A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUÍMICA DESCRITIVA. Parte I - Composição Química da Terra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUÍMICA DESCRITIVA. Parte I - Composição Química da Terra."— Transcrição da apresentação:

1 QUÍMICA DESCRITIVA

2 Parte I - Composição Química da Terra

3 Atmosfera Litosfera Hidrosfera

4 Atmosfera –Parte Gasosa da Terra

5

6 O método industrial utilizado para separar os componentes do ar seco é a destilação fracionada do ar líquido. Para torná-lo liquefeito, é preciso resfriá-lo a –200 °C temperatura difícil de ser obtida.

7 Atmosfera –Parte Gasosa da Terra Usos de alguns gases purificados da atmosfera: O 2 - alimentação de combustão (queima), aparelhos de respiração artificial, produção de aço; N 2 - produção de amônia, ácido nítrico e fertilizantes; Ar - preenchimento de lâmpadas de filamento. O 2 - alimentação de combustão (queima), aparelhos de respiração artificial, produção de aço; N 2 - produção de amônia, ácido nítrico e fertilizantes; Ar - preenchimento de lâmpadas de filamento.

8 Litosfera – Parte Sólida da Terra Elementos mais comuns na crosta terrestre (porcentagem em massa) O > Si > Al > Fe> Ca Elementos mais comuns na crosta terrestre (porcentagem em massa) O > Si > Al > Fe> Ca Minerais: são substâncias de origem inorgânica e natural que ocorrem na natureza no estado sólido, com uma composição química definida e uma estrutura interna de átomos na forma de arranjo geométrico. Apresentam-se geralmente na forma de cristais. Minerais: são substâncias de origem inorgânica e natural que ocorrem na natureza no estado sólido, com uma composição química definida e uma estrutura interna de átomos na forma de arranjo geométrico. Apresentam-se geralmente na forma de cristais. Rochas: São agregados de minerais que formam toda a crosta terrestre e as partes mais profundas do planeta (com exceção do núcleo externo, que é a única parte líquida existente no interior da Terra). Rochas: São agregados de minerais que formam toda a crosta terrestre e as partes mais profundas do planeta (com exceção do núcleo externo, que é a única parte líquida existente no interior da Terra).

9 Tipos de Minérios

10 Litosfera – Parte Sólida da Terra HEMATITA MAGNETITA

11 Litosfera – Parte Sólida da Terra PIRITABLENDA

12 Hidrosfera –Parte Líquida da Terra

13 Parte II – Obtenção de substâncias

14 Metais

15 Metais Família 1A - Grupo 1 – Metais alcalinos. Sódio Potássio Lítio Césio

16 Metais Família 1A - Grupo 1 – Metais alcalinos. Os metais alcalinos apresentam alta reatividade (potencial de oxidação) e, portanto, na natureza são encontrados na forma de cátions monovalentes: Li +, Na +, K +, Rb +,Cs +

17 Metais Família 1A - Grupo 1 – Metais alcalinos. Obtenção: Eletrólise ígnea de seus respectivos sais (cloretos em geral). Além do sódio é produzido também gás cloro (Cl 2 )

18 Metais Família 2A - Grupo 2 – Metais alcalino-terrosos Assim como os metais do grupo 1, também são reativos. MagnésioBário

19 Metais Alumínio (Al) - Família 3A - Grupo 13

20 Metais Devido sua relativa eletropositividade encontra-se na natureza em sua forma oxidada (Al +3 ). Fonte principal de obtenção – Bauxita A produção de bauxita brasileira concentra-se nos Estados do Para e Minas Gerais cujas reservas totais são de aproximadamente 11% das reservas mundiais O Brasil é a terceira reserva mundial de bauxita.

21 Metais Alumínio (Al) - Família 3A - Grupo 13 Obtenção do Alumínio – Eletrólise ígnea do óxido de alumínio (Al 2 O 3 ).

22 Metais Alumínio (Al) - Família 3A - Grupo 13 Basicamente, são necessárias cerca de 5 t de bauxita para produzir cerca de 1,5 t de alumínio pelo processo de Redução.

23 Metais Reações envolvidas na produção do alumínio: Dissolução do óxido em criolita: Al 2 O 3 => 2 Al O 2- Em meio fortemente básico (NaOH) No pólo negativo: 4 Al e- => 4 Al 0 No pólo positivo: 6 O 2- => 3 O e- Equação global: 2 Al 2 O 3 => 4 Al O 2- Al e- => 4 Al 0 6 O 2- => 3 O e- 2 Al 2 O 3 => 4 Al O 2

24 Metais Ferro (Fe) – Metal de transição – Grupo 8 Ocorre na natureza na suas formas oxidadas (Fe +2, Fe +3 ). As principais matérias primas são a hematita (Fe 2 O 3 ), magnetita (Fe 3 O 4 ) e a pirita (FeS). HEMATITA MAGNETITA

25 Siderurgia do Ferro

26 Alto forno utilizado para siderurgia do ferro em Volta Redonda - RJ (CSN)

27 Reações ocorridas na obtenção do Fe Se o minério for Fe 2 O 3, ele é reduzido pelo CO a Fe 3 O 4 na parte superior do forno (300 °C). CO(g) + 3 Fe 2 O 3 (s) 2 Fe 3 O 4 (s) + CO 2 (g) O Fe 3 O 4 vai aos poucos descendo para a parte inferior do forno onde é reduzido a FeO (600 °C) por diferença de densidade. CO(g) + Fe 3 O 4 (s) 3FeO(s) + CO 2 (g) Na parte mais baixa do forno, FeO é reduzido a ferro (Fe) (de 800 a 1600 °C). CO(g) + FeO(s) Fe(l) + CO 2 (g)

28 Ferro como matéria prima do aço

29

30 Cobre - Cu

31

32 Ametais

33 Oxigênio – O 2 O oxigênio líquido é obtido à temperatura inferior a – 180 º C.

34 Oxigênio– O 2 Gás incolor, inodoro usado como comburente (substância que alimenta as combustões). Ocorre livre na atmosfera, combinado com hidrogênio na hidrosfera e na forma de diversos óxidos,sulfatos, fosfatos e outros compostos de diferentes elementos na crosta terrestre.

35 Cloro – Cl 2 Nas condições ambientes o cloro encontra-se na forma de um gás amarelo- esverdeado, de odor fortemente irritante e altamente tóxico.

36 Cloro – Cl 2 Como o cloro ocorre na natureza na forma de cloretos (Cl - ) sua obtenção pode ser feita a partir da eletrólise da salmoura (solução saturada de NaCl – obtida da água do mar).

37 Cloro – Cl 2 Reações: Ânodo: 2Cl – (aq ) Cl 2 (g) + 2e Cátodo: 2H 2 O (l) + 2e H 2 (g) + 2OH – (aq)

38 Bromo e Iodo O bromo é um líquido avermelhado relativamente volátil, enquanto que o iodo é um sólido púrpura que sublima em condições ambiente.

39 Amônia – NH 3 Nessas condições o rendimento do processo é de 20%


Carregar ppt "QUÍMICA DESCRITIVA. Parte I - Composição Química da Terra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google