A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Monografia - forma e conteúdo com base na NBR 14724/2002 -2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Monografia - forma e conteúdo com base na NBR 14724/2002 -2005."— Transcrição da apresentação:

1 Monografia - forma e conteúdo com base na NBR 14724/

2 O QUE É UMA MONOGRAFIA? 1 Uma visão etmológica: Monos (um só) Graphéin (escrever) 2 Uma visão clássica: Monografia: um estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto, não só em profundidade, mas em todos os seus ângulos e aspectos... [...]Contribuição importante, original e pessoal para a Ciência...(LAKATOS, 2001) 3Uma visão pragmática: [...] Sua característica essencial não é a extensão, mas o caráter (tema delimitado) e a qualidade do trabalho, o nível da pesquisa e uma rigorosa obediência à metodologia (MICHEL, 2005)

3 O QUE É UM TCC? Para dirimir alguma dúvida instalada, entende-se que a NBR considera o TCC como um trabalho acadêmico de conclusão de curso, caracterizado principalmente por ser uma produção que representa o resultado de um estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido que deve ser obrigatoriamente emanado de uma disciplina, módulo ou um estudo independente, curso, programa e outros ministrados.

4 E A DISSERTAÇÂO E TESE, QUAL A DIFERENÇA ? MONOGRAFIA E/OU TCC Graduação e Especialização DISSERTAÇÃO Mestrado TESE Doutorado

5 Um primeiro olhar... COMO DEVO PLANEJAR GRAFICAMENTE MEU TRABALHO?

6 PRÉ- TEXTUAIS CAPACAPA FOLHADEROSTOFOLHADEROSTO FOLHADEAPROVFOLHADEAPROV DEDICATÓRIADEDICATÓRIA AGRADECIMENTOSAGRADECIMENTOS EPÍGRAFEEPÍGRAFE RESUMORESUMO ABSTRACTABSTRACT LIISTA DE FIGURASLIISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELASLISTA DE TABELAS LISTA DE QUADROSLISTA DE QUADROS LIISTA ÚNICA DE FIGURASLIISTA ÚNICA DE FIGURAS SUMÁRIOSUMÁRIO

7 TEXTUAIS INTROUÇÃOINTROUÇÃO METODOLOGIAMETODOLOGIA ANALISEDE DADOSANALISEDE DADOS CONCLUSÃOCONCLUSÃO Problema Justificativa Objetivos REFERENIALTEÓRICOREFERENIALTEÓRICO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO

8 PÓS- TEXTUAIS REFRÊNCIA REFRÊNCIA AN E X O AN E X O APENDICEAPENDICE

9 Um outro olhar...

10

11 QUAIS OS PRINCÍOS BÁSICOS QUE DEVO SEGUIR PARA CONFECCIONAR MINHA MONOGRAFIA? Clareza e objetividade: evita duplicidade de interpretações Concisão: frases despojadas de adjetivação Correção: observação das normas gramaticais Conteúdo: unidade de pensamento Uso de gírias e clichês: muletas de linguagem Parágrafos: curtos e que possam ser facilmente lidos e interpretados Estruturação escrita: normas da ABNT

12 QUAIS AS DEFINIÇÕES DOS COMPONENTES DE UMA MONOGRAFIA? ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

13 1 CAPA Proteção externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação: nome da instituição, nome do autor, título, subtítulo (se houver) local (cidade) e o ano de depósito. 2FOLHA DE ROSTO Contém os elementos essenciais à identificação do trabalho: a)Anverso: nome do autor; título e subtítulo (se houver); natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros, nome da instituição a que é submetida e finalmente a área de concentração); nome do orientador e co-orientador(se houver); local (cidade) ano

14 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 2FOLHA DE ROSTO b) Verso: ficha catalográfica, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente. (Elaborada por bibliotecário). 3ERRATA Lista de folhas e linhas em que ocorrem erros. Exemplo: Folha Linha Onde se lê Leia-se 48 4 dentist dentista

15 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 4 FOLHA DE APROVAÇÃO Folha que contém os elementos essenciais à aprovação do trabalho. 5 DEDICATÓRIA Folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho (motivação sentimental). 6 AGRADECIMENTO Folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. Aconselha-se colocar antes dos agradecimentos específicos um agradecimento de ordem geral, evitando constrangimentos de omissões.. 7 ÉPIGRAFE Citação seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho. 8RESUMO Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. Em língua estrangeira representa a divulgação para o idioma de divulgação internacional.

16 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 9 LISTA DE ILUSTRAÇÃO Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número de página. O que são ilustrações na versão da ABNT? São desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros. 10 LISTA DE TABELAS A elaboração é semelhante ao item anterior 11 LISTA DE SIGLAS Relação alfabética das abreviaturas e siglas seguidas de seus significados 12 LISTA DE SÍMBOLOS Relação de símbolos que devem ser apresentados de acordo com a ordem apresentada no texto 13SUMÁRIO Enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.

17 ELEMENTOS TEXTUAIS 1 INTRODUÇÃO Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. 2DESENVOLVIMENTO Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método. 3.CONCLUSÃO Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.

18 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS 1REFERÊNCIAS Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual. 2GLOSSÁRIO Relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. 3 APÊNDICE (S) Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízos da unidade nuclear do trabalho. 4ANEXO (S) Texto ou documento não elaborado pelo autor, a fim de completar sua argumentação, sem prejuízos da unidade nuclear do trabalho.

19 AINDA SOBRE OS ELEMENTOS GRÁFICOS, QUAIS AS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES? Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21cmx29,7cm), digitadas na cor preta, com exceção das ilustrações. Recomenda-se para digitação fonte tamanho 12 (arial ou times new roman), tamanho menor para as citações com recuo (4 cm), (tamanho 11), para notas de rodapé (tamanho 10), conteúdo interno de tabelas e quadros (tamanho 10)*. As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm. O espacejamento: ____________________________ * Estas dimensões de letras são as mais adotadas em trabalhos científicos na comunidade científica.

20 ELEMENTOS GRÁFICOS Notas de rodapé: seguir o formato do programa word Indicativos de seção Paginação: todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha de rosto da parte textual (Introdução) em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Os títulos das tabelas devem aparecer na parte superior e das figuras na parte inferior. As fontes devem aparecer na parte inferior das tabelas e figuras.

21 E SOBRE O CONTEÚDO, COMO DEVO ME CONDUZIR ? Síntese da Introdução

22 CONTEÚDO Síntese do Desenvolvimento

23 CONTEÚDO Considerações complementares do Desenvolvimento: 1.O item Metodologia pode ser apresentado após a introdução, com título próprio (metodologia utilizada, procedimentos metodológicos, material e métodos). Traduz o caminho a ser percorrido, para se atingir os objetivos propostos, comprovar as hipóteses levantar e responder o problema de pesquisa. Os itens apresentados deverão ser: unidades de análise, variáveis da análise, definição da população e da amostra da pesquisa, o método, técnicas, descrição de fontes de consulta : para estudos quantitativos, as fórmulas; para estudos qualitativos descrever os nomes fictícios (iniciais dos nomes das pessoas) e finalmente o plano de desenvolvimento ou desenho do estudo.

24 CONTEÚDO Considerações complementares do Desenvolvimento: 2 Sugestão de conectores:

25 CONTEÚDO Considerações complementares do Desenvolvimento: 2 Sugestão de conectores:

26 CONTEÚDO Síntese da Conclusão

27 CONTEÚDO Sugestão de conectores para a Conclusão

28 QUAL A MINHA CONDUTA PRÉ, DURANTE E APÓS PARA DEPOSITAR A MINHA MONOGRAFIA? Discussão em sala de aula...

29 MODELOS


Carregar ppt "Monografia - forma e conteúdo com base na NBR 14724/2002 -2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google