A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre."— Transcrição da apresentação:

1 ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre de 1945, foi criada, pela Carta de São Francisco, a Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da organização seria garantir a paz e a segurança internacionais e desenvolver a cooperação entre os diferentes povos, bem como a defesa dos direitos humanos. Esse organismo, porém, estava sob controle das grandes potências. Enquanto se falava em construir a paz, a União Soviética e os Estados Unidos competiam pela hegemonia em vastas áreas do planeta

2 AÇÃO AMERICANA Em 1946, o ex-chanceler britânico Winston Churchill discursou nos Estados Unidos e pediu que os norte- americanos assumissem o papel de 'protetores do mundo livre'. Também solicitou ajuda econômica e militar contra o avanço soviético no Leste europeu. Segundo ele, a União Soviética estava impondo uma 'cortina de ferro' ao impedir que a ajuda ocidental chegasse à região, em especial à Grécia e à Turquia. O presidente norte- americano Harry Truman respondeu, em 1947, colocando em prática o que ficou conhecido como Doutrina Truman e aprovando o Plano Marshall, um programa de ajuda econômica à Europa.

3 PLANO MARSHALL O Plano Marshall Depois da crise provocada pela Segunda Guerra Mundial, a economia da Europa ocidental começou a ser reaquecida graças ao auxílio norte-americano (o Plano Marshall). Concebido pelo general George Marshall, então secretário de Estado dos EUA, o plano consistia em um programa de ajuda econômica à Europa para reconstruir os países devastados pela guerra. Os anos 50 e 60 também trouxeram a expansão econômica na América do Norte. O consumo das classes trabalhadoras cresceu espetacularmente e o modelo capitalista alcançou sua máxima expressão.

4 CRIAÇÃO DA OTAN Criação da OTAN A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar que surgiu em 1949, reunindo Estados Unidos, Canadá, França, Grã-Bretanha, Itália, República Federal Alemã e numerosos países capitalistas da Europa ocidental. Sua finalidade principal era combater a influência soviética na Europa. Suas funções variaram nos últimos anos.

5 REAÇÃO SOVIÉTICA O Leste europeu – expressão mais política do que geográfica – começou a ser definido na Conferência de Yalta (1945). Na maioria dos países, o socialismo foi imposto pela União Soviética em meio à expulsão dos nazistas, ocorrendo uma 'sovietização' da Europa oriental. Já na Albânia, Tchecoslováquia e Iugoslávia, os próprios Partidos Comunistas implantaram o novo regime.

6 REAÇÃO SOVIÉTICA O Kominform e o Comecon A resposta soviética à Doutrina Truman foi a criação, em 1947, do Kominform (Comitê de Informação dos Partidos Comunistas Operários), cujo objetivo era unificar e uniformizar a ação comunista no Leste europeu, obedecendo as orientações vindas de Moscou, a fim de garantir o controle soviético sobre todos os partidos comunistas de seu bloco. Já o Comecon (Conselho para Assistência Econômica Mútua) foi criado pela União Soviética em 1949 e visava ajudar a reestruturação e reconstrução econômica da Europa oriental, tendo como base central a defesa da planificação econômica.

7 REAÇÃO SOVIÉTICA Pacto de Varsóvia O Pacto de Varsóvia (Tratado de Assistência Mútua da Europa Oriental) era uma aliança militar liderada pela URSS para defender os regimes socialistas. Foi formada em 1955, integrando República Democrática Alemã, Polônia, Hungria, Tchecoslováquia, Romênia, Bulgária e Albânia, além da União Soviética. As tropas do Pacto de Varsóvia também serviram aos interesses soviéticos para manter a hegemonia sobre os países de seu bloco, esmagando revoltas anticomunistas, como a da Hungria (1956) e da Tchecoslováquia (1968), episódio que ficou conhecido como 'Primavera de Praga'.

8 GUERRA FRIA Corrida armamentista A partir da explosão da primeira bomba atômica e o início da Guerra Fria, todos os países começaram a competir pelo controle de armamentos modernos. Em 1949, a União Soviética conseguiu detonar sua primeira bomba nuclear. Mais tarde, outros países fizeram o mesmo, como a França, a Grã- Bretanha e a Índia. Para alguns governos, possuir essa tecnologia era a melhor garantia de paz, estratégia que colocava em perigo a humanidade inteira


Carregar ppt "ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google