A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO aula 5. GESTÃO DO CONHECIMENTO Trata-se de um processo de organização e distribuição do saber coletivo da empresa de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO aula 5. GESTÃO DO CONHECIMENTO Trata-se de um processo de organização e distribuição do saber coletivo da empresa de."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO aula 5

2 GESTÃO DO CONHECIMENTO Trata-se de um processo de organização e distribuição do saber coletivo da empresa de maneira a fazer com que a informação certa chegue à pessoa certa, na hora certa.

3 Quando bem sucedida a gestão do conhecimento dá à empresa uma vantagem competitiva e um desempenho organizacional melhor, pois torna os funcionários mais preparados.

4 A GESTÃO DO CONHECIMENTO TORNA-SE CADA VEZ MAIS IMPORTANTE POR, NO MÍNIMO TRÊS RAZÕES:

5 Primeira – é que para muitas organizações, os ativos intelectuais são hoje tão importantes quanto os ativos físicos e financeiros.

6 Segunda – na medida em que a geração dos Baby Boomers começa a deixar o mundo do trabalho, aumenta a consciência de que esses indivíduos representam uma riqueza de conhecimentos que ficará perdida se não houver uma tentativa de capturá-la.

7 Terceiro – um sistema de gestão do conhecimento bem-planejado reduz a redundância e torna a organização mais eficiente.

8 EXEMPLO Quando uma empresa inicia um novo projeto, seus funcionários não precisam começar do zero. Um bom sistema de gestão do conhecimento vai lhes dar acesso aos dados que outros funcionários aprenderam anteriormente para que eles não precisem perder tempo em abrir um caminho que já foi desbravado.

9 Como uma organização registra o conhecimento e as habilidades de seus funcionários e torna essas informações acessíveis?

10 É preciso gerar banco de dados informatizados que reúna as informações importantes para acesso fácil dos funcionários.

11 É preciso criar uma cultura que apóie e recompense os compartilhamento de conhecimentos É preciso desenvolver mecanismos que permitam que os funcionários que solidificaram habilidades e vivências valiosas compartilhem tudo isto com os demais.

12 ESCOLHA DO CANAL DE COMUNICAÇÃO

13 EXEMPLO Neal L. Patterson, presidente da fabricante de software para a área médica Cerner Corp., gosta muito de s. Talvez até demais. Aborrecido com aspectos éticos do desempenho de seus pessoal, ele mandou um enraivecido para seus 400 gerentes. Segue alguns trechos da mensagem:

14 O inferno vai congelar antes que este presidente implemente OUTRO BENEFÍCIO PARA OS FUNCIONÁRIOS nesta cultura Estamos tendo menos de 40 horas semanais de serviço de vários funcionários na sede de Kansas City. O estacionamento está quase vazio às 8 horas da manhã, o mesmo acontece às 5 horas da tarde.

15 Como gerentes, ou vocês não sabem o que seus SUBORDINADOS fazem, ou não se IMPORTAM com isso... Vocês estão com um problema e vão solucioná-lo, ou vou substituir vocês... O que vocês estão fazendo como executivos nesta empresa me deixa DOENTE.

16 O ainda sugere que os gerentes marquem reuniões para as 7 horas da manhã, para as 6 horas da tarde e para os sábados de manhã; promete que o pessoal será reduzido em 5% e que será instituído um relógio de ponto; E, diz que se estuda descontar as faltas dos funcionários de suas férias remuneradas.

17 Depois de algumas horas, cópias deste e- mail já haviam sido mandadas para o site da Yahoo. Em três dias, o preço das ações da Cerner tinha afundado 22%.

18 Embora posso se discutir se a reprimenda deveria ser dirigida a todos indistintamente, uma coisa é indiscutível: Peterson definitivamente escolheu o canal errado de comunicação.

19 Por que as pessoas escolhem esse ou aquele canal de comunicação Exemplos: Um telefonema em vez de uma conversa face a face? Existe algum princípio geral no que se refere à escolha do canal de comunicação? A resposta é um definitivo SIM

20 Um modelo de riqueza de mídia foi desenvolvido para explicar a seleção de canais entre os executivos. As pesquisas recentes indicam que os canais diferem em relação à sua capacidade de transmitir informações.

21 Alguns canais são valiosos por sua capacidade de: 1.Manejar diferentes sinais ao mesmo tempo; 2.Facilitar um rápido feedback; 3.Ser extremamente pessoal. Outros canais são pobres por serem fracos nestes três fatores.

22

23 A conversa face a face tem a mais alta pontuação em riqueza de canal. Por que? Oferece múltiplos sinais de informação (palavras, posturas, expressões facial, gestos, entonações), feedback imediato (tanto verbal como não verbal) e o toque pessoal de estar ali.

24 As mídias escritas impessoais, como boletins e relatórios em geral, são os canais menos ricos. Qual foi o problema de Neal Patterson? A utilização de um canal relativamente fraco em riqueza ( ) para transmitir uma mensagem que, por seu caráter não rotineiro e sua complexidade, deveria ser veiculada por um canal rico em comunicação.

25


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO aula 5. GESTÃO DO CONHECIMENTO Trata-se de um processo de organização e distribuição do saber coletivo da empresa de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google