do projeto, permitindo a visualização de tudo o que deve ser feito. 4)Fornece uma estrutura para todos os deliverables durante todo o ciclo de vida do projeto. 5)Fornece um meio para integrar e avaliar desempenho de prazo e custo. Segundo o Practice Standart for Work Breakdown Structure, a EAP:

21 6)Fornece uma associação entre escopo e os stakeholders responsáveis. 7)Facilita o relato/análise do progresso do projeto e dados atualizados. 8) Fornece uma estrutura p/ especificar os objetivos de desempenho do projeto. Segundo o Practice Standart for Work Breakdown Structure, a EAP:

22 1) Colocar no 1° nível (nível 0) da EAP o nome do projeto. 2) Colocar no 2° nível (nível 1, também chamado de 1° nível de decomposição) as fases que estabelecem o ciclo de vida do projeto. 3)Acrescentar um elemento, no segundo nível, para conter os deliverables necessários ao gerenciamento do projeto. O trabalho de gerenciamento deve ser previsto no escopo do projeto e, portanto, na EAP. Passos para a Elaboração de uma EAP

23 4) Identificar os subprodutos necessários para que seja alcançado o sucesso do projeto em cada fase. 5) Para cada subproduto, verificar se as estimativas de custo e tempo, a identificação de riscos e a atribuição de responsabilidade para a execução do mesmo, podem ser desenvolvidas neste nível de detalhe. Passos para a Elaboração de uma EAP

24 6) Os elementos dos níveis mais baixos da EAP (que não foram decompostos) são denominados pacotes de trabalho (work packages) sendo a base lógica para a definição de atividades, designação de responsabilidades, estimativas de custos e planejamento de riscos. Passos para a Elaboração de uma EAP

25 Dicionário da EAP É o documento que define e/ou descreve o trabalho a ser realizado em cada elemento da EAP. Possui as descrições dos pacotes de trabalho podendo incluir outras informações de planejamento (prazos, riscos, orçamentos, qualidade e pessoal designado).

26 Verificação do Escopo É o processo de obtenção da aprovação formal do escopo do projeto por parte de seus stakeholders. Deve ocorrer ao final de cada fase e do ciclo de vida do projeto a fim de revisar os deliverables entregues e os resultados do trabalho, garantindo que o trabalho foi realizado de maneira satisfatória.

27 Verificação do Escopo É feita por meio de inspeções ou auditorias que verificam os resultados do trabalho de forma a assegurar que eles foram completados, realizados correta e satisfatoriamente e estão conforme os requisitos definidos.

28 Controle do Escopo O processo de gerenciamento de mudanças de escopo consiste em um conjunto de procedimentos para documentação, relato, análise, custeamento, aprovação e implementação das mudanças no projeto. Pode ser decomposto em três estágios: análise; identificação e correção.


Carregar ppt ". Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza. Abrange os processos de gerenciamento requeridos para haver certeza de que a equipe do projeto realizará."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google