A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ciência e Tecnologia- Aula 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ciência e Tecnologia- Aula 1."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ciência e Tecnologia- Aula 1

2 O que é Ciência ? Variados autores apresentam o que entendem por ciência através de conceitos que são permanentemente ampliados, uma vez que suas ideias não são definitivas. Segundo o Dicionário Aurélio: 1. Verbete: ciência [Do latim scientia.] Conhecimento. 2. Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição e sabedoria. 3. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio.

3 O que é Ciência ? O conceito apresentado por Ander-Egg (1978), define: A Ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.

4 O que é Ciência? Façamos um teste O que é que as pessoas comuns pensam quando as palavras ciência ou cientista são mencionadas? As imagens mais comuns são: o gênio louco, que inventa coisas fantásticas; o tipo excêntrico, fora do centro, manso, distraído; o indivíduo que pensa o tempo todo sobre fórmulas; alguém que fala com autoridade, que sabe sobre o que está falando, a quem os outros devem ouvir e... obedecer.

5 Ao considerar a ciência como uma forma de conhecimento que tem por objetivo formular, mediante linguagem rigorosa e apropriada, leis que regem os fenômenos. Neste sentido, o conhecimento deve ser: a)OBJETIVO, porque descreve a realidade independente dos caprichos do pesquisador; b) RACIONAL, porque se vale, sobretudo, da razão e não da sensação ou impressões, para chegar a seus resultados;

6 c) SISTEMÁTICO, porque se preocupa em construir sistemas de ideias organizadas racionalmente; d) GERAL, porque seu interesse se dirige fundamentalmente à elaboração de leis e normas gerais; e) VERIFICÁVEL, porque sempre possibilita demonstrar a veracidade das informações; f) FALÍVEL, porque reconhece sua própria capacidade de errar.

7 História da Ciência Por que a ciência se desenvolveu? Homens primitivos viviam sob a ameaça das forças da natureza (tempestades, raios trovões, animais ferozes, guerras, forças sobrenaturais) e carentes de recursos (alimento, vestuário, etc...). Sentimento de medo, impotência e terror. Dilema: Desenvolver poder sobre as forças naturais ou submeter-se a elas. Assim nasce a ciência: compreender para controlar, ter poder.

8 História da Ciência Surge, portanto de alguma Necessidade e servindo a algum interesse. O mundo era mistificado, mágico e politeísta. IDADE ANTIGA (Platão, Sócrates, Aristóteles, Tales de Mileto, Hipócrates, Arquimedes) ciência baseada na observação da natureza (contemplativa). Medicina, astrologia, matemática, filosofia, economia.

9 História da Ciência IDADE Média - Os cientistas que contrariavam os dogmas da igreja eram perseguidos (inquisição). Predominava o conhecimento religioso (Santo Agostinho, São Tomás de Aquino )

10 História da Ciência IDADE MODERNA:Renascimento:Antropocentrismo Galileu Galilei, considerado como o fundador da física moderna e cientista de envergadura mundial.

11 Francis Bacon- Foi um político, filósofo inglês. Foi ele quem primeiro esboçou uma metodologia racional para a atividade científica. René Descartes Também conhecido como Renatus Cartesius, foi filósofo, físico e matemático francês. História da Ciência

12 Isaac Newton -foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista e filósofo. James Watt -matemático e engenheiro, construtor de instrumentos científicos que se constituíram num passo fundamental para a Revolução Industrial.

13 SÉCULO XX Albert Einstein- foi um físico alemão radicado nos Estados Unidos mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Mecânica quântica e Teoria de relatividade.

14 Ciência e Tecnologia Curiosidade Através da história da humanidade, podemos percorrer uma outra história, a história da curiosidade do homem. Essa curiosidade é motivada pela busca de resposta e por desejo de entender e dominar o universo.

15 Desejo de entender e dominar a realidade Gera o conhecimento Desenvolvimento da humanidade

16 Por causa de nossa natureza curiosa, não nos satisfazemos com o conhecer. Ao contrário, com frequência, comparamos, analisamos, generalizamos essas informações. E é justamente essa nossa inquietação que possibilita a produção de conhecimentos. Ciência e Tecnologia

17 Para que o conhecimento possa ser gerado, são necessários, essencialmente, três elementos: O sujeito O ser/o fenômeno A imagem Ciência e Tecnologia

18 Ao longo dos tempos, os conhecimentos produzidos a partir da realidade, são transformados para torná-lo mais adequado às nossas necessidades. À medida que dominamos e transformamos a realidade, criamos novas necessidades. É desse círculo vicioso que emerge o espírito científico. Ciência e Tecnologia

19 Observação Como um dos focos da ciência é o estudo dos seres, dos fenômenos e dos eventos da realidade, aguça- se nossa sensibilidade para observar. Dada sua importância nas atividades científicas, as observações devem ser criteriosamente descritas.

20 Conhecimento Apesar de todo conhecimento que produzimos, conhecemos muito pouco sobre o mundo. Todo conhecimento é efêmero, isso significa que ele deixa de ser válido no momento em que surgem novos conhecimentos. O conhecimento é produzido quando nos confrontamos com a realidade. Quando captamos a realidade, passamos a simbolizá-la por meio de linguagem. É a linguagem que nos possibilita falar sobre ela.

21 Quando seu professor ensina um assunto novo em uma aula, você acha que o que você aprendeu, é igual ao que um colega seu aprendeu ? Conhecimento

22 O saber corresponde ao conjunto de conhecimentos que são metodicamente transmitidos de geração a geração, por meio do ensino. Conhecimento

23 Em sua opinião, todo o conhecimento se transforma em saber ?

24 Nem todo conhecimento se transforma em saber. São os interesses de determinadas classes sociais, em um momento histórico específico, que irão definir que tipos de conhecimentos deverão ser transformados em saber. Conhecimento

25 Logo: Somos instigados por nossa curiosidade; Buscamos melhor compreender a realidade; Somos tentados, a partir de nosso conhecimento, a transformar a realidade.

26 Revisão Conhecimento e ciência Curiosidade do homem Busca de respostas e desejo de dominação do universo Geração de conhecimento pela articulação -sujeito interessado -alvo de interesse -imagem do alvo do interesse Conhecimento -produto do homem como ser pensante - produzido em nossa confrontação com a realidade individual Saber


Carregar ppt "DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ciência e Tecnologia- Aula 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google