A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FALTA CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA? Para Rivoltella, os meios de comunicação dão impulso à inovação do ensino. É a troca da abordagem tradicional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FALTA CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA? Para Rivoltella, os meios de comunicação dão impulso à inovação do ensino. É a troca da abordagem tradicional."— Transcrição da apresentação:

1

2 FALTA CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA?

3

4 Para Rivoltella, os meios de comunicação dão impulso à inovação do ensino. É a troca da abordagem tradicional – baseada na fala do professor à frente da sala de aula – pelo uso de mídias que favoreçam o trabalho em grupo mais ativo, dinâmico e criativo em todas as disciplinas.

5

6 Rivoltella Mal, muito mal. Hoje, as novas gerações estão completamente ligadas à tecnologia e aos meios de comunicação. Elas fazem parte de uma cidade que não é só real mas também digital. E nesse espaço você não é brasileiro nem italiano. Os jovens de hoje são criados numa sociedade digital. Por isso, educar para os meios de comunicação é educar para a cidadania. Daí vem a urgência de a escola se integrar a essa realidade.

7

8 Como um tema transversal. Alguns pesquisadores defendem a criação de uma disciplina específica, mas já está provado que isso não funciona. Se apenas um professor responde pelo conhecimento da tecnologia e da mídia (como ocorre em muitas escolas que têm salas de informática), os outros tendem a se desinteressar pelo assunto. E, para ser eficaz, esse trabalho precisa ser feito em equipe.

9

10 Rivoltella Precisa saber fazer análises críticas e organizar atividades de produção usando essas tecnologias (e também os meios de comunicação). Os computadores e celulares deixaram de ser apenas ferramentas de recepção. Hoje, são também de produção. Uma criança pode tirar fotos ou fazer vídeos com um celular e publicá-los na internet. Qualquer um pode editar e produzir conteúdo.

11 Podemos abordar a questão do uso das tecnologias em conteúdos que falam a respeito da nossa cultura, construção das identidades e do viver em sociedade, meio ambiente, respeito e conduta, fontes históricas, etc. Podemos discutir a questão da tecnologia antes da preparação para um trabalho Discutir o desenvolvimento das tecnologias

12 Enquanto docente ou gestor, proponha a sua escola um projeto que aborde a questão dos usos da tecnologia e das informações envolvendo responsáveis, alunos e professores.

13 Para os responsáveisPara os estudantesPara os educadores em geral Palestra a respeito dos perigos da internet Pesquisa sobre o histórico dos meios de comunicação (cartazes ou exposição de objetos) Pesquisa e trabalho a partir da internet (como elaborar, organizar, orientar e avaliar) Abordar a importância da tecnologia e de como realizar pesquisas e trabalhos (reunião, circular ou cartilha) Oficina de como realizar pesquisas na internet (pode compor uma enciclopédia – e- book) O uso do celular em sala (política da instituição e lei estadual) Atividades sobre meio ambiente, tecnologia e consumo. Trabalho de campo no MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES ra/museu-das- telecomunicacoes/programa- educativo/ Orientações /treinamento sobre o uso das tecnologias e informações E você? Qual seria sua proposta diante da sua realidade?

14 Para viver na sociedade da informação e do conhecimento é necessário discutir sobre tecnologia...


Carregar ppt "FALTA CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA? Para Rivoltella, os meios de comunicação dão impulso à inovação do ensino. É a troca da abordagem tradicional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google