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Softwares de suporte e apoio a decisão (SAD)

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Apresentação em tema: "Softwares de suporte e apoio a decisão (SAD)"— Transcrição da apresentação:

1 Softwares de suporte e apoio a decisão (SAD)
Gestão de Processos e Tecnologia da Informação Seminário 13 Softwares de suporte e apoio a decisão (SAD) Alunos: Igor Camargo José Gilberto Boari Neto Ricardo L. Camargo Rodrigo V. Castanho de Almeida Professor: José Carlos Vaz

2 Definições Bancos de Dados: Por definição são conjuntos de registros organizados em estrutura regular, possibilitando seu rearranjo e produção de informação. Geralmente agrupa dados utilizados para o mesmo fim. Comumente utiliza-se um software na construção de um banco de dados, conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). > Sistemas de informação na organização: Sistemas são organizados para atender aos diferentes interesses organizacionais

3 Definições a) Nível operacional:
- Auxilia os gestores nas atividades e transações elementares da organização - Responder perguntas de rotina e acompanhar o fluxo de transações da organização -Características necessárias à informação: I) Ser precisa, II) De fácil acesso, III) Atualizada com frequência b) Nível Gerencial: - “As coisas estão indo bem?” - Tomadas de decisão não-rotineiras, menos estruturadas: E se? - Principais atividades:1) Monitoração, 2) Controle, 3) Tomada de decisões c) Nível estratégico: - Necessária visão completa de organização - Leva em consideração dados externos à organização (flutuações econômicas, Mercado de trabalho...) - “Quais serão os níveis de emprego em 5 anos?”

4 Definições Sistemas de informação específicos:
Os sistemas de cada nível atendem as principais áreas funcionais da organização a) Sistemas de apoio à decisão SAD (Sistema de Apoio à Decisão) Tipo específico do nível gerencial SAE (Sistema de Apoio ao Executivo) Tipo específico do nível Estratégico b) Sistemas operacionais SPT (Sistemas de processamento de transações) Tipo específico do nível operacional

5 Excelsis Performance Management Framework for Public Sector
O Excelsis PMF 2.0 é um software criado pela empresa de e-business 360 System O principal cliente da empresa que utiliza o software é o Metropolitan Borough of St Helens, Merseyside, UK. Definição do software O Excelsis PMF é uma ferramenta de Planejamento Estratégico e Performance Gerencial para o Setor Público. O softaware utiliza um método que liga Planos, Ações, Estimativas, Indicadores e Riscos num simples sistema on-line. Softwares de suporte e apoio a decisão O que são?

6 Excelsis Performance Management Framework for Public Sector
Como funciona o software: My PMF: Nessa etapa o software provê uma performance personalizada de um painel de instrumentos de Riscos, Indicadores de Performance e Planos de Ações para a pessoa ‘logada’ no sistema. Essa é uma ferramenta poderosa que permite ao usuário selecionar gestores para checarem suas áreas de responsabilidade. Chart This!: Permite a construção de tabelas e gráficos a serem incluídos juntamente com os relatórios on-line na web. Os gestores sênior, assim como o front line staff, podem checar rapidamente as tendências de desempenho e se concentrarem nas áreas estratégicas. Os gráficos são construídos em tempo real, sobre os valores designados. Softwares de suporte e apoio a decisão O que são?

7 Excelsis Performance Management Framework for Public Sector
Plans: Na etapa de planos de ações estão contidas as metas, os objetivos, prioridades e os procedimentos que cada unidade organizacional deve se responsabilizar. Uma das características do sistema é que sua terminologia é configurável, adaptando-se em diferentes culturas organizacionais. Monitor actions: Essa etapa permite o acompanhamento de ações, quer diretamente a partir do plano corporativo, departamental, de serviços ou transacional. Nessa etapa, o sistema fornece ao gestor a visão de como as ações avançam ao longo do ano e propõe medidas para manter as atividades e ações em curso. Drill down: Na etapa de drill dorwn (detalhamento) o software aponta para as áreas problemáticas no Plano Anual de Serviços, Ações e Indicadores- chave Desempenho. Softwares de suporte e apoio a decisão Mercado

8 Excelsis Performance Management Framework for Public Sector
Cross Cutting: Para checar o status de cada prioridade, o gestor pode monitorar as ações e os investimentos de produção de maneira transacional. Exception Report: Nesse ‘relatório de exceções’, o gestor pode interrogar o sistema para ver quais áreas do Plano não foram atualizadas desde uma determinada data e tomar medidas corretivas. Context: Nessa etapa, o sistema permite ao gestor realizar um relatório descritivo contrapondo as Ações com o Plano de Serviços. Uma vez que os planos estão ativos, as datas devem ser designadas. Ambos, os planos e as datas, podem ser modificados, mas somente a partir de um relatório que justifique a mudança, para não ocorrer futuros problemas de auditoria. Softwares de suporte e apoio a decisão Como funcionam?

9 Excelsis Performance Management Framework for Public Sector
Indicator: Existe uma reposição centraliza de indicadores nacionais que atualiza automaticamente o sistema (a responsabilidade de alimentar tais dados fica a cargo da empresa 360 System). O gestor também pode criar vários indicadores de desempenho específicos para a organização, criando Relatórios de Indicadores de Desempenho. Ademais, é possível criar relatórios comparativos entre períodos (meses, trimestres etc.) Risk Register: Este módulo coordena a gestão de riscos em junção com o desempenho. O Registro de Riscos tem uma série de métodos de cálculo que pode ser configurado e é projetado para ser flexível para mensurar os impactos dos riscos em cada organização. Web: Softwares de suporte e apoio a decisão Por que usar?

10 Produção dos SAD’s no Setor Público brasileiro
Os Sistemas de Informação ganharam espaço na gestão pública no final da década de 90 e início dos anos (Arrecadação, Finanças) Principais produtores são empresas públicas de processamento de dados, embora grandes empresas privadas de solução em TI tenham áreas voltadas para o governo. Dificuldades do setor público em contratar empresas que atendam suas especificidades (lei de licitações). > Dificuldades das empresas em customizar seus produtos para as especificidades do PP. Softwares de suporte e apoio a decisão Por que usar?

11 Benefícios na Utilização dos SAD’S
TI aumentando a eficiência e eficácia das decisões/ TI aumentando a interação governo x cidadão Indicadores usados para mensurar os impactos da TI na organização: Indicadores de demanda, do tipo: (a) Bytes armazenados, (b) capacidade de processamento, (c ) transações por período, e (d) velocidade dos canais; 2. de eficiência, do tipo: (a) tempo de resposta das transações (b) percentual de tempo sem problemas, e (c ) custo unitário das transações de eficácia, fortemente associados à atividades final da organização e à colaboração dos sistemas para os resultados amplos. (a) qualidade dos produtos e serviços; (b) aderência aos padrões da indústria; (c) satisfação dos usuários; (d) capacitação e produtividade de equipe técnica; e (e) nível de atualização tecnológica dos recursos. Softwares de suporte e apoio a decisão Por que usar?

12 Caso prático PNLT: Plano Nacional de Logística e Transportes – CENTRAN (Centro de Excelência em Engenharia de Transportes) Objetivo: “orientar as ações nacionais públicas e/ou privadas em infra-estrutura de transporte e logística, num horizonte de médio e longo prazo (...) criar uma base de dados e instrumentos de análise, sob a ótica logística, para oferecer apoio ao planejamento de intervenções públicas e privadas na infra-estrutura e na organização dos transportes”. (fonte: site CENTRAN) Método: Criação de um Sistema de Informação de Apoio a Decisão (SAD), onde serão inseridos dados geográficos, econômicos, de produção regional, da rede de transportes atual, entre outros elementos, tendo como resultado ao melhor sistema de transporte para impulsionar o desenvolvimento do país. Órgão gestor: Ministério dos Transportes. Responsável pela construção do sistema: CENTRAN Resultado: Raio X do sistema logístico brasileiro. Softwares de suporte e apoio a decisão Por que usar?

13 Softwares de suporte e apoio a decisão
Por que usar?


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