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© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Execução de instruções Aula nº4.

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1 © 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Execução de instruções Aula nº4

2 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Sumário Funções Selecção simples de instruções Operadores lógicos Selecção composta de instruções Selecção múltipla Exercícios

3 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Algoritmos computacionais Acções de um algoritmo computacional Manipular dados Receber dados Guardar dados Imprimir dados Executar instruções Fazer operações aritméticas Fazer operações lógicas Escolha entre várias instruções. Repetir um conjunto de instruções

4 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Operadores Aritméticos no Portugol Inteiros + Adição - Subtracção / Divisão inteira * Multiplicação % Resto da divisão inteira ^ Potenciação Reais + Adição - Subtracção / Divisão inteira * Multiplicação ^ Potenciação Texto + Concatenação de texto

5 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Fluxo de dados Ler lado1 Area := lado1*lado2 Inicio Programa Área do rectângulo inicio real lado1, lado2, area real lado1, lado2, area ler lado1 ler lado1 ler lado2 ler lado2 area <- lado1 * lado2 area <- lado1 * lado2 escrever area escrever areafiminicio real lado1, lado2, area real lado1, lado2, area ler lado1 ler lado1 ler lado2 ler lado2 area <- lado1 * lado2 area <- lado1 * lado2 escrever area escrever areafim fim Ler lado2 Escrever Area Receber dados processar dados Imprimir dados

6 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Funções Fazem cálculos complexos Podem ter parâmetros Passados dentro de parêntesis Retornam um resultado r n função r n2n1 função r função

7 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Funções do Portugol Funções Trigonométricas com 1 parâmetro SEN Seno COS Coseno TAN Tangente CTG Cotangente ASEN Arco Seno ACOS Arco Coseno ATAN Arco Tangente ACTG Arco Cotangent SENH Seno hiperbolico COSH Coseno hiperbólico TANH Tangente hiperbólica CTGH Cotangente hiperbólica Funções Matemáticas com 1 parâmetro EXP exponeciação ABS valor absoluto RAIZ raiz quadrada LOG Logaritmo base 10 LN logaritmo base E INT parte inteira de um número real FRAC parte fraccionária de um número real ARRED Arredondamento um número real Funções sem parâmetros aleatorio devolve um número aleatório entre 0 e 1

8 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Construa um programa que solicite ao utilizador o valor de um ângulo em radianos e de seguida imprima o seu seno, o seu coseno e a sua tangente Programa test_funcao inicio real angulo real angulo real vseno, vcoseno, vtangente real vseno, vcoseno, vtangente escrever "angulo\t:" escrever "angulo\t:" ler angulo ler angulo vseno <- sen ( angulo ) vseno <- sen ( angulo ) vcoseno <- cos ( angulo ) vcoseno <- cos ( angulo ) vtangente <- tan ( angulo ) vtangente <- tan ( angulo ) escrever "seno \t\t:", vseno, "\n" escrever "seno \t\t:", vseno, "\n" escrever "coseno \t\t:", vcoseno, "\n" escrever "coseno \t\t:", vcoseno, "\n" escrever "tangente \t:", vtangente, "\n" escrever "tangente \t:", vtangente, "\n"fiminicio real angulo real angulo real vseno, vcoseno, vtangente real vseno, vcoseno, vtangente escrever "angulo\t:" escrever "angulo\t:" ler angulo ler angulo vseno <- sen ( angulo ) vseno <- sen ( angulo ) vcoseno <- cos ( angulo ) vcoseno <- cos ( angulo ) vtangente <- tan ( angulo ) vtangente <- tan ( angulo ) escrever "seno \t\t:", vseno, "\n" escrever "seno \t\t:", vseno, "\n" escrever "coseno \t\t:", vcoseno, "\n" escrever "coseno \t\t:", vcoseno, "\n" escrever "tangente \t:", vtangente, "\n" escrever "tangente \t:", vtangente, "\n"fim resultado número função

9 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Construa um programa que solicite ao utilizador o valor de um ângulo em graus e de seguida imprima o seu seno, o seu coseno e a sua tangente resultado número função

10 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Construa um programa que escreve no monitor seis números aleatório para jogar no totoloto Programa Totoloto inicio escrever aleatorio ( ) * , "\n" escrever aleatorio ( ) * , "\n" escrever aleatorio ( ) * escrever aleatorio ( ) * fiminicio escrever aleatorio ( ) * , "\n" escrever aleatorio ( ) * , "\n" escrever aleatorio ( ) * escrever aleatorio ( ) * fim aleatorio - devolve um número aleatório entre 0 e

11 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Construa um programa que escreve no monitor seis números aleatório para jogar no totoloto Programa Totoloto inicio escrever int ( aleatorio ( ) * ), "\t" escrever int ( aleatorio ( ) * ), "\t" fiminicio fim INT parte inteira de um número real INT parte inteira de um número real

12 © 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Estruturas de Decisão

13 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Construir um programa que calcule os zeros de uma equação de 2º grau cujos coeficientes são introduzidos pelo utilizador Computacional X1 := ( -b + ( b^2 – 4*a*c) ^0.5 )/ ( 2 * a) X2 := ( -b - ( b^2 – 4*a*c) ^0.5 ) / ( 2 * a)

14 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Programa Equacao2g inicio real a, b, c real a, b, c real x1, x2 real x1, x2 escrever "Raizes da equação de 2º grau\n" escrever "Raizes da equação de 2º grau\n" escrever " a = " escrever " a = " ler a ler a escrever " b = " escrever " b = " ler b ler b escrever " c = " escrever " c = " ler c ler c x1 <- ( -b - ( b ^ * a * c ) ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x1 <- ( -b - ( b ^ * a * c ) ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x2 <- ( -b + ( b ^ * a * c ) ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x2 <- ( -b + ( b ^ * a * c ) ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) escrever "\n x1 = ", x1, " x2 = ", x2 escrever "\n x1 = ", x1, " x2 = ", x2fiminicio real a, b, c real a, b, c real x1, x2 real x1, x2 escrever "Raizes da equação de 2º grau\n" escrever "Raizes da equação de 2º grau\n" escrever " a = " escrever " a = " ler a ler a escrever " b = " escrever " b = " ler b ler b escrever " c = " escrever " c = " ler c ler c x1 <- ( -b - ( b ^ * a * c ) ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x1 <- ( -b - ( b ^ * a * c ) ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x2 <- ( -b + ( b ^ * a * c ) ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x2 <- ( -b + ( b ^ * a * c ) ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) escrever "\n x1 = ", x1, " x2 = ", x2 escrever "\n x1 = ", x1, " x2 = ", x2fim Ler a,b,c X1 := ( -b + ( b^2 – 4*a*c) ^0.5 ) / ( 2 * a) X2 := ( -b - ( b^2 – 4*a*c) ^0.5 ) / ( 2 * a) X1 := ( -b + ( b^2 – 4*a*c) ^0.5 ) / ( 2 * a) X2 := ( -b - ( b^2 – 4*a*c) ^0.5 ) / ( 2 * a) Inicio fim Escrever x1,x2

15 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Verificação do algoritmo 1

16 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Verificação do algoritmo Não tem raízes

17 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Fluxo de execução Entrada de dados Processamento (cálculos) Processamento (cálculos) Decisão condicional Decisão condicional Linha de fluxo Conector de fluxo Inicio / Fim Impressão de dados

18 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Selecção Simples Condição Bloco de Instruções Bloco de Instruções V Linguagem estruturada Se condicao Entao intrução 1 intrução 1 intrução 2 intrução 2 intrução 3 intrução FimSe Se condicao Entao intrução 1 intrução 1 intrução 2 intrução 2 intrução 3 intrução FimSe O resultado das condições é sempre: Verdadeiro OU Falso O resultado das condições é sempre: Verdadeiro OU Falso PRINCÍPIO DO 3º EXCLUÍDO F

19 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Operadores lógicos RELACIONAIS Maior > Menor < Igual = Maior ou igual >= Menor ou igual <= Diferente =/= O resultado dos operadores lógicos tem apenas dois valores Verdadeiro falso O resultado dos operadores lógicos tem apenas dois valores Verdadeiro falso 5 < 4 5 > 4 5 =/= 4 delta < 0 0 < delta comprimento = altura 5 < 4 5 > 4 5 =/= 4 delta < 0 0 < delta comprimento = altura Exemplos

20 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Operadores relacionais Programa Operador_Relacional inicio inteiro x1, x2 inteiro x1, x2 logico iguais logico iguais escrever " x1: " escrever " x1: " ler x1 ler x1 escrever " x2 :" escrever " x2 :" ler x2 ler x2 iguais <- x1 = x2 iguais <- x1 = x2 escrever "\nresultado x1 = x2 \t", iguais escrever "\nresultado x1 = x2 \t", iguais escrever "\nresultado x1 > x2 \t", x1 > x2 escrever "\nresultado x1 > x2 \t", x1 > x2 escrever "\nresultado x1 >= x2 \t", x1 >= x2 escrever "\nresultado x1 >= x2 \t", x1 >= x2 escrever "\nresultado x1 < x2 \t", x1 < x2 escrever "\nresultado x1 < x2 \t", x1 < x2 escrever "\nresultado x1 <= x2 \t", x1 <= x2 escrever "\nresultado x1 <= x2 \t", x1 <= x2 escrever "\nresultado x1 =/= x2 \t", x1 =/= x2 escrever "\nresultado x1 =/= x2 \t", x1 =/= x2fiminicio inteiro x1, x2 inteiro x1, x2 logico iguais logico iguais escrever " x1: " escrever " x1: " ler x1 ler x1 escrever " x2 :" escrever " x2 :" ler x2 ler x2 iguais <- x1 = x2 iguais <- x1 = x2 escrever "\nresultado x1 = x2 \t", iguais escrever "\nresultado x1 = x2 \t", iguais escrever "\nresultado x1 > x2 \t", x1 > x2 escrever "\nresultado x1 > x2 \t", x1 > x2 escrever "\nresultado x1 >= x2 \t", x1 >= x2 escrever "\nresultado x1 >= x2 \t", x1 >= x2 escrever "\nresultado x1 < x2 \t", x1 < x2 escrever "\nresultado x1 < x2 \t", x1 < x2 escrever "\nresultado x1 <= x2 \t", x1 <= x2 escrever "\nresultado x1 <= x2 \t", x1 <= x2 escrever "\nresultado x1 =/= x2 \t", x1 =/= x2 escrever "\nresultado x1 =/= x2 \t", x1 =/= x2fim

21 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Operadores lógicos LÒGICOS Conjunção E Disjunção OU Negação NAO OU E NAO01 10 Multiplicação Lógica Multiplicação Lógica Soma Lógica Soma Lógica Negação Lógica Negação Lógica Prioridade dos operadores Relacionais ->Negação -> Conjunção -> Disjunção

22 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Operadores relacionais Programa Operador_logico inicio logico x1, x2 logico x1, x2 escrever " x1 :" escrever " x1 :" ler x1 ler x1 escrever " x2: " escrever " x2: " ler x2 ler x2 escrever "\n x1 E x2 \t", x1 e x2 escrever "\n x1 E x2 \t", x1 e x2 escrever "\n x1 OU x2 \t", x1 ou x2 escrever "\n x1 OU x2 \t", x1 ou x2 escrever "\n NAO x1 \t", nao x1 escrever "\n NAO x1 \t", nao x1 escrever "\n NAO x2 \t", nao x2 escrever "\n NAO x2 \t", nao x2fiminicio logico x1, x2 logico x1, x2 escrever " x1 :" escrever " x1 :" ler x1 ler x1 escrever " x2: " escrever " x2: " ler x2 ler x2 escrever "\n x1 E x2 \t", x1 e x2 escrever "\n x1 E x2 \t", x1 e x2 escrever "\n x1 OU x2 \t", x1 ou x2 escrever "\n x1 OU x2 \t", x1 ou x2 escrever "\n NAO x1 \t", nao x1 escrever "\n NAO x1 \t", nao x1 escrever "\n NAO x2 \t", nao x2 escrever "\n NAO x2 \t", nao x2fim

23 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios OU E NAO01 10 Multiplicação Lógica Multiplicação Lógica Soma Lógica Soma Lógica Negação Lógica Negação Lógica 2 < 3 E 3 < 5 2 < 3 E 4 < NAO( 2 =/= 3) E NAO( 4 >3) 2 < 3 E 3 < 5 2 < 3 E 4 < NAO( 2 =/= 3) E NAO( 4 >3) Exemplos Verdadeiro Falso Verdadeiro Falso

24 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Fluxograma – eq2g Ler a,b,c Delta <- b^2 – 4*a*c Inicio fim Escrever x1,x2 delta >= 0 X1 <- ( -b + delta ^0.5 )/ ( 2 * a) X2 <- ( -b - delta ^0.5 )/ ( 2 * a) X1 <- ( -b + delta ^0.5 )/ ( 2 * a) X2 <- ( -b - delta ^0.5 )/ ( 2 * a) sim não

25 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Programa Equacao2g inicio real a, b, c, x1, x2, delta real a, b, c, x1, x2, delta escrever "Raizes da equação de 2º grau" escrever "Raizes da equação de 2º grau" escrever "\na = " escrever "\na = " ler a ler a escrever "b = " escrever "b = " ler b ler b escrever "c = " escrever "c = " ler c ler c delta <- b ^ * a * c delta <- b ^ * a * c se delta >= 0 entao se delta >= 0 entao x1 <- ( -b - delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x1 <- ( -b - delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x2 <- ( -b + delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x2 <- ( -b + delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) escrever " x1 = ", x1, " x2 = ", x2 escrever " x1 = ", x1, " x2 = ", x2 fimse fimsefiminicio real a, b, c, x1, x2, delta real a, b, c, x1, x2, delta escrever "Raizes da equação de 2º grau" escrever "Raizes da equação de 2º grau" escrever "\na = " escrever "\na = " ler a ler a escrever "b = " escrever "b = " ler b ler b escrever "c = " escrever "c = " ler c ler c delta <- b ^ * a * c delta <- b ^ * a * c se delta >= 0 entao se delta >= 0 entao x1 <- ( -b - delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x1 <- ( -b - delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x2 <- ( -b + delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x2 <- ( -b + delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) escrever " x1 = ", x1, " x2 = ", x2 escrever " x1 = ", x1, " x2 = ", x2 fimse fimsefim Identação

26 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Selecção em Alternativa Condição Instruções Fluxograma V Instruções F Linguagem estruturada Se condicao Entao intrução intrução......Senao intrução intrução......Fimse Se condicao Entao intrução intrução......Senao intrução intrução......Fimse

27 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Fluxograma – eq2g Ler a,b,c delta:= b^2 – 4*a*c Inicio fim Escrever x1,x2 delta >= 0 X1<- ( -b + delta ^0.5 )/ ( 2 * a) X2 <- ( -b - delta ^0.5 )/ ( 2 * a) X1<- ( -b + delta ^0.5 )/ ( 2 * a) X2 <- ( -b - delta ^0.5 )/ ( 2 * a) sim não Escrever Não tem zeros

28 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Programa Equacao2g variaveis numerico a,b,c, x1,x2, delta numerico a,b,c, x1,x2, deltainicio escrever "Raizes da equação de 2º grau" escrever "Raizes da equação de 2º grau" escrever " a = " escrever " a = " ler a ler a escrever " b = " escrever " b = " ler b ler b escrever " c = " escrever " c = " ler c ler c delta := b^2 - 4*a*c delta := b^2 - 4*a*c se delta >= 0 entao se delta >= 0 entao x1 <- ( -b - delta^0.5 )/ ( 2*a) x1 <- ( -b - delta^0.5 )/ ( 2*a) x2 <- ( -b +delta^0.5 )/ ( 2*a) x2 <- ( -b +delta^0.5 )/ ( 2*a) escrever " x1 = ", x1, " x2 = ", x2 escrever " x1 = ", x1, " x2 = ", x2 senao senao escrever "Não tem zeros" escrever "Não tem zeros" fim_se fim_sefimvariaveis numerico a,b,c, x1,x2, delta numerico a,b,c, x1,x2, deltainicio escrever "Raizes da equação de 2º grau" escrever "Raizes da equação de 2º grau" escrever " a = " escrever " a = " ler a ler a escrever " b = " escrever " b = " ler b ler b escrever " c = " escrever " c = " ler c ler c delta := b^2 - 4*a*c delta := b^2 - 4*a*c se delta >= 0 entao se delta >= 0 entao x1 <- ( -b - delta^0.5 )/ ( 2*a) x1 <- ( -b - delta^0.5 )/ ( 2*a) x2 <- ( -b +delta^0.5 )/ ( 2*a) x2 <- ( -b +delta^0.5 )/ ( 2*a) escrever " x1 = ", x1, " x2 = ", x2 escrever " x1 = ", x1, " x2 = ", x2 senao senao escrever "Não tem zeros" escrever "Não tem zeros" fim_se fim_sefim Identação

29 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Verificação do algoritmo Não tem zeros

30 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Verificação do algoritmo X1 = 0 X2 = 0

31 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Selecção encadeada Condição Instruções V F

32 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Selecção em Alternativa Linguagem estruturada Se condicao Entao intrução intrução......Senão intrução intrução......Fim_seSenão Se condicao Entao intrução intrução......Senão intrução intrução......Fim_seFim_se Se condicao Entao intrução intrução......Senão intrução intrução......Fim_seSenão Se condicao Entao intrução intrução......Senão intrução intrução......Fim_seFim_se Condição V F

33 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Programa Equacao2g inicio real a, b, c, x1, x2, delta real a, b, c, x1, x2, delta escrever "Raizes da equação de 2º grau" escrever "Raizes da equação de 2º grau" escrever "\na = " escrever "\na = " ler a ler a escrever "b = " escrever "b = " ler b ler b escrever "c = " escrever "c = " ler c ler c delta <- b ^ * a * c delta <- b ^ * a * c se delta >= 0 entao se delta >= 0 entao se delta = 0 entao se delta = 0 entao x1 <- ( ( b * -1 ) + delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x1 <- ( ( b * -1 ) + delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) escrever "Zero duplo x1 = ", x1 escrever "Zero duplo x1 = ", x1 senao senao x1 <- ( ( b * -1 ) - delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x1 <- ( ( b * -1 ) - delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x2 <- ( ( b * -1 ) + delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x2 <- ( ( b * -1 ) + delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) escrever " x1 = ", x1, " x2 = ", x2 escrever " x1 = ", x1, " x2 = ", x2 fimse fimse senao senao escrever "não tem raizes" escrever "não tem raizes" fimse fimsefiminicio real a, b, c, x1, x2, delta real a, b, c, x1, x2, delta escrever "Raizes da equação de 2º grau" escrever "Raizes da equação de 2º grau" escrever "\na = " escrever "\na = " ler a ler a escrever "b = " escrever "b = " ler b ler b escrever "c = " escrever "c = " ler c ler c delta <- b ^ * a * c delta <- b ^ * a * c se delta >= 0 entao se delta >= 0 entao se delta = 0 entao se delta = 0 entao x1 <- ( ( b * -1 ) + delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x1 <- ( ( b * -1 ) + delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) escrever "Zero duplo x1 = ", x1 escrever "Zero duplo x1 = ", x1 senao senao x1 <- ( ( b * -1 ) - delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x1 <- ( ( b * -1 ) - delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x2 <- ( ( b * -1 ) + delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) x2 <- ( ( b * -1 ) + delta ^ 0.5 ) / ( 2 * a ) escrever " x1 = ", x1, " x2 = ", x2 escrever " x1 = ", x1, " x2 = ", x2 fimse fimse senao senao escrever "não tem raizes" escrever "não tem raizes" fimse fimsefim

34 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 exercício Construir um programa que solicite o estado civil de uma pessoa (s, c, d, v) e o imprima por extenso (solteiro, casado, divorciado, viuvo) Entrada Letra Saída Texto Algoritmo ?

35 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 exercício ecivil Inicio ecivil=s não Estado = Solteiro sim ecivil=c Estado = casado ecivil=d Estado =divorciado sim não ecivil=v Estado = viuvo sim Estado = ERRO nao nãosim estado Fim

36 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 exercício Construir um programa que solicite o número do mês e o imprima por extenso Entrada numero Saída Texto Algoritmo ?

37 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Selecção Múltipla variavel Intruções 1 Intruções 2 Intruções d v1 v2 Intruções v v defeito

38 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Selecção Múltipla ecivil s s c c … … defeito estado ecivil Inicio Estado = solteiro Estado = casado Estado = ERRO Fim Estado = …

39 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Selecção Múltipla Linguagem Estruturada ESCOLHE ESCOLHE CASO : CASO : CASO : CASO :... CASO : CASO :... defeito : FIMESCOLHE defeito : FIMESCOLHE ESCOLHE ESCOLHE CASO : CASO : CASO : CASO :... CASO : CASO :... defeito : FIMESCOLHE defeito : FIMESCOLHE

40 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Estado civil inicio caracter ecivil caracter ecivil escrever "Estado civil (SCDV):" escrever "Estado civil (SCDV):" ler ecivil ler ecivil escolhe ecivil escolhe ecivil caso "s", "S": caso "s", "S": escrever "solteiro" escrever "solteiro" caso "c", "C": caso "c", "C": escrever "Casado" escrever "Casado" caso "d", "Divorçiado": caso "d", "Divorçiado": escrever "solteiro" escrever "solteiro" caso "v", "Viuvo": caso "v", "Viuvo": escrever "solteiro" escrever "solteiro" defeito : defeito : escrever "erro" escrever "erro" fimescolhe fimescolhe fiminicio caracter ecivil caracter ecivil escrever "Estado civil (SCDV):" escrever "Estado civil (SCDV):" ler ecivil ler ecivil escolhe ecivil escolhe ecivil caso "s", "S": caso "s", "S": escrever "solteiro" escrever "solteiro" caso "c", "C": caso "c", "C": escrever "Casado" escrever "Casado" caso "d", "Divorçiado": caso "d", "Divorçiado": escrever "solteiro" escrever "solteiro" caso "v", "Viuvo": caso "v", "Viuvo": escrever "solteiro" escrever "solteiro" defeito : defeito : escrever "erro" escrever "erro" fimescolhe fimescolhe fim

41 © 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação IExercícios

42 © 2003 Exercícios Pretende-se um programa para calcular a nota final de um aluno de IP ou CPI e imprima se o aluno está aprovado ou reprovado. Desenhe o fluxograma Construa o programa

43 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios Pretende-se um programa que leia dois números e uma operação ( +, -, * ou /) e imprima o resultado da operação sobre os números. Desenhe o fluxograma Construa o programa

44 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Pretende-se um programa que dado o número de anos de uma pessoa escreve a sua faixa etária. Criança - [0 12] Adolescente [13 17] Adulto - [18 64] idoso - [65...[

45 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios Pretende-se imprimir a informação negativa estável e positiva do valor de cotação de uma acção na BVL. O utilizador introduz o valor anterior e o valor actual e o programa imprime a variação Desenhe o fluxograma Construa o programa

46 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios Pretende-se calcular as raízes de um polinómio com grau inferior a 3 Desenhe o fluxograma Construa o programa

47 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios Pretende-se calcular as raízes reais e imaginárias de uma equação de 2º grau. Desenhe o fluxograma Construa o programa

48 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios Pretende-se solicitar dois números ao utilizador e o programa troca os valores das variáveis. Desenhe o fluxograma Construa o programa X1 = 20 X2 = 30 X1 = 30 X2 = 20

49 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios Pretende-se solicitar dois números ao utilizador e imprime- os por ordem crescente. Desenhe o fluxograma Construa o programa X1 = 50 X2 = 30 X1 = 30 X2 = 50

50 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Construa um programa que imprima se um ano é bissexto ou comum Todos os múltiplos de 400 Todos os que são múltiplos de 4 e não são múltiplos de Bisexto 2001 Comum 2100 Comum 2004 bisexto

51 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Construa um programa que solicite ao utilizador uma data e imprima o dia seguinte.

52 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Construa um programa que solicite a data de nascimento de um aluno e verifique se a data é válida ou não Construa um programa que solicite o nome e a data de nascimento de dois alunos e imprima o nome do mais velho.


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