Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Ética Profissional em Administração
Aula - 08/11/2012 O IMPACTO DA ÉTICA NA RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS E NO MEIO AMBIENTE Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
2
Objetivo Apresentar o relacionamento da ética com as ações de responsabilidade social e de consciência ambiental.
3
Para Reflexão FIB (Felicidade Interna Bruta) Moralidade Cultura organizacional Qual é a relação de tudo que estudamos até agora com a responsabilidade social? Liderança Postura ética ética e moral Tomada de decisão Ambivalência empresarial Ética da convicção e da responsabilidade Para que a Ética? Código de ética empresarial
4
Uma emprese deve... assumir funções socioambientais? rivalizar com o governo na realização de ações socioambientais? exercer funções que extrapolam sua missão de produção econômica?
5
A ÉTICA COMO INÍCIO DAS AÇÕES RESPONSÁVEIS DAS EMPRESAS
A busca do melhor para a sociedade e a preservação ambiental é algo diferente da busca do bem comum? Perceber a interdependência global e o agravamento dos problemas socioambientais => insustentabilidade modelo atual (Produção x Consumo)
6
A ÉTICA COMO INÍCIO DAS AÇÕES RESPONSÁVEIS DAS EMPRESAS
A ética é o princípio fundamental para as ações de responsabilidade social e ambiental. Os princípios e os valores éticos empresariais devem ser os mesmos que vão nortear as ações de responsabilidade social e ambiental gerando padrões de comportamento empresarial para com a sociedade e a natureza.
7
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Obrigação que uma organização tem de agir de maneira que sirva tanto aos próprios interesses, como aos interesses da sociedade.
8
RESPONSABILIDADE SOCIAL
É vista como um compromisso da empresa com relação à sociedade e à humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho, baseada na apropriação e uso de recursos que originariamente não lhe pertencem.
9
Ética e Responsabilidade Socioambiental
Administrador - adotar uma gestão de responsabilidade por seus atos, decisões calcadas em evidências e fatos sem a interferência de ideias pré-concebidas e interesses pessoais e com base em uma moral que considere os benefícios comuns e de todos. Organização - postura ética para que as ações de responsabilidade social e ambiental não sejam simples instrumentos de marketing, mas a configuração da personalidade da empresa que a sociedade dela espera. O código de ética empresarial e o comportamento dos líderes devem contemplar as práticas necessárias de responsabilidade social e ambiental.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.