A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ar e Vento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ar e Vento."— Transcrição da apresentação:

1 Ar e Vento

2 O Ar Muitas são as situações do nosso dia-a-dia em que percebemos a presença de ar. Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nosso pulmões, estamos percebendo a presença do ar. Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro). Mas existe, tem peso e ocupa espaço.

3 De que é feito o ar? A matéria pode se apresentar na natureza no estado sólido, líquido e gasoso. O ar se apresenta no estado gasoso, é uma mistura de gases.  O gás de maior quantidade é o gás nitrogênio ou azoto, que forma cerca de 78% do ar. Isso quer dizer que, em 100 litros de ar, há 78 litros de nitrogênio. Depois vem o oxigênio com cerca de 21%. O 1% restante inclui argônio, o gás carbônico e outros gases. Esta é a proporção de gases no ar seco. Mas normalmente, há também vapor de água (em quantidade variável) e poeira. Certos gases vindos das indústrias ou de outras fontes podem também estar presentes.

4 Propriedades do ar - é invisível, - é incolor, - é insípida, - é inodora, - tem peso, - ocupa espaço, - pode comprimir-se, - tem forma variável, - tem pressão atmosférica; - comburente (permite as combustões)- oxigênio

5 Utilizações dos gases do ar no dia a dia
Os gases constituintes do ar, além de serem indispensáveis à vida, são utilizados em várias atividades humanas (indústria, agricultura, transportes, esportes e medicina).

6 O Oxigênio é indispensável à respiração dos seres vivos
O Oxigênio é indispensável à respiração dos seres vivos. Em determinadas situações há necessidade de fornecer oxigênio a doentes, mergulhadores e montanhistas. Nas indústrias este gás também é usado para tornar as combustões mais ativas.

7 O Dióxido de Carbono é fundamental para que as plantas produzam o seu alimento e façam a fotossíntese. É utilizado também para se dissolver nos refrigerantes. Serve ainda para produzir neve carbônica, que se encontra nos extintores de incêndio, para combater as combustões.

8 O Azoto é usado na produção de adubos para fertilizar os campos
O Azoto é usado na produção de adubos para fertilizar os campos. Quando sob a forma líquida, o azoto permite conservar as características de produtos humanos, como espermatozóides, pois atinge temperaturas muito baixas.

9 Movimento de Rotação e Translação da terra.
Vento O vento é um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais como, por exemplo, os movimentos de rotação e translação do Planeta Terra. Movimento de Rotação e Translação da terra.

10 Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento. Brisa Ventania

11 Em regiões mais altas, como no alto de montanhas por exemplo, o vento costuma ser mais forte, pois não há interferências das construções.

12 O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica).  Energia eólica

13 E essa foi a nossa aula sobre o Ar e o Vento, esta aula também está disponível no site da nossa escola ok?


Carregar ppt "Ar e Vento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google