A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sumário: Correcção do TPC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sumário: Correcção do TPC."— Transcrição da apresentação:

1 Sumário: Correcção do TPC.
Principais grupos da tabela periódica e características dos seus elementos. Fim da 1ª aula

2 Propriedades dos metais alcalinos
São elementos do grupo 1: possuem 1 electrão de valência; Formam iões monopositivos estáveis ( Li+ , Na+ etc..) Reagem muito rapidamente com o oxigénio formando os respectivos óxidos. (Li2O, Na2O, K2O,…) do tipo X2O, pelo que devem ser guardados em parafina líquida ou petróleo;

3 Propriedades dos metais alcalinos ( continuação):
São moles podendo ser cortados com um canivete; Ardem com uma chama de cor característica; - Reagem violentamente com a água formando hidróxidos do tipo XOH. Originam soluções alcalinas (daí o seu nome). Estas, adquirem a cor carmim na presença de fenolftaleína, libertando-se hidrogénio no decorrer da reacção.

4 Propriedades dos metais alcalino-terrosos:
São elementos do grupo 2, possuem 2 electrões de valência; Formam iões dipositivos estáveis (Mg 2+ ); - Reagem com o oxigénio, formando os respectivos óxidos (BeO, MgO, CaO,…), do tipo XO;

5 Propriedades dos metais alcalino-terrosos ( continuação):
Reagem com a água formando hidróxidos do tipo X(OH)2 , originando soluções alcalinas, que adquirem cor carmim na presença de fenolftaleína; - São moles e maleáveis; Têm brilho metálico, quando recentemente polidos; - Conduzem bem o calor e a electricidade.

6 Reactividade dos elementos químicos
A reactividade está relacionada com a tendência que os átomos têm para ganhar ou perder electrões. O átomo de Lítio tem tendência a perder o seu electrão de valência. 3Li : 2, 1 O átomo de Néon não tem tendência a perder os seus electrões de valência. Qual deles é mais reactivo? 10 Ne : 2,8 :. O átomo de Lítio é mais reactivo que o átomo de Néon.

7 Reactividade do Grupo 1 ( Metais alcalinos) Aumento da Reactividade
11Na 19K 37Rb 55Cs 87Fr 3Li 11Na 19K Aumento da Reactividade

8 Reactividade do Grupo 2( Metais alcalino – terrosos )
4Be 4Be 12Mg 20Ca 38Sr 56Ba 88Ra 20Ca Aumento da Reactividade

9 Reactividade dos metais alcalinos e alcalino-terrosos
Reactividade aumenta ao longo do grupo Quanto maiores forem os átomos deste grupo, mais facilmente perdem os electrões de valência Metais alcalinos e alcalino - terrosos Os metais alcalinos são mais reactivos do que os metais alcalino-terrosos, pois, é necessário menos energia para um átomo perder um electrão do que para perder dois electrões.

10 Reacção entre metais alcalinos e a água

11 Continuação da aula anterior.
Sumário: Continuação da aula anterior. Realização de uma actividade experimental. Grupos e períodos e sua relação com os níveis de energia de um átomo e os seus electrões de valência. Propriedades físicas dos metais e não metais.

12 Propriedades dos halogéneos
- São elementos do grupo 17 : têm 7 electrões de valência; - Formam iões mononegativos estáveis ( F - ; Cl - , etc) Reactividade do Grupo 17 ( Halogéneos): 9F 17Cl 35Br 53I 85At Aumento da Reactividade

13 Reactividade dos halogéneos
A reactividade diminui ao longo do grupo, uma vez que ao longo do grupo , o tamanho dos átomos aumenta. Quanto maior for o átomo, mais dificilmente capta um electrão devido ao maior afastamento do núcleo.

14 Propriedades dos gases raros ou inertes
São elementos do grupo 18: têm 8 electrões de valência (excepto o hélio que tem 2); Todos são gases, à temperatura ambiente; Pelo facto de terem 8 electrões na última camada (excepto o hélio que tem 2) têm grande estabilidade, motivo pelo qual não se combinam com outros átomos; - São substâncias muito estáveis e raras.

15 Reactividade dos gases raros
A estabilidade dos gases nobres deve-se ao facto dos átomos destes elementos possuírem o último nível de energia preenchido, com oito ou dois electrões de valência. Devido à sua grande estabilidade, estes elementos são muito pouco reactivos.

16 Distribuição electrónica
Nº de electrões de valência de um elemento, na configuração electrónica correspondente ao estado fundamental Nº do grupo a que esse elemento pertence Permite saber Nº de níveis de energia em que se distribuem os electrões dos átomos de um elemento, na configuração electrónica correspondente ao estado fundamental. Nº do período que esse elemento se encontra Permite saber Elemento Z Distribuição electrónica Grupo Período B 5 13 F 9 Al 2,3 2,7 17 2,8,3 13

17 Propriedades físicas dos Metais
Em geral são sólidos à temperatura ambiente, à excepção do mercúrio que é líquido. -Revelam um brilho metálico característico e são: de cor acinzentada (excepto o cobre que é vermelho - acastanhado). maleáveis, isto é, dobram-se sem se partir. dúcteis, ou seja, podem reduzir-se a fios. bons condutores eléctricos. bons condutores térmicos.

18 Propriedades físicas dos Metais
Apresentam elevados pontos de fusão e de ebulição. - De uma forma geral, possuem uma elevada massa volúmica. São normalmente mais densos que a água. Alguns metais: Magnésio ( Mg) Sódio ( Na) Alumínio ( Al) Ferro ( Fe)

19 Propriedades físicas dos Não metais
Podem ser sólidos, líquidos ou, gasosos à temperatura ambiente. Não possuem um brilho metálico característico, (excepto o iodo). - Apresentam cores variadas. Quando são sólidos mostram-se muito quebradiços. Não são dúcteis nem maleáveis. - São maus condutores eléctricos, excepto a grafite. São maus condutores térmicos. Os sólidos apresentam pontos de fusão e de ebulição baixos. Têm massas volúmicas muito diferentes entre si. Alguns são solúveis em solventes orgânicos.

20 Alguns não metais:

21 DIMINUIÇÃO DO RAIO ATÓMICO
AUMENTO DO RAIO ATÓMICO DIMINUIÇÃO DO RAIO ATÓMICO

22 Síntese O raio atómico diminui ao longo do período. O raio atómico aumenta ao longo do grupo.


Carregar ppt "Sumário: Correcção do TPC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google